Questões de Concurso
Sobre a química da vida em biologia
Foram encontradas 378 questões
Pesquisadores (Martinez e Paiva) reproduziram técnicas que podiam ser aplicadas num curso de Biologia Molecular para professores e alunos de Ensino Médio e Superior. Estas práticas facilitariam o entendimento acerca do DNA devido às dificuldades de se ensinar estes conceitos apenas em exposições orais. No trabalho, eles adaptaram uma prática de realização de eletroforese por materiais mais baratos, logo eles substituíram o uso de (I) por (II).
Substitua os itens (I) e (II) pela alternativa CORRETA.
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é responsável pelo armazenamento e transmissão das informações genéticas que compõem os organismos vivos, sendo eles animais ou vegetais. Nos organismos eucarióticos, como animais, plantas e fungos, o DNA está presente no núcleo das células. Ele é composto por três substâncias químicas: as bases nitrogenadas, um açúcar pentose e um radical de ácido fosfórico.
Rodrigues et al., 2008.
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é responsável pelo armazenamento e transmissão das informações genéticas que compõem os organismos vivos, sendo eles animais ou vegetais. Nos organismos eucarióticos, como animais, plantas e fungos, o DNA está presente no núcleo das células. Ele é composto por três substâncias químicas: as bases nitrogenadas, um açúcar pentose e um radical de ácido fosfórico.
Rodrigues et al., 2008.
Atualmente, tem-se muita noção de que os seres vivos mudam ao longo dos anos, através de um processo chamado transformismo. Entretanto, durante muitos anos, acreditou-se que as espécies eram fixas e imutáveis, crença chamada de fixismo.
César; Sezar e Caldini. Biologia. Volume 3. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
Enzimas que catalisam a reação X↔Y foram isoladas de 2 espécies de bactérias. As enzimas possuem a mesma velocidade máxima (Vmax),
mas diferentes valores da constante de Michaelis-Menten (Km). A enzima A tem Km=2µM e a enzima B tem Km=0,5 µM. Qual destas enzimas possui
maior afinidade pelo substrato?
A enzima tanase (Tannin acyl hydrolase) foi produzida por meio de processo de fermentação sólida
por três linhagens de microrganismos: Paecilomyces variotii, Aspergillus niger e Aspergillus niger cnpat
001. De acordo aos dados da Figura abaixo, assinale a informação correta:
Fonte: BATTESTIN, V.; PINTO, G. A, S.; MACEDO, G. A. Biochemical characterization of tannases from Paecilomyces
variotii and Aspergillus niger. Food Sci. Biotechnol, vol. 16, n. 2, p. 243-248, 2007.
Considere a enzima genérica A. Para essa enzima foram realizados 3 testes de atividade enzimática,
com o objetivo de verificar a quantidade de substrato convertido em produto por unidade de tempo. Para
todas as reações, foram utilizadas as mesmas concentrações de enzima e substrato. Os dados são apresentados na Tabela 1. Com base nos dados obtidos, assinale a resposta correta:
Tabela 1: Resultados obtidos para os testes de atividade da enzima genérica A
A biotecnologia está presente em nosso cotidiano com a participação dos micro-organismos que
realizam processos metabólicos de extrema importância para a humanidade. Esses processos podem estar
relacionados com a produção de alimentos, combustíveis, fármacos, tintas, enzimas, entre outros. Para que
eles ocorram, às vezes é necessária a construção de células recombinantes com o objetivo de aumentar o
número de cópias de determinado gene de interesse ou a posterior expressão heteróloga de proteínas de
interesse. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
Fonte: TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., CASE, C.L.. Microbiologia. 2017, pg. 248.
Pensando em todas as comodidades da vida moderna, não é incomum encontrarmos, ainda em 2024, pessoas que questionam, ou até mesmo duvidam do progresso tecnológico. Discussões inoportunas podem surgir utilizando-se ideias baseadas em estudos ultrapassados ou obsoletos. No entanto, a menos que estejamos preparados para negar diagnósticos precoces e tratamentos avançados de doenças, ou para voltar ao tempo em que todo o alimento produzido era manufaturado, é preciso admitir que tecnologias facilitam e mudam nossas vidas.
Quando nos referimos à Biotecnologia, existem muitas definições sobre a tecnologia que se une com a vida, entre elas, a utilização de agentes biológicos e seus metabólitos para produção de produtos e serviços aos seres humanos. Considerando as informações expostas e seu conhecimento sobre o assunto, qual das alternativas abaixo NÃO se caracteriza como um processo biotecnológico:
Existem diversos métodos de sequenciamento de DNA; entre eles, está o sequenciamento shotgun, que é utilizado para determinar a sequência de nucleotídeos de um genoma inteiro. Para isso, o DNA genômico é primeiramente fragmentado em pedaços pequenos, e uma biblioteca genômica é construída, normalmente usando plasmídeos e bactérias. Em seguida, a sequência de nucleotídeos de dezenas de milhares de clones individuais é determinada, para, então, ser obtida a sequência genômica inteira a partir do agrupamento (in silico) da sequência de nucleotídeos de cada clone, usando as sobreposições entre clones como guias.
Quanto a esse método, é correto afirmar que:
As enzimas são proteínas com propriedade catalisadora, aumentando a velocidade de reações químicas, sem serem consumidas durante a reação que catalisam. Leonor Michaelis e Maude Menten propuseram um modelo simples que explica a maioria das características de reações catalisadas por enzimas. A equação de Michaelis-Menten descreve a variação da velocidade de reação de acordo com a concentração do substrato:
Onde:
V0 = velocidade inicial da reação
Vmáx = velocidade máxima
Km= constante de Michaelis-Menten
[S] = concentração do substrato
Sobre a cinética de Michaelis-Menten, assinale a alternativa correta:
As proteínas são as moléculas mais abundantes e com maior variedade de funções nos seres
vivos. Embora haja grande diversidade, todas têm
em comum o fato de serem formadas por polímeros
de aminoácidos (cadeias polipeptídicas), unidos por
meio de ligações peptídicas. Cada sequência linear
de aminoácidos dá origem a uma estrutura proteica
tridimensional que é única e pode ser descrita em
diferentes níveis de complexidade (figura 1).
Figura 1 – Representação na forma de fitas da estrutura tridimensional da hemoglobina, proteína formada pelo arranjo simétrico de duas cópias de duas subunidades diferentes (α-globina e β-globina).
Fonte: Alberts, B. et. al. Biologia molecular da célula. 6.
ed. Porto Alegre: Artmed, 2017, p. 123.
Sobre a estrutura das proteínas, assinale a alternativa correta:
Muitas enzimas têm sido nomeadas pela adição do sufixo “-ase” ao nome do seu substrato, ou à palavra que descreve sua atividade. No entanto, devido a ambiguidades e o crescente número de enzimas recém-descobertas, foi adotado um sistema para nomeá-las e classificá-las. Esse sistema divide as enzimas em seis grandes classes, cada uma com subclasses, conforme o tipo de reação catalisada. A cada enzima é atribuído um número classificatório de quatro dígitos, o número na Comissão de Enzimas (número E.C.), e um nome sistemático, que identifica a reação que ela catalisa.
Fonte: Adaptado de LEHNINGER, A. L., NELSON, D. L.;
COX, M. M., 2022)
Considerando o exposto, assinale a alternativa que relaciona corretamente o nome da classe enzimática com o tipo de reação catalisada.