Questões de Concurso Sobre amostragem em auditoria em auditoria

Foram encontradas 315 questões

Q3137515 Auditoria
O objetivo do auditor, ao usar a amostragem em auditoria, é o de proporcionar uma base razoável para o auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada. A amostragem estatística é aquela que permite a projeção do resultado encontrado para o restante da população, e deve atender determinadas características. Para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem, deve-se:
Alternativas
Q3068069 Auditoria
Um dos aspectos mais importantes no planejamento do trabalho do auditor é a definição da amostra que será auditada, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite ao auditor uma conclusão sobre toda a população. De qualquer maneira, haverá o chamado risco de amostragem, sobre o qual é correto afirmar que:
Alternativas
Q3068068 Auditoria
Ao definir o tamanho da amostra, o auditor pode estabelecê-la mediante aplicação de fórmula com base em estatística ou por meio do exercício do julgamento profissional, considerando a influência que, geralmente, vários fatores têm na determinação do tamanho da amostra. Desse modo, um auditor fiscal, ao definir a amostra que servirá como base durante uma auditoria de malha fiscal em determinado setor econômico do município, deverá considerar o seguinte:
Alternativas
Q3064267 Auditoria
A amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite ao auditor concluir sobre toda a população.
A amostragem estatística é a abordagem à amostragem com as seguintes características:
1. Seleção aleatória dos itens da amostra.
2. A utilização, pelo auditor, de critérios de conveniência e oportunidade para seleção de itens da amostra.
3. Seleção dos elementos da população para compor os itens da amostra com base no julgamento, conhecimento e experiência do auditor.
4. O uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Q3047260 Auditoria
A amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de ser selecionadas, para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.

Sobre os requisitos que o auditor deve observar ao utilizar-se da amostragem, analise as afirmativas a seguir.



I. O auditor deve executar os procedimentos de auditoria, apropriados à finalidade, para cada item selecionado.

II. Se o auditor não puder aplicar os procedimentos de auditoria definidos ou procedimentos alternativos adequados em um item selecionado, o auditor deve tratar esse item como um desvio do controle previsto, no caso de testes de controles ou uma distorção, no caso de testes de detalhes.

III. O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3047259 Auditoria
Em uma auditoria tributária, a equipe de auditores utilizou uma técnica de amostragem consistente em dividir a população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes.
O procedimento adotado pela equipe de auditoria é denominado
Alternativas
Q2566211 Auditoria
Quanto à amostragem em auditoria assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2537895 Auditoria
Sabe-se que o risco de amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria. Dessa forma, entende-se que o nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido.

Desse modo, marque a alternativa que descreva o que ocorre ao tratar do tamanho do risco e da amostra:
Alternativas
Q2537885 Auditoria
A amostragem é a seleção de uma parcela, subconjunto ou parte de um universo ou população para que se possa definir com base nessa análise, as características da população.

Com base nisso, observa-se que a amostragem é dividida em dois tipos com o intuito de selecionar as parcelas de elementos dentro da população total.

Os dois tipos são denominados: 
Alternativas
Q2446558 Auditoria

Julgue o item a seguir.


O risco de amostragem ocorre quando as conclusões baseadas na amostra diferem da realidade da população total. Isso pode afetar tanto a eficácia quanto a eficiência da auditoria, levando a opiniões de auditoria inadequadas ou a trabalho adicional desnecessário. 

Alternativas
Q2446527 Auditoria

Julgue o item a seguir.


Em auditoria, a amostragem é empregada para examinar uma fração da população total, assegurando que cada item tenha igual chance de seleção. Esse método ajuda o auditor a inferir sobre a população completa, proporcionando uma conclusão fundamentada. 

Alternativas
Q2442947 Auditoria

Nos trabalhos de auditoria é comum que se recorra a estratégias de amostragem para garantir maior eficiência e agilidade no trabalho, sem comprometer o resultado. 



Ao optar pela amostragem aleatória estratificada, o auditor deve considerar que:  

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UNITINS Órgão: AFTO Prova: UNITINS - 2023 - AFTO - Analista Contábil |
Q2436232 Auditoria

A auditoria é vista como uma ação imparcial e independente executada pelo auditor com o fim de comparar um fato concreto e um preestabelecido e, na sequência, expressar uma opinião por meio de relatórios. Para Ferreira (2004), faz-se auditoria para verificar se os relatórios e as informações decorrentes dessa relação são adequados e justos. Portanto, a auditoria é a verificação de como a accountability está sendo cumprida na prática.


FERREIRA, R. J. Auditoria. Rio de Janeiro: R. Ferreira, 2004.


A partir do texto acima, é correto afirmar que a auditoria, sob o aspecto

Alternativas
Q2407530 Auditoria
Quanto à amostragem, assinale a alternativa correta com base nas Normas de Auditoria aplicadas ao tema.
Alternativas
Q2405933 Auditoria
Considerando os conceitos básicos de amostragem aplicada à Auditoria, assinale a alternativa correta quanto à Amostragem Aleatória Simples (AAS) e a Amostragem Aleatória Estratificada (AAE).
Alternativas
Q2380102 Auditoria
O objetivo do auditor, ao usar a amostragem em auditoria, é o de proporcionar uma base razoável para ele concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada. A distorção ou o desvio que é comprovadamente não representativo de distorção ou desvio em uma população é o conceito de
Alternativas
Q2369817 Auditoria

A respeito do cálculo do tamanho da amostra para fins de auditoria, analise as assertivas abaixo:


I.  Tamanho da População é o saldo da conta a ser testada.

II. O Erro Máximo Tolerado incorpora o nível de risco que o auditor está disposto a assumir para decidir quanto à adequação ou não do saldo contábil em análise (risco de incorreta aceitação).

III. Erro Previsto é a estimativa feita pelo auditor, utilizando seu julgamento profissional, do montante ou percentual de erro contido na população.

IV. O Fator de Confiança é a materialidade definida pelo auditor para a avaliação da conta contábil em análise.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2361432 Auditoria
Com relação à amostragem em auditoria, tomando como base a NBC TA 530, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao considerar as características de uma população para testes de controles, o auditor faz uma avaliação da taxa de desvio esperada, com base no seu entendimento dos controles relevantes ou no exame de pequena quantidade de itens da população. Essa avaliação é feita para estabelecer a amostra de auditoria e determinar o tamanho dessa amostra.
II. Ao definir uma amostra, o auditor determina a distorção tolerável para avaliar o risco de que o conjunto de distorções individualmente irrelevantes pode fazer para que as demonstrações contábeis apresentem distorções relevantes e forneçam margem para possíveis distorções não detectadas. A distorção tolerável deve ter o mesmo valor da materialidade na execução da auditoria.
III. A amostragem de auditoria permite que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria em relação a algumas características dos itens selecionados, de modo a concluir, ou ajudar a concluir sobre a população da qual a amostra é retirada. A amostragem em auditoria pode ser aplicada usando tanto a abordagem de amostragem não estatística como a estatística.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2350686 Auditoria
Ao decidir pela amostragem, o auditor pode fazê-la por dois tipos: estatístico e não estatístico. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2350683 Auditoria
O risco de aceitação incorreta é um risco de amostragem em auditoria que ocorre quando
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: B
5: E
6: A
7: A
8: B
9: D
10: C
11: C
12: E
13: B
14: B
15: C
16: C
17: C
18: B
19: C
20: A