Questões de Concurso Sobre linguagem corporal em educação artística

Foram encontradas 176 questões

Q3146597 Educação Artística
Em relação à expressão corporal e coreográfica, julgue o item a seguir.

A expressão corporal é um modo de comunicação não verbal em que o corpo assume o papel de falante.  
Alternativas
Q3143505 Educação Artística
Das alternativas abaixo, qual é considerada como uma das principais danças típicas brasileiras, nascida sob a influência da cultura africana, consolidando-se em diferentes partes do território nacional, sendo referência no mundo como um símbolo da cultura brasileira? 
Alternativas
Q3143493 Educação Artística
Na literatura, são encontrados múltiplos significados para a expressão “corporeidade”. A seguir, foram destacados alguns desses exemplos: 


I - Corporeidade indica a essência ou a natureza do corpo. 

II - Compreender o corpo somente é possível a partir das experiências e vivências estabelecidas nas relações consigo, com os outros e com o mundo. 

III – A corporeidade ganha em importância à medida que desenvolve estudos sobre os corpos concebidos como conjuntos abertos de conexões que fornecem as bases humanas de experiências da espiritualidade, da sensibilidade, do pensamento, das emoções etc. 


É verdadeiro o que se afirma em: 
Alternativas
Q3129689 Educação Artística
Considerando a linguagem artística da música e aspectos relativos ao rap e ao hip hop no Brasil, julgue o item que se segue.  

A contrametricidade, característica identificada no rap nacional, é definida como a relação entre pulsos fortes e fracos em uma métrica musical. 
Alternativas
Q3129688 Educação Artística

No que se refere ao ensino de dança nas escolas de educação básica, julgue o item a seguir.



A dança, enquanto uma das expressões culturais brasileiras, esteve presente no currículo do ensino formal ao longo da história da educação no país.

Alternativas
Q3129686 Educação Artística

No que se refere ao ensino de dança nas escolas de educação básica, julgue o item a seguir.



A permanência do ensino da dança no currículo da educação básica e a garantia da sua presença em todas as etapas de formação são fatores atualmente assegurados por lei.  

Alternativas
Q3127501 Educação Artística
O “espaço no corpo” e o “corpo no espaço” constituem os fundamentos da corêutica, que é o estudo da organização espacial desenvolvido por Laban.
(Lobo e Navas, 2003, p. 153)

Diante do exposto, no estudo do componente “espaço” em dança, analise as afirmativas a seguir.

I. O “espaço no corpo” é quando se toma como referência o próprio corpo e, a partir dele, definem-se direções e lugares.
II. O “corpo no espaço” é quando se toma como referência o próprio corpo e, a partir dele, definem-se direções e lugares.
III. O “espaço no corpo” é quando se toma como referência direcional para o corpo um determinado espaço externo, podendo ser esse um palco ou mesmo uma sala.
IV. O “corpo no espaço” é quando se toma como referência direcional para o corpo um determinado espaço externo, podendo ser esse um palco ou mesmo uma sala.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3127500 Educação Artística
Todas as posições, passos e gestos do balé clássico podem ser descritos em termos de movimentos, sem que se faça menção aos nomes que convencionalmente lhe são atribuídos. Constituem uma forma estilizada e específica do vasto tesouro de movimentos possíveis ao corpo humano, o que é válido também para qualquer outra forma de estilos de dança nacional, de época ou histórica, incluindo aqui as danças exóticas. Cada estilo representa uma seleção especial de movimentos originados em características de épocas sociais, raciais e outras.
(Laban, 1978, p. 85.)

Com base nas propostas do livro “Domínio do movimento”, de Laban, imagine a seguinte situação: um professor em sala de aula sugere aos alunos que observem as ações corporais de uma pessoa em seu cotidiano, analisando a partir de alguns pontos de vista específicos. Relacione adequadamente o ponto de vista àquilo que deve ser observado a partir dele.

1. Quanto ao espaço.
2. Quanto aos modos de utilização do corpo.
3. Quanto ao tempo.

( ) Observar questões como a utilização da parte superior ou parte inferior do corpo, lado direto ou esquerdo, ambos os membros de forma semelhantes ou diferentes.
( ) Observar questões como a utilização de passos e gestos lentos ou rápidos, repetição ou mudança de ritmos.
( ) Observar questões como a utilização de mudança de direção e planos durante os deslocamentos.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3077774 Educação Artística

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:


1.(__)  No que se refere à Dança, sempre há uma separação entre corpo e mente.


2.(__)  A Dança enquanto Arte está vinculada a um modelo de corpo ideal e padronização estética.


