Questões de Concurso
Sobre herança ligada ao sexo em biologia
Foram encontradas 75 questões
O albinismo é uma herança autossômica recessiva, que resulta na ausência de produção de melanina. Um casal normal para a pigmentação de pele, cujo primeiro filho nasceu albino, pretende ter um segundo filho. Sobre essa possibilidade, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que cita corretamente a probabilidade de o casal ter um(a) filho(a) sem que a doença se manifeste.
Indique, nas alternativas a seguir, aquela que cita CORRETAMENTE as organelas que podem ser utilizadas para extração de DNA.
O cromossomo Y humano é amplamente utilizado na análise forense de DNA, particularmente nos casos em que o perfil de DNA autossômico padrão não é informativo. O uso forense do DNA do cromossomo Y foi bastante relevante em um caso que ocorreu em Queensday, Holanda, em 30 de maio de 1999. Nesse caso, uma menina de 16 anos foi participar de um evento para comemorar o aniversário da rainha. Na volta para casa à noite, ela foi estuprada e assassinada, com sua garganta sendo cortada. Vestígios de sêmen foram encontrados dentro e sobre seu corpo. Não havia testemunha, e nenhuma pista do perfil de DNA autossômico padrão permitiu a resolução do caso. O caso só foi resolvido após 14 anos, por meio de uma análise inovadora de alelos de loci STR do cromossomo Y. Um dos suspeitos na época do crime era um homem refugiado, oriundo do Iraque. Inclusive, logo após o crime, a população local expressou veementemente sua convicção de que o assassino deveria ser um refugiado. Contundo, a partir das análises do cromossomo Y, foi concluído que os ancestrais paternos eram originários do noroeste da Europa. Isso só foi possível, por meio da comparação dos dados do cromossomo Y obtidos do sêmen do assassino com aqueles armazenados em um banco de dados de referência de haplótipos do cromossomo Y (YHRD). Pensando na aplicabilidade do cromossomo Y, qual alternativa apresenta corretamente o motivo do DNA do cromossomo Y ser útil para inferir ancestralidade, em especial ao se considerar a ancestralidade biogeográfica?
Observe o heredograma da Figura 1 abaixo e analise as assertivas que o seguem.
I. Trata-se de uma herança dominante ligada ao sexo.
II. A pessoa indicada pela seta (7) só pode ter genótipo heterozigoto.
III. A probabilidade de o casal 5-6 ter outra criança com a característica em questão é de 75%.
IV. A condição em questão poderia ser a fibrose cística.
Quais estão corretas?
COLUNA I 1. Autossômica Recessiva 2. Recessiva Ligada ao X 3. Dominante Ligada ao X
COLUNA II ( ) • Uma mulher normal, cujo pai é afetado, tem filhos com um homem normal; metade de seus filhos e nenhuma de suas filhas são afetados. • Mulheres afetadas têm o pai afetado; seu avô materno pode ser afetado também. • A característica nunca é passada do pai para o filho.
( ) • A característica afeta homens e mulheres, com a mesma frequência e intensidade. • Pais normais podem ter filhos afetados. • Em famílias cujos pais não são afetados, cerca de 1/4 das crianças o são.
( ) • Homens e mulheres podem ser afetados. • Pais afetados têm todas as filhas afetadas, mas nunca filhos afetados. • Metade das crianças de mães afetadas é afetada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
I. As fêmeas constituem o sexo heterogamético e, por isso, determinam o sexo da prole. II. Os machos apresentam o cromossomo Z em dose simples. III. É necessário ao menos um cromossomo Z para garantir a viabilidade do zigoto.
Quais estão corretas?
I. É uma doença recessiva ligada ao sexo, afetando mais homens do que mulheres.
II. O daltonismo envolve os cones, um dos dois principais tipos de células da retina.
III. Considera-se a existência de três tipos de distúrbios dicromáticos graves: protanopia, deuteranopia e tritanopia.
IV. Além dos distúrbios dicromáticos graves, existem os distúrbios tricromáticos moderados.
Estão corretas as afirmativas:
No heredograma abaixo, os indivíduos que expressam uma característica particular são representados por figuras sombreadas. Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes padrões de herança melhor explica a transmissão da característica.