Questões de Concurso
Sobre comunicação de resultados (parecer de auditoria) em auditoria governamental
Foram encontradas 63 questões
A respeito da comunicação de fraudes e irregularidades identificadas em auditoria e da supervisão de qualidade da auditoria, julgue o próximo item.
Caso identifique indícios de fraude ou irregularidade grave, o auditor deve comunicá-los imediatamente à administração pública, não sendo necessário relatá-lo ao órgão de controle externo.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Durante a análise, os seguintes dados foram levantados:
• Orçamento inicial: 102.653.300,00. • Orçamento registrado no Balanço Orçamentário Consolidado – Anexo 12: 133.435.355,33. • Anulações de dotações orçamentárias: 27.177.085,21. • Créditos extraordinários: 0,00. • Créditos suplementares: 51.657.969,23. • Créditos especiais: 5.768.212,18.
Após finalizada a auditoria, foi apurada a
Assinale o elemento a seguir que é exigido pelas normas de auditoria governamental tão-somente para as auditorias de conformidade.
I. O parágrafo de ênfase deve destacar e referir-se à informação que resulte na modificação da opinião do auditor.
II. O parágrafo de ênfase deve ser utilizado se for necessário chamar a atenção do usuário para um assunto apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que é de tal importância que é fundamental para a compreensão das demonstrações.
III. No parágrafo de ênfase o auditor deve comunicar um assunto, além daqueles apresentados ou divulgados nas demonstrações contábeis, que, no seu julgamento, é relevante para o entendimento dos usuários sobre a auditoria e as responsabilidades do auditor.
Está correto o que se afirma em
Enquanto conduzia uma auditoria em um órgão público estadual do Acre, um auditor de controle externo do TCEAC encontrou várias irregularidades em contratos de licitação. Agora, ele está na fase de documentação dos achados de auditoria e preparação do relatório final.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Se o auditor encontrar resistência do órgão auditado para
fornecer documentos necessários, ele poderá concluir a
auditoria com base nas informações disponíveis, sem
mencionar em seu relatório as dificuldades encontradas.
Julgue o item, subsecutivo, referente à comunicação dos resultados de auditoria, ao monitoramento das recomendações de auditoria e aos relatórios de auditoria.
O relatório de auditoria deve ser elaborado apenas no final
do processo de auditoria, sem necessidade de comunicações
intermediárias com a entidade auditada no curso desse
processo.
O resultado Não Aprovação das Contas sem Imputação de Débito ocorre quando é determinada essa possibilidade pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em face de julgamento de tomada de contas especial.
Assinale a alternativa que contém a indicação para completar o acima descrito.
I. foram realizados testes substantivos para a obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
II. foram realizados testes de observância, que deram razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento.
III. foram realizadas observações para verificação de registros, documentos e ativos tangíveis.
IV. foram realizadas inspeções para obtenção de informações perante pessoas físicas conhecedoras das transações e das operações, dentro e fora da entidade.
Sobre as informações anotadas nos papéis de trabalho, é correto afirmar que
Em relação à prestação de contas aos tribunais de contas, julgue o item seguinte.
Quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta
de natureza formal de que resultem danos ao erário, as contas
deverão ser julgadas regulares com ressalva.
I. Uma comunicação tempestiva consiste na elaboração e na apresentação oportuna dos resultados dos trabalhos de auditoria, em acordo com o planejamento estabelecido previamente.
II. Os relatórios de auditoria devem demonstrar o resultado dos exames, também denominados de achados de auditoria, que constituem o resultado da comparação entre o critério e a condição.
III. A comunicação dos resultados deve ser feita com clareza. Assim, deve-se inserir no corpo do relatório as listas de objetos verificados; por exemplo, listas de notas de empenho e notas fiscais analisadas.
IV. A comunicação dos resultados deve ser redigida de forma completa, com todas as informações essenciais à sua compreensão. Devem ser evitados, no entanto, detalhes supérfluos e informações redundantes.
O tipo de certificado de auditoria, no caso, deverá ser de: