Questões de Concurso
Sobre linguagem corporal em educação artística
Foram encontradas 195 questões
Considerando-se a diversidade de danças ligadas às tradições culturais brasileiras, relacione as danças as suas respectivas regiões do país e marque a alternativa correta.
I- Norte.
II- Nordeste.
III- Centro-Oeste.
IV- Sudeste.
V- Sul.
( ) CAVALHADA: teve origem em torneios medievais, faz uso de fitas e os cavalheiros reúnemse ao som de um tambor.
( ) CABOCLINHOS: dança dramática, geralmente, organizada em dois grupos de brincantes, que representam um confronto entre grupos indígenas rivais.
( ) BOI DE MAMÃO: brincadeira da região litorânea, associada à lenda de ressureição de um boi e que recebe esse nome, pois a cabeça da alegoria, (o boi), é moldada em um mamão.
( ) SIRIÁ: expressa gratidão de indígenas e escravizados pelo milagre de conseguirem uma grande quantidade de siris em uma pescaria; dança que começa lenta e ganha aceleração.
( ) BATE FLECHAS: Dança de conjunto, sob ritmo marcado com flechas, batidas de pé e tambores.
A respiração é um sistema autônomo que consiste na troca de oxigênio e dióxido de carbono do ser vivo, com o ambiente. No corpo humano, esse processo se dá pela ventilação alveolar executada pela sequência de inspiração e expiração. Sendo a respiração um elemento importante na prática educativa e artística de dança. Associe a primeira coluna com a segunda, indicando a correta descrição dos movimentos inspiratórios e expiratórios, marque a alternativa que apresente a sequência correta.
COLUNA I.
1- Inspirações diafragmáticas.
2- Inspiração costal.
3- Inspiração superficial.
4- Expiração costal.
5- Expiração abdominal.
COLUNA II.
( ) As costelas se direcionam para baixo e para dentro, diminuindo o diâmetro do tórax.
( ) Privilegia-se a expansão da caixa torácica.
( ) Mobiliza-se as costelas mais superiores e anteriores.
( ) Os músculos abdominais pressionam para dentro a cavidade abdominal.
( ) Expansão da região abdominal.
O documentário “A Dançarina de Ébano,” (La Danseuse d'ébène) – 2003 –, do diretor Seydou Boro, narra a história e trajetória da bailarina e coreógrafa africana Irène Tassembédo, (1956). Ela é ex-aluna da Escola Pan-africanista Mudra Afrique, (1977), em Dakar, que tinha como idealizadores o então Presidente Senegalês Léopold Sédar Senghor, (1906-2001) e Maurice Bejárt, (1927-2007), tendo como diretora artística Germany Acogny, (1944). Tassembédo, portanto, insere-se na genealogia da dança contemporânea africana ao estabelecer conexões com as tradições locais que demonstram a integração da dança com a vida cotidiana e a realidade africana.
Qual é o nome da companhia de dança fundada por Irène Tassembédo?
Leia o texto que apresenta uma descrição do espetáculo “Terreiro Urbano,” da Cia Treme Terra, (SP), figurando temas relacionados a valores civilizatórios negros brasileiros e o racismo nos processos criativos da companhia: “São temáticas que a Cia Treme Terra discute em sua segunda obra intitulada “Terreiro Urbano,” criada em 2011, símbolo de resistência em constante movimento, que carrega a memória do passado e gradativamente se ressignifica ao presente, rumo a um futuro idealizado e equitativo; conhecimentos dinâmicos que se contrapõem à ideia “folclorista”, difundida pelos colonizadores, que insistem em formatar as culturas negras em “práticas estáticas”, “não evolutivas” e “não contemporâneas,” (Rangel e Misi, 2021). Sobre os processos de criação e produção de Dança Negra Contemporânea, no Brasil, incidem aspectos relacionados às dinâmicas sociais e culturais. Analise os itens e indique quais deles se relacionam com a dimensão estética de Danças Negras Contemporâneas.
I- Constitui-se como uma linguagem que expressa uma identidade e a estratificação social, atualizando signos da comunidade negra.
II- O corpo é meio de comunicação dos códigos étnicos da cultura e das camadas de história, exigindo formas de estudo e investigação condizentes com a apresentação.
III- Alinhamento com técnicas euroestadunidense, garantindo acessos e permanência na economia criativa nacional.
IV- Recorre à organização de conhecimentos milenares na possibilidade de interação e coesão com memórias ancestrais.
V- Exclusividade epistêmica e cultural como forma de aplicação de ações afirmativas, baseadas em raça.
Sobre as abordagens de ensino de dança de Klauss Vianna, classifique as afirmativas como (V) verdadeiras ou (F) falsas, depois marque a alternativa que corresponda a sequência correta.
I- Constitui-se como uma técnica com uma série de exercícios a serem repetidos.
II- O espaço é limitante, sendo necessário aprender a conviver com ele, olhando os limites da sala e para além dela.
III- No processo de incentivo à percepção corporal há observação e questionamento de ações realizadas no cotidiano.
IV- Em suma, sua proposta está calcada na consciência, domínio do movimento e o ritmo, num trabalho com a musicalidade e expressão artística.
V- O trabalho corporal, em sala de aula, tem por objetivo a expressão da individualidade do bailarino em cena.
I. O movimento é a base da dança, sendo essencial que os bailarinos dominem a coordenação motora e a fluidez dos gestos para expressar emoções, histórias e conceitos através do corpo.
II. O ritmo na dança está diretamente ligado à capacidade do dançarino de acompanhar a cadência da música e de ajustar seus movimentos aos tempos e compassos, mas também pode ser desenvolvido independentemente de qualquer música.
III. O espaço, na dança, refere-se à utilização do ambiente físico onde a dança é executada, incluindo a exploração do espaço tridimensional, a direção e a forma de movimento.
IV. A dança, como forma de expressão, depende exclusivamente do ritmo, sem a necessidade de considerar os outros dois elementos fundamentais – movimento e espaço – que são secundários ao processo de dança.
V. A prática da dança exige o desenvolvimento da consciência corporal, permitindo ao dançarino explorar e controlar sua relação com o espaço e o tempo, o que é essencial para a construção de performances criativas e expressivas.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a educação corporal e a expressão artística por meio da dança.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as características e técnicas da dança contemporânea e clássica.
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p, 2010, p. 62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
A expressão corporal é um modo de comunicação não verbal em que o corpo assume o papel de falante.