Questões de Concurso Comentadas sobre linguagem digital em educação artística

Foram encontradas 29 questões

Q3173042 Educação Artística
A linguagem artística é um meio de expressão que utiliza símbolos, formas e elementos próprios para comunicar ideias, emoções e significados. Sobre a linguagem artística, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3146605 Educação Artística

Acerca da organização escolar do 3.º ciclo de aprendizagens no que concerne às artes, julgue o item que se segue.  


O professor de arte deverá desenvolver prioritariamente nos alunos a percepção das artes gráficas, audiovisuais, cenográficas, coreográficas, musicais e performáticas em detrimento da criação artística.

Alternativas
Q3146601 Educação Artística

Julgue o item a seguir, a respeito das tecnologias digitais e das novas formas de se pensar, fazer e ensinar arte. 


Hipermídia é o produto audiovisual que resulta da introdução de material em vídeo e em áudio aos hipertextos.

Alternativas
Q3146600 Educação Artística

Julgue o item a seguir, a respeito das tecnologias digitais e das novas formas de se pensar, fazer e ensinar arte. 


Artes tecnológicas são manifestações artísticas que se utilizam das novas tecnologias digitais como meios de produção e exposição.

Alternativas
Q3146599 Educação Artística

Julgue o item a seguir, a respeito das tecnologias digitais e das novas formas de se pensar, fazer e ensinar arte. 


As instalações interativas, as animações com imagens reais e sintéticas feitas por computador e demais interfaces humano-máquina são exemplos de novas mídias.

Alternativas
Q3146583 Educação Artística

Julgue o item subsequente, referente a música e tecnologia.


As tecnologias digitais preservam os meios e modos da manipulação analógica do som.

Alternativas
Q3116537 Educação Artística
As novas tecnologias têm transformado a produção artística ao introduzir mídias digitais e a internet como ferramentas de expressão. Essas mudanças também afetam a forma como as artes são ensinadas e produzidas nas escolas. Assinale a alternativa correta sobre o impacto dessas tecnologias.
Alternativas
Q3060610 Educação Artística

Sobre a tecnologia de motion capture (mocap) aplicada à dança, analise as afirmações a seguir:


I. O motion capture permite a captura dos movimentos dos dançarinos em tempo real e sua transferência para um ambiente digital, sendo útil tanto para análise detalhada do movimento quanto para a criação de performances híbridas.


II. No processo coreográfico, o motion capture oferece apenas uma visão artística e subjetiva dos movimentos, sem permitir uma análise técnica da precisão do movimento.


III. Performances que utilizam o motion capture podem combinar o movimento humano com elementos digitais, criando novas formas de interação entre o físico e o virtual.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Q3032780 Educação Artística

A integração das novas tecnologias nas manifestações artísticas tem transformado a forma como a arte é criada, difundida e apreciada.


Sobre este tema, é correto afirmar:

Alternativas
Q3032779 Educação Artística

As tecnologias digitais trouxeram novas formas de manifestações artísticas, ampliando os horizontes da arte contemporânea.


Assinale a alternativa correta a respeito das relações entre arte e tecnologia na atualidade.

Alternativas
Q2555141 Educação Artística
No contexto contemporâneo, a interseção entre arte, tecnologia e os meios de comunicação tem gerado novas formas de expressão e práticas artísticas. Considerando essa interação, qual das seguintes opções melhor representa a contribuição da tecnologia digital para a expansão das possibilidades criativas e comunicativas na arte?
Alternativas
Q2462225 Educação Artística

A disseminação dos meios tecnológicos no século XXI tem favorecido a chamada desespecificação das práticas artísticas, que resulta em produções que ultrapassam as fronteiras tradicionais entre linguagens e estimula a inovação.

Assinale a opção que exemplifica corretamente essa tendência

Alternativas
Q2446328 Educação Artística
Em relação às linguagens artísticas e os elementos formais de cada linguagem, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Visual.
2. Musical.
3. Corporal.
4. Teatral.
5. Audiovisual.

( ) Gestos, movimentos, formas, peso, tempo.

( ) Planos e enquadramentos de imagem, cortes, iluminação, trilha sonora, mise-en-scène dos atores.

( ) Espaço cênico, personagem e ação dramática, cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação e som.

( ) Ponto, linha, forma, cor, textura, luz, movimentos.

( ) Ruído, silêncio, som, timbre, altura, intensidade, duração, melodia, harmonia, textura.



A sequência correta está em 
Alternativas
Q2315516 Educação Artística
Nos processos de produções artísticas mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), os trânsitos entre territórios geográficos e simbólicos são práticas que passaram a compor a produção de narrativas visuais contemporâneas, configurando o que Henry Jenkins denomina de cultura da convergência. Os três conceitos que compõem o fenômeno descrito são a inteligência coletiva, a convergência das mídias e as
Alternativas
Q2288671 Educação Artística
A relação entre os jogos e a arte contemporânea está cada vez mais forte e esse contato se dá tanto por intermédio de novas formas de interatividade e apresentação de tecnologias, como pela narrativa e contexto poéticos da obra. Além disso, artistas consagrados também têm utilizado o meio para apresentar novas produções ou até mesmo para repaginar trabalhos antigos em um novo formato. 

Assinale a afirmativa que descreve corretamente as relações entre a Gamearte e o ato de jogar.
Alternativas
Q2214715 Educação Artística

Julgue o próximo item, relativos à produção artística no Brasil. 


Na década de 70 do século XX, os artistas nacionais começaram a produzir peças artísticas por meio da utilização de recursos computacionais.  

Alternativas
Q2071638 Educação Artística
Dado o crescente interesse na prática e na pesquisa em arteterapia, é importante investigar como os arteterapeutas se envolvem com a tecnologia digital ou como (e se) a prática pode ser adaptada com segurança para incluir novos modos potenciais de entrega e novas mídias artísticas.
Desta forma, analise as afirmativas a seguir.

I. Pesquisas crescentes ilustram o aumento do uso da tecnologia digital por arteterapeutas, tanto para entrega on-line quanto para criação de arte digital. II. As oportunidades potencialmente imensas que a tecnologia traz para a arteterapia devem ser consideradas juntamente com limitações e desafios de natureza clínica, pragmática e ética. III. Tecnologia pode aumentar a relevância e o alcance da arteterapia sem comprometer a segurança dos clientes e os princípios fundamentais da profissão.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933929 Educação Artística
O podcasting é um formato recente de mídia que retoma processos de comunicação do radiojornalismo no âmbito da cibercultura e do jornalismo digital. Nesse sentido, NÃO evidencia uma possibilidade comunicativa do recurso “podcast” aceitável do ponto de vista ético: 
Alternativas
Q885858 Educação Artística

        A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


O Toré é um ritual sagrado da tribo Xucuru-Kariri (AL/BA/MG) que envolve cantos e dança em círculo ao som de instrumentos musicais, como chocalhos e maracás.

Alternativas
Q885855 Educação Artística

        A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais é uma das competências gerais da base nacional comum curricular.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: C
6: E
7: A
8: A
9: B
10: A
11: B
12: E
13: B
14: C
15: A
16: C
17: A
18: C
19: C
20: C