3.(__)  A Dança se estabelece a partir de uma articulação entre o movimento, o espaço, o som e o corpo.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Q3073147 Educação Artística
A expressão corporal é um importante elemento das artes cênicas. Sobre os objetivos principais da expressão corporal, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3066756 Educação Artística
A dança contemporânea é uma forma de dança que surgiu em meados do século XX, cuja inspiração principal é o movimento do corpo no cotidiano. Nesse sentido, assinale a alternativa coerente com esse tipo de arte:
Alternativas
Q3065841 Educação Artística
Na contemporaneidade algumas linguagens artísticas se conectam produzindo novos modos de realização poética como por exemplo a “Dança-Teatro” que é uma forma de expressão artística na qual: 
Alternativas
Q3063151 Educação Artística
Ao realizar o planejamento de aula do campo temático DANÇA, o docente decidiu desenvolver com seus estudantes a seguinte habilidade presente no Currículo de Pernambuco:

        (EF15AR25PE) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas, para construir vocabulário e repertório diversificados relativos às diferentes linguagens artísticas.

Assim, o docente ofereceu aos estudantes um repertório inicial de apresentação com danças brasileiras, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, relacionadas abaixo:

I. Tango
II. Frevo
III. Carimbó
IV. Hip Hop
V. Umbigada

Na escolha do repertório, o docente cometeu um equívoco ao selecionar as danças
Alternativas
Q3063145 Educação Artística
No período colonial no Brasil, compreendido entre 1500 e 1822, a dança popular brasileira teve diversas influências. Uma dança popular que exemplifica a influência europeia na cultura brasileira é o 
Alternativas
Q2724153 Educação Artística

Como qualquer outra manifestação artística, a dança é uma forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação. Os conteúdos específicos da dança, portanto, podem ser agrupados em três aspectos principais que serão elencados e/ou privilegiados de acordo com as necessidades dos alunos e o contexto sociopolítico e cultural em que se encontram: dançar, apreciar e dançar e as dimensões sociopolíticas e culturais da dança. De acordo com o exporto, numere a coluna B pela coluna A.


COLUNA A


I. Dançar.

II. Apreciar e dançar.

III. Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos.


COLUNA B


( ) Conhecimento dos dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuíram para a história da dança nacional, reconhecendo e contextualizando épocas e regiões.

( ) Desenvolvimento das habilidades corporais adquiridas nos ciclos anteriores, iniciando trabalho de memorização e reprodução de sequências de movimentos, quer criadas pelos alunos, pelo professor, quer pela tradição da dança.

( ) Experimentação e diferenciação entre repertório, improvisação, composição coreográfica e apreciação, atentando para as diferentes sensações e percepções individuais e coletivas que ocorrem nos quatro processos.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2612053 Educação Artística

Com relação à escritura coreográfica, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a alternativa CORRETA:


I – Na dança, a notação é a tradução do movimento em algumas dimensões.

II – A notação coreográfica é uma forma importante de representar uma sequência de movimentos.

III – A notação coreográfica pode ser utilizada com o objetivo de auxiliar o coreógrafo profissional.

Alternativas
Q2612049 Educação Artística

No que se refere à relação entre dança e tecnologia, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a alternativa CORRETA:


I – Plataformas online e redes sociais contribuem para ampliar a visibilidade da dança e dos dançarinos.

II – A tecnologia tem desempenhado um importante papel na criação de novas formas de dança.

III – A realidade virtual ainda não é uma tecnologia acolhida pela dança.

Alternativas
Q2612042 Educação Artística

No que tange à relação existente entre dança e cultura, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a alternativa CORRETA:


I – A dança pode ser uma maneira de conectar pessoas de diferentes culturas e tradições.

II – Muitas formas de danças são específicas de uma região ou cultura.

III – Por estar estreitamente relacionada a determinadas culturas, a dança não é capaz de se tornar uma linguagem universal.

Alternativas
Q2612040 Educação Artística

No que diz respeito às coreografias e seus significados, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a alternativa CORRETA:


I – As coreografias podem ser simples ou complexa, a depender da quantidade de dançarinos.

II – As coreografias possuem um objetivo em comum, qual seja a transmissão de uma mensagem ao público.

III – As coreografias podem ter sentido social, mas não político.

Alternativas
Q2608149 Educação Artística

“(...) Dança infantil, de roda, vulgarissima no Brasil e vinda de Portugal, onde é bailado de adultos. Samba Rural no estado do Rio de Janeiro e também dança paulista de adultos, terminando o baile rural do fandango, em rodas concêntricas. (...)”.


CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro. Ediouro, s.d.


O autor refere-se

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: C
5: E
6: E
7: C
8: C
9: D
10: D
11: C
12: C
13: A
14: A
15: D
16: E
17: D
18: D
19: B
20: A