Questões de Concurso Sobre auditor independente: objetivos, requisitos, deveres e responsabilidades (nbc ta 200) em auditoria

Foram encontradas 365 questões

Q3150338 Auditoria
Analise as situações hipotéticas a seguir de acordo com a NBC TA 200 (R1 - Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria).
I. A entidade que reporta possui operações internacionais em países com legislações e regulamentações contábeis distintas, o que aumenta a complexidade das demonstrações contábeis.
II. Os procedimentos de controle interno da entidade para aprovações de transações financeiras são inconsistentes e falham em detectar erros em pagamentos elevados.
III. A entidade está em um setor de tecnologia caracterizado por rápidas mudanças e inovações constantes, o que aumenta significativamente o risco de obsolescência dos seus inventários e, por consequência, a probabilidade de distorções em seu valor contábil.
IV. Durante a auditoria, o auditor opta por realizar uma análise de dados automatizada para identificar anomalias nas transações financeiras, mas alguns resultados não foram revisados detalhadamente.

Os tipos de risco de auditoria a que se refere cada uma das quatro situações são, respectivamente:
Alternativas
Q3114955 Auditoria
Assinale a alternativa CORRETA de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, que trata de objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas.
Alternativas
Q3078613 Auditoria
O auditor que realiza auditoria, de acordo com as normas de auditoria, é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: OBJETIVA Órgão: FESC - SP Prova: OBJETIVA - 2024 - FESC - SP - Contador |
Q3061671 Auditoria
A respeito dos objetivos do auditor independente, analisar os itens.

I. Prevenir as fraudes e os erros da contabilidade, auxiliando nos ajustes e registros dos fatos administrativos.

II. Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes.

III. Apresentar seu relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se em conformidade com o exigido pelas normas de auditoria.


Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3033385 Auditoria
A materialidade é um conceito fundamental na auditoria. Sobre a materialidade, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2922757 Auditoria

A Carta de Responsabilidade da Administração com suas declarações deve ser endereçada aos auditores independentes e deve conter, no mínimo, informações específicas, sempre que, a juízo destes, essas informações sejam significativas para formar opinião sobre as demonstrações contábeis. Uma declaração por escrito constitui-se como uma melhor evidência para auditoria do que a declaração verbal.


São tipos de declarações de responsabilidade da administração, EXCETO:

Alternativas
Q2800728 Auditoria

De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna é idêntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria; ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas, ambas modificam a extensão de seu trabalho de acordo com as suas observações e a eficiência dos sistemas contábeis e de controles internos existentes.


Entretanto, os trabalhos executados pelos Auditores Internos e Externos têm suas diferenças básicas caracterizadas por:

São trabalhos executados pela Auditoria Externa, EXCETO:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAURGS Órgão: HCPA Prova: FAURGS - 2016 - HCPA - Analista I (Auditoria) |
Q2796298 Auditoria

A norma NBC PA 290 (R1) – Independência: Trabalhos de Auditoria e Revisão informa que existem circunstâncias que podem ameaçar a independência do auditor.


Assinale a alternativa que apresenta três categorias de ameaças definidas na norma.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAURGS Órgão: HCPA Prova: FAURGS - 2016 - HCPA - Analista I (Auditoria) |
Q2796296 Auditoria

A norma define como ___________ a diferença entre valor, classificação, apresentação ou divulgação de um item informado nas demonstrações contábeis e valor, classificação, apresentação ou divulgação requerido para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.


Assinale a alternativa que preenche corretamente o trecho acima, tendo como base o que estabelece a NBC TA 450 – Avaliação das Distorções Identificadas Durante a Auditoria.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAURGS Órgão: HCPA Prova: FAURGS - 2016 - HCPA - Analista I (Auditoria) |
Q2796291 Auditoria

Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com a NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados. Para determinar se é apropriado usar evidência de auditoria da efetividade operacional dos controles, obtida em auditorias anteriores e, caso afirmativo, a duração do período de tempo que pode decorrer antes de testar novamente o controle, o auditor deve considerar

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAURGS Órgão: HCPA Prova: FAURGS - 2016 - HCPA - Analista I (Auditoria) |
Q2796287 Auditoria

Considerando o que estabelece a NBC TA 320 – Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria, aplica-se, frequentemente, como ponto de partida, uma porcentagem a um referencial selecionado para determinar a materialidade das demonstrações contábeis como um todo.


Assinale a alternativa cujos fatores NÃO podem afetar a identificação de referencial apropriado.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAURGS Órgão: HCPA Prova: FAURGS - 2016 - HCPA - Analista I (Auditoria) |
Q2796189 Auditoria

Com relação ao que estabelece a NBC TA 230 – Documentação de Auditoria, as principais finalidades da documentação de auditoria são: servir como evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor e

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAURGS Órgão: HCPA Prova: FAURGS - 2016 - HCPA - Analista I (Auditoria) |
Q2796185 Auditoria

Conforme NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, o nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido, ou seja,

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAURGS Órgão: HCPA Prova: FAURGS - 2016 - HCPA - Analista I (Auditoria) |
Q2796169 Auditoria

A análise dos riscos de Auditoria Interna está relacionada à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.


De acordo com a NBC TI 01 – Auditoria Interna, os riscos devem ser avaliados

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAURGS Órgão: HCPA Prova: FAURGS - 2016 - HCPA - Analista I (Auditoria) |
Q2796166 Auditoria

De acordo com a NBC TI 01 – Auditoria Interna, assinale a alternativa que NÃO representa um fator relevante a ser considerado no planejamento para a execução dos trabalhos.

Alternativas
Q2727720 Auditoria
Marque a alternativa correta quanto ao conteúdo da carta de responsabilidade da empresa:
Alternativas
Q2727700 Auditoria
O controle da qualidade consiste em, exceto:
Alternativas
Q2589398 Auditoria

Com base na Aceitação de mudança nos termos do trabalho de auditoria, previstos na NBC TA 210 (R1), assinale a assertiva que está em desacordo com essa normativa.

Alternativas
Q2567131 Auditoria
De acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), além de manter sua independência durante todo o processo de auditoria, o auditor precisa estabelecer uma comunicação clara e transparente com a parte responsável sobre sua percepção dos riscos à independência. Dessa maneira, as ameaças ao cumprimento dos requisitos de independência devem ser identificadas, avaliadas e mitigadas antes e durante a auditoria. Nesse contexto, a ameaça que ocorre quando um auditor promove uma posição ou opinião a tal ponto que a neutralidade e/ou objetividade possam ser ou sejam percebidas como comprometidas está relacionada à ameaça de 
Alternativas
Q2516110 Auditoria
Considere as quatro salvaguardas a seguir, que podem ser implementadas por auditores independentes no contexto de ameaças aos princípios fundamentais de ética.


I. Utilização de revisor apropriado que não era membro da equipe para revisão do trabalho realizado.

II. Rotação periódica de membros-chave da equipe de auditoria.

III. Restrição a empregados e sócios da firma de auditoria à aquisição ou manutenção de valores mobiliários, empréstimos ou quaisquer outros interesses financeiros pessoais na empresa auditada.

IV. Comunicação periódica com o comitê de auditoria, sem a presença da diretoria executiva, para relatar o andamento dos trabalhos e eventuais dificuldades na realização dos testes de auditoria.


Essas quatro salvaguardas propiciam proteção contra as seguintes ameaças, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: D
5: B
6: C
7: D
8: A
9: E
10: A
11: D
12: D
13: B
14: A
15: C
16: B
17: C
18: C
19: B
20: D