Questões de Concurso Sobre conceitos, abrangência e competências em auditoria governamental

Foram encontradas 100 questões

Q3090493 Auditoria Governamental
O controle exercido pelos Tribunais de Contas é um dos principais mecanismos de controle externo da Administração Pública. Ele visa garantir que os recursos públicos sejam utilizados de maneira eficiente, legal e transparente, em conformidade com as leis e normas vigentes.
Os Tribunais de Contas têm competência para fiscalizar a gestão pública sob os aspectos financeiro, operacional e patrimonial.
Relacione os aspectos fiscalizados listados a seguir aos seus significados.

I. Financeiro.
II. Operacional.
III. Patrimonial.

( ) Fiscaliza a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos públicos.
( ) Avalia a conformidade das receitas e despesas com as normas legais.
( ) Acompanha a gestão dos bens públicos, garantindo que os bens do Estado sejam bem administrados.

Assinale a opção que indica a correspondência correta.
Alternativas
Q3060937 Auditoria Governamental
O controle externo constitui-se no conjunto de ações de controle exercido por uma estrutura organizacional formada por órgãos fiscalizadores das atividades e funcionamento dos entes públicos, com procedimentos, atividades e recursos próprios, não integrados na estrutura controlada, visando fiscalização, verificação e correção dos atos.

(FERNANDES, 2016; MELLO, 2019.)

Constituem-se em órgãos que exercem o controle externo:
Alternativas
Q3021578 Auditoria Governamental

Tendo como base a CF e a jurisprudência do STF, julgue o item subsequente, no que diz respeito à ordem social.


Os estados da Federação devem aplicar, anualmente, no mínimo, vinte e cinco por cento da receita resultante de tributos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

Alternativas
Q2561658 Auditoria Governamental
Ao tratar das Funções dos Tribunais de Contas, Luiz Henrique Lima (2013, p. 111), citando Jorge Miranda, destaca que o termo “Função”, possui duas acepções: a) fim de tarefa ou incumbência; ou b) atividade com características próprias.
Considerando a classificação das funções dos Tribunais de Contas discutidas pelo autor, analise as ações de controle apresentadas na coluna da direita, relacionando-as à função correspondente.



Imagem associada para resolução da questão


Assinale a relação correta entre a ação de controle e a respectiva função dos Tribunais de Contas.
Alternativas
Q2529602 Auditoria Governamental
As auditorias do setor público envolvem pelo menos três partes distintas. A relação entre as partes deve ser vista no contexto específico do ordenamento constitucional para cada tipo de auditoria. Assinale a assertiva que apresenta a parte que representa as pessoas, organizações ou grupos destas para quem o auditor elabora o relatório de auditoria.  
Alternativas
Q2512395 Auditoria Governamental
Os Tribunais de Contas são órgãos integrantes do sistema de accountability brasileiro com as prerrogativas e atribuições definidas na Carta Magna de 1988.

Esses tribunais possuem diversas funções, como a pedagógica, a sancionatória e a punitiva, com diferentes graus de eficácia.

Sobre a temática da eficácia das decisões dos Tribunais de Contas, assinale a afirmativa correta, considerando as disposições constitucionais e jurisprudenciais vigentes.
Alternativas
Q2320704 Auditoria Governamental
Para alocar recursos limitados entre tantas possibilidades de atuação do controle externo e visando à implementação de ferramentas mais efetivas e que resultem em maiores benefícios para a sociedade, faz-se necessário utilizar critérios de seleção de objetos de controle. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a definição do critério de materialidade.
Alternativas
Q2074357 Auditoria Governamental

As normas de auditoria orientam que o auditor deve realizar procedimentos eficazes em consonância com o plano de auditoria para obter evidência de auditoria e cumprir os objetivos do trabalho.


No contexto de uma auditoria de conformidade, o auditor indicou no planejamento a necessidade de realização de testes substantivos, os quais:

Alternativas
Q1989603 Auditoria Governamental

No que se refere à auditoria governamental, julgue o item a seguir.


O cliente final da auditoria governamental é o poder legislativo, que é o ente competente para exercer o controle constitucional da gestão pública brasileira.

