Questões de Concurso
Sobre núcleo interfásico e código genético em biologia
Foram encontradas 417 questões
No corpo de um ser humano adulto existem aproximadamente 65 trilhões de células. Em geral, elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. A maioria das células tem um tamanho que varia entre 10 μm e 100 μm, ou seja, entre 0,01 mm e 0,1 mm.
Linhares, Sérgio; Fernando Gewandsznajder. Biologia hoje. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.
Analise a imagem a seguir:
I – AUG II – GUG III – UAG IV – CCU
Considerando as informações da tabela, assinale, a seguir, os aminoácidos que são codificados pelos códons em I, II, III e IV, respectivamente:
Numa investigação de um duplo assassinato, o DNA recolhido nas duas cenas de crime foi analisado e era idêntico. A equipe conseguiu encontrar dois suspeitos, gêmeos univitelinos, porém por essa análise não conseguiram provar qual dos gêmeos cometeu os crimes. Diante disso, os investigadores utilizaram análises sorológicas e o criminoso foi identificado.
Isso só foi possível porque os
Essa enzima apresenta uma característica fundamental para o sucesso da técnica, que é a(o)
A expressão gênica é o mecanismo de determinação das características genéticas de um indivíduo,
isto é, sua marca fenotípica. A expressão gênica em eucariotos pode ser representada por várias etapas
metabólicas que ocorrem no núcleo e no citoplasma da célula. Este mecanismo representado no esquema a
seguir pode ser estudado em várias etapas como a transcrição e a tradução do DNA:
Fonte: IFSP, 2024
Baseado no esquema e nos conceitos relacionados à expressão gênica em eucariotos, assinale a alternativa
correta:
Existem diversos métodos de sequenciamento de DNA; entre eles, está o sequenciamento shotgun, que é utilizado para determinar a sequência de nucleotídeos de um genoma inteiro. Para isso, o DNA genômico é primeiramente fragmentado em pedaços pequenos, e uma biblioteca genômica é construída, normalmente usando plasmídeos e bactérias. Em seguida, a sequência de nucleotídeos de dezenas de milhares de clones individuais é determinada, para, então, ser obtida a sequência genômica inteira a partir do agrupamento (in silico) da sequência de nucleotídeos de cada clone, usando as sobreposições entre clones como guias.
Quanto a esse método, é correto afirmar que:
“(..) Depois de a Covid-19 ter sido alvo no final de 2020 das primeiras vacinas baseadas na ação do RNA mensageiro (mRNA) aprovadas para uso em humanos, um novo avanço significativo na área de imunizantes foi obtido em agosto deste ano: a farmacêutica indiana Zydus Cadila conseguiu aprovar de forma emergencial a primeira vacina de DNA diretamente injetado no corpo humano, também voltada para o combate do Sars- -CoV-2.(...)
(...) Em relação às vacinas de mRNA, como as da Moderna e da Pfizer/BioNTtech contra Covid-19, os imunizantes baseados em DNA apresentam, em tese, algumas vantagens: são mais fáceis e baratos de produzir e não precisam de condições especiais para serem armazenados, uma vantagem a favor do seu emprego em lugares remotos ou com pouca infraestrutura.(...)”
Fonte: GERAQUE, Eduardo. Primeira vacina de DNA.
Pesquisa FAPESP, São Paulo: FAPESP, ano 24, ed. 308, p.
19-21, outubro 2021.
Com relação às vacinas de DNA, pode-se afirmar que ocorre a inoculação de: