Questões de Concurso Sobre linguagens artísticas em educação artística

Foram encontradas 1.289 questões

Q3194944 Educação Artística
O uso de novas tecnologias na produção artística trouxe novas possibilidades para os artistas. Qual das alternativas abaixo exemplifica corretamente o uso dessas tecnologias?
Alternativas
Q3192997 Educação Artística
Assinale a alternativa abaixo em que todo o seu conteúdo se trata de arte performática: 
Alternativas
Q3192995 Educação Artística

Analise a obra abaixo e assinale a alternativa correta que indica o seu autor:



Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3191769 Educação Artística
Considerando as diversas manifestações das artes visuais e a definição presente no texto: "As artes visuais apresentam-se em diferentes formas e manifestações artísticas. O desenho, a pintura, a gravura, a escultura e a fotografia fazem parte dessa linguagem. Também podemos considerar a arquitetura, o artesanato, as artes gráficas e o design produtos das artes visuais...", qual das alternativas NÃO caracteriza um aspecto fundamental das artes visuais?
Alternativas
Q3191768 Educação Artística
A produção e a fruição artística, conforme os PCN, contribuem para o desenvolvimento do indivíduo, pois:
Alternativas
Q3187034 Educação Artística
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I.A teoria Histórico-Cultural destaca a importância das mediações simbólicas, como a linguagem e a arte, no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Com base nesse entendimento
II.as linguagens artísticas atuam como mediadoras culturais que promovem o pensamento abstrato e a imaginação, ao permitir que os estudantes simbolizem e representem o mundo a partir de suas vivências culturais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Q3187029 Educação Artística
A arte, entendida como uma manifestação exclusivamente humana, reflete e expressa as interações que o indivíduo estabelece tanto com os outros quanto consigo mesmo, dentro de seu contexto histórico, social e cultural. O componente curricular de Arte no Ensino Fundamental contempla as seguintes linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Cada uma dessas linguagens, com suas particularidades, oferece aos estudantes múltiplas formas de expressão, permitindo-lhes desenvolver sua sensibilidade humana de maneira única e criativa. "A Arte passa a ser reconhecida enquanto componente curricular, após inúmeras pesquisas e estudos relacionados às 'atividades educativas' promovidas pela Educação Artística (Lei 5.692/1971), devido ao esvaziamento e à superficialização gerados por meio de práticas de ensino polivalentes (BLUMENAU, 2021, p.176)".
Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito do ensino de Arte:
Alternativas
Q3187027 Educação Artística
As Artes Visuais apresentam diferentes formas de expressão, natureza, materialidade, entre outras especificidades. O Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau apresenta diversas possibilidades metodológicas para o desenvolvimento desta linguagem da arte. Analise as seguintes possibilidades metodológicas:
I.Análise da relação entre a arte e a arquitetura (igrejas, palácios etc.) em diferentes períodos históricos.
II.Elaboração de diferentes formas de registros, como: álbuns, portfólio, diário de bordo, blog, entre outros, buscando acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento processual do estudante.
III.Criação artística a partir de uma temática problematizadora, utilizando as mais variadas técnicas e formas de expressão visual e/ou audiovisual.
IV.Organização de saídas pedagógicas a espaços de arte/cultura como: museus, galerias, bienais, instituições culturais, ateliê de artistas, artesãos e curadores, festivais, cinemas, espetáculos etc.

Correspondem a possibilidades metodológicas para o ensino das Artes Visuais:
Alternativas
Q3180237 Educação Artística
O conceito de "perspectiva linear" desenvolvido durante o Renascimento influenciou profundamente a arte ocidental. Qual das alternativas abaixo exemplifica uma aplicação contemporânea dessa técnica em contextos artísticos?
Alternativas
Q3180123 Educação Artística

Considerando-se a diversidade de danças ligadas às tradições culturais brasileiras, relacione as danças as suas respectivas regiões do país e marque a alternativa correta.



I- Norte.


II- Nordeste.


III- Centro-Oeste.


IV- Sudeste.


V- Sul.


( ) CAVALHADA: teve origem em torneios medievais, faz uso de fitas e os cavalheiros reúnemse ao som de um tambor.


( ) CABOCLINHOS: dança dramática, geralmente, organizada em dois grupos de brincantes, que representam um confronto entre grupos indígenas rivais.


( ) BOI DE MAMÃO: brincadeira da região litorânea, associada à lenda de ressureição de um boi e que recebe esse nome, pois a cabeça da alegoria, (o boi), é moldada em um mamão.


( ) SIRIÁ: expressa gratidão de indígenas e escravizados pelo milagre de conseguirem uma grande quantidade de siris em uma pescaria; dança que começa lenta e ganha aceleração. 


( ) BATE FLECHAS: Dança de conjunto, sob ritmo marcado com flechas, batidas de pé e tambores.

Alternativas
Q3180122 Educação Artística
O coreógrafo solicita aos bailarinos que levantem os braços, lateralmente, até a altura dos ombros. O movimento descrito, em termos anatômicos, é realizado em qual plano e corresponde a qual movimentação dos ombros, respectivamente?
Alternativas
Q3180121 Educação Artística

A respiração é um sistema autônomo que consiste na troca de oxigênio e dióxido de carbono do ser vivo, com o ambiente. No corpo humano, esse processo se dá pela ventilação alveolar executada pela sequência de inspiração e expiração. Sendo a respiração um elemento importante na prática educativa e artística de dança. Associe a primeira coluna com a segunda, indicando a correta descrição dos movimentos inspiratórios e expiratórios, marque a alternativa que apresente a sequência correta.


