Na utilização da amostragem em auditoria, o auditor verifico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3158406 Auditoria
Na utilização da amostragem em auditoria, o auditor verificou a existência de distorção ou o desvio que é comprovadamente não representativo de distorção ou desvio em uma população. Nos termos da NBC TA 530 (Res. CFC nº1.222/09), essa hipótese configura a ocorrência de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos entender o tema central da questão, que é a amostragem em auditoria. Neste contexto, o auditor utiliza amostragens para verificar a presença de erros ou desvios em uma população de dados. O foco aqui é quando um desvio é identificado, mas ele não é representativo ou significativo na população como um todo, de acordo com o que estabelece a NBC TA 530.

A alternativa correta é a C - anomalia. Na auditoria, uma anomalia é uma distorção ou desvio que não é representativo da população como um todo. Isso significa que o desvio encontrado é uma exceção e não reflete um problema mais comum ou disseminado nos dados auditados.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - risco de amostragem: Este termo refere-se à possibilidade de que a amostra escolhida não seja representativa da população total, levando a conclusões erradas. Neste caso, não se aplica, pois a questão trata de uma distorção específica e não do risco envolvido na escolha da amostra.

B - distorção tolerável: Esta é uma medida usada para definir o limiar aceitável de erro em um conjunto de dados. A questão, entretanto, aborda uma situação onde o desvio encontrado é insignificante em termos de representatividade, não apenas sobre se ele está dentro ou fora de um limite tolerável.

D - risco de controle: Relaciona-se ao risco de que os controles internos falhem em detectar ou prevenir erros. Novamente, não é o foco da questão, que trata de um desvio específico considerado não representativo.

E - taxa de desvio: Refere-se à frequência com que erros ocorrem em uma população. A questão, ao invés disso, fala de um desvio que não representa a população, e não sobre a frequência de erros.

Portanto, ao focar na ideia de um desvio isolado e não representativo, a resposta correta é a anomalia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A anomalia é um erro isolado e não representativo da população, diferentemente de erros sistemáticos ou recorrentes. Portanto, a resposta correta é C) Anomalia.

De acordo com a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, uma anomalia ocorre quando uma distorção ou desvio identificado em uma amostra é considerado um caso isolado, ou seja, não representa um erro recorrente ou sistemático em toda a população.

Na prática, isso significa que o erro encontrado não é indicativo de um problema generalizado nos registros ou controles da entidade auditada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo