Questões de Concurso Sobre relações ecológicas em biologia

Foram encontradas 359 questões

Q3165747 Biologia
Quais das ações abaixo não está diretamente associada à conservação e manutenção da integridade dos sistemas aquáticos da Bahia?
Alternativas
Q3165745 Biologia
Por que os peixes e os anuros são considerados bons indicadores de impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos?
Alternativas
Q3165739 Biologia
Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta o principal objetivo das Áreas Protegidas (AP), incluindo as Terras Indígenas (TI) e Unidades de Conservação (UC),:
Alternativas
Q3165734 Biologia
São exemplos de atitudes individuais que ajudam a reduzir impactos ambientais negativos no cotidiano, exceto:
Alternativas
Q3165732 Biologia
Sobre os impactos ambientais, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta:

I. Todas as atividades humanas geram impacto ambiental, que pode ser tanto positivo quanto negativo.
II. Impactos ambientais negativos incluem poluição, destruição de habitat e extinção de espécies.
III. Impactos ambientais positivos estão relacionados a ações que melhoram ou restauram o meio ambiente.
IV. A extinção de espécies é considerada um impacto ambiental positivo.

Assinale:
Alternativas
Q3163091 Biologia
As abelhas da espécie Exaerete smaragdina têm a coloração verdeazulada metálica e são solitárias. As fêmeas depositam ovos em ninhos de outras duas espécies de abelhas do gênero Euglossina, sendo que o desenvolvimento dos ovos de E. smaragdina causa a morte dos ovos das espécies de Euglossina.
Os machos E. smaragdina coletam substâncias aromáticas de flores, principalmente orquídeas. Parece que essas substâncias são utilizadas para atrair a fêmea durante a reprodução. Este comportamento favorece as orquídeas na polinização. (Fonte: Dias, T. (org.). Fauna do Parque das Dunas: guia fotográfico. Natal: IDEMA, 2021. Adaptado)
Com relação às interações ecológicas entre os seres do texto, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A relação entre os machos de Exaerete smaragdina e as orquídeas é um tipo de antibiose.
( ) A relação ecológica entre as fêmeas da espécie Exaerete smaragdina e as duas espécies de abelhas do gênero Euglossina é intraespecífica e desarmônica.
( ) Nas interações ecológicas, pode-se utilizar sinais para representar o efeito da relação sobre as populações envolvidas. Assim, a interação entre as fêmeas de Exaerete smaragdina e o gênero Euglossina é (+ 0).

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3152267 Biologia
Os serviços ecossistêmicos são uma expressão do valor ecológico do meio ambiente e podem ser atingidos pelas diversas formas de poluição e de degradação. Na Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, estes são definidos como "os benefícios relevantes para a sociedade gerados pelos ecossistemas, em termos de manutenção, recuperação ou melhoria das condições ambientais". O dano ambiental pode atingir diversos benefícios que eram prestados pelo ecossistema lesado e que demandam identificação com vistas à subsequente reparação na forma específica e/ou mediante compensação e indenização.
Fonte: Brasil. Conselho Nacional do Ministério Público. Diretrizes para valoração de danos ambientais / Conselho Nacional do Ministério Público. - Brasília: CNMP, 2021.
Diante do exposto sobre os serviços ecossistêmicos em relação aos danos ambientais, faça a correlação entre a coluna I (tipo de serviço ecossistêmico) e coluna II (exemplo de serviço ecossistêmico).

Coluna I 
1.Serviço de provisão.
2.Serviço de suporte.
3.Serviço de regulação.
4.Serviço cultural.

Coluna II 
a.Sequestro de carbono, a purificação do ar e a moderação de eventos climáticos extremos.
b.Recreação, turismo e experiências espirituais.
c.Ciclagem de nutrientes, a decomposição de resíduos e a polinização.
d.Madeira, água e alimentos.

Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3132961 Biologia
Em relação aos conceitos de ecologia, avalie a descrição a seguir:

São geralmente definidos como comunidades maiores de animais e plantas, características de determinadas regiões geográficas e condicionadas por condições climáticas ou edáficas amplas.
Fonte: Natalia Hanazaki...[et al]. Introdução à Ecologia. Florianópolis: biologia/ead/UFSC, 2013.

O texto acima refere-se ao conceito de:
Alternativas
Q3132857 Biologia
É uma relação ecológica intra-específica desarmônica:
Alternativas
Q3127869 Biologia
A agroecologia utiliza como estratégia vários elementos básicos, uma delas é a reciclagem dos nutrientes e matéria orgânica, como, por exemplo, a biomassa de plantas que inclui, EXCETO:
Alternativas
Q3121072 Biologia

Em um ecossistema de manguezal, duas espécies de caranguejos coexistem e disputam o mesmo tipo de matéria orgânica, composta, principalmente, por detritos vegetais. Nos períodos de alta maré, ambos ocupam as raízes do manguezal em busca de alimento. No entanto, com o tempo, observou que uma das espécies passou a se alimentar, exclusivamente, nas raízes submersas, enquanto a outra permaneceu nas raízes expostas, mesmo durante a maré alta.