COLUNA I.


1- Inspirações diafragmáticas.

2- Inspiração costal.

3- Inspiração superficial.

4- Expiração costal.

5- Expiração abdominal.


COLUNA II.


( ) As costelas se direcionam para baixo e para dentro, diminuindo o diâmetro do tórax.


( ) Privilegia-se a expansão da caixa torácica.


( ) Mobiliza-se as costelas mais superiores e anteriores.


( ) Os músculos abdominais pressionam para dentro a cavidade abdominal.


( ) Expansão da região abdominal. 

Alternativas
Q3180120 Educação Artística
Sobre a proposta educativa “Corpo e Ancestralidade”, de Inaicyra Falcão, no que concerne uma dimensão metodológica para o ensino-aprendizagem de dança, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3180119 Educação Artística
São elementos que compõem a proposta artístico-metodológica de Isabel Marques para o ensino de dança, exceto:  
Alternativas
Q3180118 Educação Artística
Sobre a biografia do bailarino e coreografo Alvin Ailey, (1931-1989), é incorreto afirmar: 
Alternativas
Q3180117 Educação Artística

O documentário “A Dançarina de Ébano,” (La Danseuse d'ébène) – 2003 –, do diretor Seydou Boro, narra a história e trajetória da bailarina e coreógrafa africana Irène Tassembédo, (1956). Ela é ex-aluna da Escola Pan-africanista Mudra Afrique, (1977), em Dakar, que tinha como idealizadores o então Presidente Senegalês Léopold Sédar Senghor, (1906-2001) e Maurice Bejárt, (1927-2007), tendo como diretora artística Germany Acogny, (1944). Tassembédo, portanto, insere-se na genealogia da dança contemporânea africana ao estabelecer conexões com as tradições locais que demonstram a integração da dança com a vida cotidiana e a realidade africana.

Qual é o nome da companhia de dança fundada por Irène Tassembédo?

Alternativas
Q3180116 Educação Artística
“Por ‘dança étnica’, os antropólogos pretendem comunicar a ideia, segundo à qual, toda dança é um reflexo das tradições culturais, no interior das quais, elas são desenvolvidas,” (Kealiinohomoko, 2013). Segundo a antropóloga Joann Kealiinohomoko, são evidências que o Balé Clássico é uma dança étnica, exceto:
Alternativas
Q3180115 Educação Artística

Leia o texto que apresenta uma descrição do espetáculo “Terreiro Urbano,” da Cia Treme Terra, (SP), figurando temas relacionados a valores civilizatórios negros brasileiros e o racismo nos processos criativos da companhia: “São temáticas que a Cia Treme Terra discute em sua segunda obra intitulada “Terreiro Urbano,” criada em 2011, símbolo de resistência em constante movimento, que carrega a memória do passado e gradativamente se ressignifica ao presente, rumo a um futuro idealizado e equitativo; conhecimentos dinâmicos que se contrapõem à ideia “folclorista”, difundida pelos colonizadores, que insistem em formatar as culturas negras em “práticas estáticas”, “não evolutivas” e “não contemporâneas,” (Rangel e Misi, 2021). Sobre os processos de criação e produção de Dança Negra Contemporânea, no Brasil, incidem aspectos relacionados às dinâmicas sociais e culturais. Analise os itens e indique quais deles se relacionam com a dimensão estética de Danças Negras Contemporâneas.



I- Constitui-se como uma linguagem que expressa uma identidade e a estratificação social, atualizando signos da comunidade negra.


II- O corpo é meio de comunicação dos códigos étnicos da cultura e das camadas de história, exigindo formas de estudo e investigação condizentes com a apresentação.


III- Alinhamento com técnicas euroestadunidense, garantindo acessos e permanência na economia criativa nacional.


IV- Recorre à organização de conhecimentos milenares na possibilidade de interação e coesão com memórias ancestrais.


V- Exclusividade epistêmica e cultural como forma de aplicação de ações afirmativas, baseadas em raça. 

Alternativas
Q3180114 Educação Artística

Sobre as abordagens de ensino de dança de Klauss Vianna, classifique as afirmativas como (V) verdadeiras ou (F) falsas, depois marque a alternativa que corresponda a sequência correta.



I- Constitui-se como uma técnica com uma série de exercícios a serem repetidos.


II- O espaço é limitante, sendo necessário aprender a conviver com ele, olhando os limites da sala e para além dela.


III- No processo de incentivo à percepção corporal há observação e questionamento de ações realizadas no cotidiano.


IV- Em suma, sua proposta está calcada na consciência, domínio do movimento e o ritmo, num trabalho com a musicalidade e expressão artística.


V- O trabalho corporal, em sala de aula, tem por objetivo a expressão da individualidade do bailarino em cena.

Alternativas
Q3180113 Educação Artística
Qual das alternativas apresenta a correta diferença entre os métodos de Balé Clássico Cechetti, Francês, Vaganova e Royal Academic of Dancing, (RAD)?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: C
5: C
6: D
7: C
8: B
9: A
10: B
11: C
12: E
13: A
14: E
15: A
16: B
17: D
18: D
19: A
20: C