Questões de Concurso
Comentadas sobre a química da vida em biologia
Foram encontradas 336 questões
A enzima tanase (Tannin acyl hydrolase) foi produzida por meio de processo de fermentação sólida
por três linhagens de microrganismos: Paecilomyces variotii, Aspergillus niger e Aspergillus niger cnpat
001. De acordo aos dados da Figura abaixo, assinale a informação correta:
Fonte: BATTESTIN, V.; PINTO, G. A, S.; MACEDO, G. A. Biochemical characterization of tannases from Paecilomyces
variotii and Aspergillus niger. Food Sci. Biotechnol, vol. 16, n. 2, p. 243-248, 2007.
Considere a enzima genérica A. Para essa enzima foram realizados 3 testes de atividade enzimática,
com o objetivo de verificar a quantidade de substrato convertido em produto por unidade de tempo. Para
todas as reações, foram utilizadas as mesmas concentrações de enzima e substrato. Os dados são apresentados na Tabela 1. Com base nos dados obtidos, assinale a resposta correta:
Tabela 1: Resultados obtidos para os testes de atividade da enzima genérica A
A biotecnologia está presente em nosso cotidiano com a participação dos micro-organismos que
realizam processos metabólicos de extrema importância para a humanidade. Esses processos podem estar
relacionados com a produção de alimentos, combustíveis, fármacos, tintas, enzimas, entre outros. Para que
eles ocorram, às vezes é necessária a construção de células recombinantes com o objetivo de aumentar o
número de cópias de determinado gene de interesse ou a posterior expressão heteróloga de proteínas de
interesse. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
Fonte: TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., CASE, C.L.. Microbiologia. 2017, pg. 248.
Pensando em todas as comodidades da vida moderna, não é incomum encontrarmos, ainda em 2024, pessoas que questionam, ou até mesmo duvidam do progresso tecnológico. Discussões inoportunas podem surgir utilizando-se ideias baseadas em estudos ultrapassados ou obsoletos. No entanto, a menos que estejamos preparados para negar diagnósticos precoces e tratamentos avançados de doenças, ou para voltar ao tempo em que todo o alimento produzido era manufaturado, é preciso admitir que tecnologias facilitam e mudam nossas vidas.
Quando nos referimos à Biotecnologia, existem muitas definições sobre a tecnologia que se une com a vida, entre elas, a utilização de agentes biológicos e seus metabólitos para produção de produtos e serviços aos seres humanos. Considerando as informações expostas e seu conhecimento sobre o assunto, qual das alternativas abaixo NÃO se caracteriza como um processo biotecnológico:
Existem diversos métodos de sequenciamento de DNA; entre eles, está o sequenciamento shotgun, que é utilizado para determinar a sequência de nucleotídeos de um genoma inteiro. Para isso, o DNA genômico é primeiramente fragmentado em pedaços pequenos, e uma biblioteca genômica é construída, normalmente usando plasmídeos e bactérias. Em seguida, a sequência de nucleotídeos de dezenas de milhares de clones individuais é determinada, para, então, ser obtida a sequência genômica inteira a partir do agrupamento (in silico) da sequência de nucleotídeos de cada clone, usando as sobreposições entre clones como guias.
Quanto a esse método, é correto afirmar que:
As proteínas são as moléculas mais abundantes e com maior variedade de funções nos seres
vivos. Embora haja grande diversidade, todas têm
em comum o fato de serem formadas por polímeros
de aminoácidos (cadeias polipeptídicas), unidos por
meio de ligações peptídicas. Cada sequência linear
de aminoácidos dá origem a uma estrutura proteica
tridimensional que é única e pode ser descrita em
diferentes níveis de complexidade (figura 1).
Figura 1 – Representação na forma de fitas da estrutura tridimensional da hemoglobina, proteína formada pelo arranjo simétrico de duas cópias de duas subunidades diferentes (α-globina e β-globina).
Fonte: Alberts, B. et. al. Biologia molecular da célula. 6.
ed. Porto Alegre: Artmed, 2017, p. 123.
Sobre a estrutura das proteínas, assinale a alternativa correta:
Muitas enzimas têm sido nomeadas pela adição do sufixo “-ase” ao nome do seu substrato, ou à palavra que descreve sua atividade. No entanto, devido a ambiguidades e o crescente número de enzimas recém-descobertas, foi adotado um sistema para nomeá-las e classificá-las. Esse sistema divide as enzimas em seis grandes classes, cada uma com subclasses, conforme o tipo de reação catalisada. A cada enzima é atribuído um número classificatório de quatro dígitos, o número na Comissão de Enzimas (número E.C.), e um nome sistemático, que identifica a reação que ela catalisa.
Fonte: Adaptado de LEHNINGER, A. L., NELSON, D. L.;
COX, M. M., 2022)
Considerando o exposto, assinale a alternativa que relaciona corretamente o nome da classe enzimática com o tipo de reação catalisada.
Em 1921, dois pesquisadores na Universidade de Toronto, Frederick Banting e John Macleod, descobriram uma nova substância capaz de reduzir a taxa glicêmica do sangue de pacientes diabéticos terminais. Essa nova substância foi batizada de insulina. A partir de 1982, a Companhia Eli Lilly anunciou a aprovação dos governos da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos para a comercialização de insulina humana para o tratamento de Diabetes. Atualmente, milhões de pessoas beneficiam-se com um tratamento eficaz para essa doença.
Assinale a alternativa que descreve como esse hormônio é produzido, atualmente, em larga escala, com risco reduzido de reações colaterais:
Nas opções abaixo, indique a alternativa que cita INCORRETAMENTE a ação das enzimas.
Nas reações celulares citadas abaixo, as que forem exergônicas ponha 1, e para reações endergônicas ponha 2, em seguida, assinale a alternativa que contempla a sequência correta de cima para baixo:
( ) Respiração Celular. ( ) Hidrólise do ATP. ( ) Fotossíntese. ( ) Fermentação. ( ) Síntese de Proteínas.
1. A alquimia contribuiu para o desenvolvimento da química ao introduzir conceitos como a transmutação dos metais e a busca pela pedra filosofal.
2. A descoberta da lei da conservação da massa por Lavoisier foi fundamental para a transição da alquimia para a química moderna, estabelecendo a química como uma ciência quantitativa.
3. A classificação dos elementos químicos por Mendeleev, que resultou na tabela periódica, foi um dos marcos mais importantes da química moderna, permitindo a previsão de propriedades de elementos ainda não descobertos.
4. A química moderna abandonou completamente os conceitos da alquimia, sem aproveitar nenhuma de suas práticas ou conhecimentos.
5. A diferenciação entre elementos e compostos foi uma das contribuições da química moderna para o entendimento das reações químicas.
Alternativas:
Com relação aos mecanismos de ação, cinética e regulação enzimáticas, assinale a opção correta.