Com base nas relações ecológicas, esse comportamento é um exemplo de

Alternativas
Q3117687 Biologia
As relações que se estabelecem em uma comunidade podem ser do tipo intraespecíficas, quando ocorrem entre seres da mesma espécie, ou interespecíficas, quando há relações entre seres de espécies diferentes. Abaixo estão algumas relações interespecíficas, onde não há prejuízo para nenhum dos participantes, EXCETO em: 
Alternativas
Q3116640 Biologia
Tanto a teoria como a prática mostraram que uma competição intensa leva à exclusão de espécies de uma comunidade. Dessa forma, muitos pesquisadores se perguntam se em uma comunidade com alta diversidade, a competição entre espécies não deveria ser relativamente fraca para permitir a coexistência de muitas espécies.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.

De acordo com o texto, identifique a alternativa que contenha possíveis explicações para ter uma alta diversidade em determinado ambiente.
Alternativas
Q3116634 Biologia
O mutualismo é um tipo de interação onde ocorre benefícios para ambas as espécies. O mutualismo pode ser dividido em três categorias: trófico, defensivo e dispersivo. Faça a correlação entre a categoria (I) e o seu respectivo exemplo (II):

Coluna I
1. Mutualismo trófico.
2. Mutualismo defensivo.
3. Mutualismo dispersivo.

Coluna II
a. Em um ecossistema marinho, um peixe limpa a guelra de outro tipo de peixe, o primeiro se alimenta dos parasitas e o segundo fica livre da carga de alguns de seus parasitas.
b. As bactérias Rhizobium assimilam nitrogênio molecular do solo (N2 ), em troca precisam de carboidratos para a energia que precisam que será suprido pela planta.
c. Uma espécie de ave que se alimenta dos frutos de uma árvore, o primeiro ganha alimento e o segundo que o seu pólen seja carregado para outra planta da mesma espécie.

Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3116633 Biologia
Na interação entre os herbívoros e seus recursos, portanto, relação consumidor-recurso, qual o comportamento do herbívoro quando ele consome a planta inteira (I) ou quando consome apenas os tecidos vivos sem matar a planta (II)? Identifique a alternativa que se correlacione aos itens I e II.
Alternativas
Q3116631 Biologia
Houve um experimento de estufa onde o ácaro-do-ciclâmen que é uma praga das plantações de morango (presa) e um ácaro predador dessa espécie do gênero Typhlodromus (predador) foram inseridos em um grupo de morangueiro, ao passo que o outro grupo de morangueiro, esteve livre de predação, pois foi aplicado um inseticida que mata a espécie predadora, mas não afeta o ácaro-do-ciclâmen.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.

Com base nas relações ecológicas, assinale a alternativa correta que indica a conclusão desse experimento.
Alternativas
Q3108548 Biologia
“Esses mamíferos são animais solitários, andam sem companhia ou no máximo em grupos de até três indivíduos, e têm um curioso focinho alongado. Ao longo do dia, as antas descansam seus corpos, que chegam a pesar 300 kg. Elas economizam energia para o período noturno, quando preferem se alimentar. A dieta é composta de folhas, fibras e fruto. Uma pesquisa mostrou que os animais consomem 58 frutos de 23 famílias de plantas diferentes. As preferências variam conforme a região. Na Mata Atlântica, não pode faltar uma palmeira chamada jerivá. No Cerrado, o araticum. Com tanta comilança, acabam desempenhando um papel fundamental de dispersar sementes ao longo das florestas e campos onde vivem – sempre próximos a fontes abundantes de água.”
Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/

O texto refere-se ao conceito ecológico:
Alternativas
Q3070273 Biologia

Peixes conhecidos como “peixes-cirurgiões” se alimentam de algas e parasitas que vivem fixados aos cascos de tartarugas-verdes.


Essa relação, que beneficia os peixes e as tartarugas, pode ser classificada como

Alternativas
Q3059243 Biologia
Assinale a alternativa que cita corretamente um relação ecológica desarmônica interespecífica.
Alternativas
Q3052576 Biologia
Um agricultor planeja pulverizar sua plantação de café com um inseticida de amplo espectro (capaz de eliminar uma variedade de larvas e insetos). Entretanto, existe a possibilidade de que o produto se espalhe até a área de uma reserva localizada ao redor de sua plantação, na região do cerrado pernambucano. De fato, determinadas flores da região dependem da polinização das abelhas para sua reprodução, assim como as abelhas dependem das flores para manter seu ciclo de vida. A partir das informações, indique qual a correta relação ecológica entre as flores e as abelhas e qual efeito poderia ser observado com a aplicação do inseticida na plantação vizinha à reserva.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: D
5: C
6: E
7: D
8: D
9: D
10: A
11: E
12: B
13: B
14: C
15: C
16: C
17: B
18: B
19: A
20: B