Questões de Biblioteconomia - História da Biblioteconomia para Concurso
Foram encontradas 158 questões
I. Os bibliotecários norte-americanos, é bom lembrar, chegaram a elaborar cartas em defesa da liberdade intelectual e realizaram verdadeiras batalhas judiciárias e, às vezes, físicas, com passeatas e tudo o mais, em defesa do direito de o usuário ter acesso à totalidade de pontos de vista sobre todos os assuntos, exigindo que as bibliotecas desenvolvam seu acervo tendo em mente esta premissa.
II. A Constituição de 1988 proíbe de modo taxativo o exercício da censura, em todas as suas formas. Ela poderá ser utilizada como arma contra tentativas de censura às bibliotecas, pelo menos enquanto os ventos de democracia continuarem soprando no país.
III. Da mesma forma como o bibliotecário tem o direito de achar importante que a comunidade tenha acesso a todos os documentos ou informações disponíveis, a comunidade tem direito de não desejar que alguns itens, que são contrários àquilo em que a comunidade acredita, estejam disponíveis naquelas instituições que ela mantém, como bibliotecas públicas.
IV. Estabelecer alguns mecanismos administrativos mínimos, tais como os critérios ou política de seleção, que propiciem aos bibliotecários uma arma contra suas próprias e eventuais fraquezas ou tentações, é no mínimo uma atitude de prudência.
Quais estão corretas?
Julgue o próximo item, a respeito da função social das bibliotecas, ou seja, das suas relações com a sociedade e da sua atuação social ativa.
Com o crescimento da valorização da produção humana, das
obras artísticas e das obras científicas, ocorrida no período
renascentista, evidenciou-se o interesse pelo culto, pela
guarda e pela preservação das obras.
No século XIX, há uma grande ênfase na sistematização das regras de tratamento técnico dos acervos – momento no qual se observa o surgimento formal das disciplinas arquivologia, biblioteconomia e museologia.