Alternativas
Q1966572 Auditoria Governamental

No que diz respeito ao auxílio dos tribunais de contas no controle externo, julgue o item subsequente.


As auditorias realizadas pelo tribunal de contas para avaliar desempenho e resultados resultam necessariamente em recomendações, determinações e aplicação de sanções aos administradores públicos.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Auditor |
Q1924952 Auditoria Governamental
De acordo com a Constituição Federal, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Acerca dos controles da administração pública, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1792731 Auditoria Governamental
Leia com atenção as afirmações abaixo:
I. O controle eficaz emite informações claras sobre o desempenho do sistema e indica qual o desvio em relação ao objetivo; II. Todo sistema de controle eficaz deve ter um custo maior que os seus benefícios; III. Como é impossível controlar todas as fases do sistema, a ênfase do controle deve ser direcionada para as exceções; IV. As informações geradas por um sistema de controle devem ser enviadas rapidamente para o tomador de decisões de modo que a ação corretiva possa ser aplicada a tempo de corrigir as falhas, antes que seja tarde.
Marque a opção CORRETA.
Alternativas
Q1792013 Auditoria Governamental
Qual é a missão dos órgãos que utilizam os mecanismos de controle interno e externo da administração pública?
Alternativas
Q1788150 Auditoria Governamental
A Lei nº 4.320/1964 estatui as normas gerais sobre o controle da execução orçamentária da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Sobre o controle da execução orçamentária, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IDIB Órgão: CREMERJ Prova: IDIB - 2018 - CREMERJ - Contador |
Q1773831 Auditoria Governamental
Considere as assertivas sobre o Controle da Administração Pública:
I. O controle da Administração Pública pode ser classificado em Controle Interno, Controle Externo e Controle Social; II. O Controle Externo é exercido pelos Tribunais de Contas com o auxílio do Poder Legislativo; III. Os atos gerenciais dos ordenadores de despesas somente serão acompanhados pelo Controle Interno; IV. O controle da execução orçamentária compreenderá: a fidelidade funcional dos agentes da administração pública, responsáveis por bens e valores; o cumprimento do programa de trabalho, expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços, além da legalidade dos atos que resultem a arrecadação da receita ou a realização da despesa; V. A Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC T 16.8 do Conselho Federal de Contabilidade classifica o controle interno nas seguintes categorias: operacional, contábil e normativo.
Em seguida aponte a alternativa em que está mencionada somente as assertivas corretas.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: CODEN - SP Prova: VUNESP - 2021 - CODEN - SP - Contador |
Q1743514 Auditoria Governamental
No que tange à fiscalização do Município, diante do controle externo, será exercida
Alternativas
Q1741111 Auditoria Governamental
À luz das normas constitucionais vigentes, acerca do sistema de controle interno, é correto afirmar:
Alternativas
Q1699542 Auditoria Governamental
Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética acerca do planejamento de auditoria, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Carlos, chefe de auditoria interna de órgão público, visando ao saneamento documental, excluiu da documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis. Nessa situação, o servidor agiu acertadamente.
Alternativas
Q1638723 Auditoria Governamental
Assinale a alternativa que representa um profissional de Auditoria Governamental.
Alternativas
Q1636841 Auditoria Governamental

O papel do controle externo, o trabalho dos tribunais de contas, da imprensa e do Ministério Público, auxiliam no processo de conquista permanente do espaço público, enquanto espaço de manifestação consciente do poder em uma república. É neste espaço que se insere uma das bases para a gestão pública por resultados, conhecida como Motivação Institucional. Analise os itens abaixo sobre Motivação Institucional e identifique-os em Verdadeiro ou Falso.


( ) Oportunidade para inserção social e as vias para minimizar a participação popular.

( ) Otimização das práticas do controle social.

( ) Usufruto dos direitos políticos e civis do Estado e a obrigação com sua manutenção.

( ) Condições para a prática cidadã que fornece energia e alimenta esta dimensão, a Motivação Institucional.

( ) Construir uma estrutura eminentemente legalista de gestão, onde os partícipes são chamados a convergir para a compreensão de seu papel no controle .


A sequência correta é:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: C
6: C
7: C
8: E
9: E
10: E
11: D
12: D
13: A
14: E
15: A
16: B
17: E
18: C
19: A
20: C