Questões de Concurso Sobre auditor independente: objetivos, requisitos, deveres e responsabilidades (nbc ta 200) em auditoria

Foram encontradas 370 questões

Q3150338 Auditoria
Analise as situações hipotéticas a seguir de acordo com a NBC TA 200 (R1 - Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria).
I. A entidade que reporta possui operações internacionais em países com legislações e regulamentações contábeis distintas, o que aumenta a complexidade das demonstrações contábeis.
II. Os procedimentos de controle interno da entidade para aprovações de transações financeiras são inconsistentes e falham em detectar erros em pagamentos elevados.
III. A entidade está em um setor de tecnologia caracterizado por rápidas mudanças e inovações constantes, o que aumenta significativamente o risco de obsolescência dos seus inventários e, por consequência, a probabilidade de distorções em seu valor contábil.
IV. Durante a auditoria, o auditor opta por realizar uma análise de dados automatizada para identificar anomalias nas transações financeiras, mas alguns resultados não foram revisados detalhadamente.

Os tipos de risco de auditoria a que se refere cada uma das quatro situações são, respectivamente:
Alternativas
Q3225477 Auditoria
Em relação aos objetivos gerais do auditor independente, a independência deste em relação à entidade salvaguarda a sua capacidade de formar opinião de auditoria sem ser afetado por influências que poderiam comprometer essa opinião.
A independência aprimora a capacidade do auditor de atuar com integridade, ser objetivo e
Alternativas
Q3202566 Auditoria
Considerando que a manutenção de interesse financeiro em cliente de auditoria pode criar uma ameaça de interesse próprio, particularmente quando envolve familiar imediato, próximo ou outras pessoas relacionadas, é correto afirmar que essa situação se caracteriza quando
Alternativas
Q3184148 Auditoria
De acordo com a CTA 02 – EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS, a Demonstração do Valor Adicionado é obrigatória, segundo a legislação societária brasileira, somente para as companhias abertas, enquanto de acordo com as normas contábeis internacionais, deve ser considerada uma informação suplementar.
No relatório do auditor independente, a Demonstração do Valor Adicionado deve ser tratada
Alternativas
Q3184140 Auditoria
Um auditor independente tomou conhecimento, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia tê-lo levado a alterar seu relatório.
Independentemente de haver alterações futuras nas demonstrações contábeis, nesse caso o auditor deve
Alternativas
Q3184136 Auditoria
Um auditor independente está realizando a auditoria da Cia X, que é usuária dos serviços da Cia Y. O auditor deve determinar se há entendimento suficiente acerca da natureza e da importância dos serviços prestados pela organização prestadora de serviços e seu efeito sobre o controle interno da entidade usuária para a auditoria, para fornecer uma base para a identificação e a avaliação dos riscos de distorção relevante.
No entanto, o auditor não conseguiu obter entendimento suficiente da entidade usuária, de modo que deve obter esse entendimento por meio de outros procedimentos.
De acordo com a NBC TA 402 – CONSIDERAÇÕES DE AUDITORIA PARA A ENTIDADE QUE UTILIZA ORGANIZAÇÃO PRESTADORA DE SERVIÇOS, entre os procedimentos estão os a seguir elencados, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q3184133 Auditoria
De acordo com a NBC TA 240 (R1) – RESPONSABILIDADE DO AUDITOR EM RELAÇÃO À FRAUDE, NO CONTEXTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, está em posição privilegiada para perpetrar fraudes
Alternativas
Q3184131 Auditoria
O risco de auditoria, de acordo com a NBC TA 200 (R1) – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA, representa o risco de que o auditor
Alternativas
Q3114955 Auditoria
Assinale a alternativa CORRETA de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, que trata de objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas.
Alternativas
Q3078613 Auditoria
O auditor que realiza auditoria, de acordo com as normas de auditoria, é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: OBJETIVA Órgão: FESC - SP Prova: OBJETIVA - 2024 - FESC - SP - Contador |
Q3061671 Auditoria
A respeito dos objetivos do auditor independente, analisar os itens.

I. Prevenir as fraudes e os erros da contabilidade, auxiliando nos ajustes e registros dos fatos administrativos.

II. Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes.

III. Apresentar seu relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se em conformidade com o exigido pelas normas de auditoria.


Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3033385 Auditoria
A materialidade é um conceito fundamental na auditoria. Sobre a materialidade, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2589398 Auditoria

Com base na Aceitação de mudança nos termos do trabalho de auditoria, previstos na NBC TA 210 (R1), assinale a assertiva que está em desacordo com essa normativa.

Alternativas
Q2567131 Auditoria
De acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), além de manter sua independência durante todo o processo de auditoria, o auditor precisa estabelecer uma comunicação clara e transparente com a parte responsável sobre sua percepção dos riscos à independência. Dessa maneira, as ameaças ao cumprimento dos requisitos de independência devem ser identificadas, avaliadas e mitigadas antes e durante a auditoria. Nesse contexto, a ameaça que ocorre quando um auditor promove uma posição ou opinião a tal ponto que a neutralidade e/ou objetividade possam ser ou sejam percebidas como comprometidas está relacionada à ameaça de 
Alternativas
Q2516110 Auditoria
Considere as quatro salvaguardas a seguir, que podem ser implementadas por auditores independentes no contexto de ameaças aos princípios fundamentais de ética.


I. Utilização de revisor apropriado que não era membro da equipe para revisão do trabalho realizado.

II. Rotação periódica de membros-chave da equipe de auditoria.

III. Restrição a empregados e sócios da firma de auditoria à aquisição ou manutenção de valores mobiliários, empréstimos ou quaisquer outros interesses financeiros pessoais na empresa auditada.

IV. Comunicação periódica com o comitê de auditoria, sem a presença da diretoria executiva, para relatar o andamento dos trabalhos e eventuais dificuldades na realização dos testes de auditoria.


Essas quatro salvaguardas propiciam proteção contra as seguintes ameaças, respectivamente:
Alternativas
Q2486050 Auditoria
A NBC TA 200 se refere às responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria de demonstrações contábeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.
Quanto à auditoria de demonstrações contábeis, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2458368 Auditoria
Segundo a Norma de Contabilidade – NBC TA 200 (R1), a manutenção do ceticismo profissional ao longo de toda a auditoria é necessária, por exemplo, para que o auditor reduza os riscos de:

I. Generalização excessiva ao tirar conclusões das observações de auditoria.
II. Uso inadequado de premissas ao determinar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria e ao avaliar os resultados destes.
III. Ignorar circunstâncias usuais.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2446556 Auditoria

Julgue o item a seguir.


A independência em auditoria pode ser ameaçada por conflitos de interesse, familiaridade, ou pressões externas. Identificar e aplicar salvaguardas contra tais ameaças é responsabilidade do auditor, assegurando a integridade e objetividade dos relatórios. 

Alternativas
Q2446550 Auditoria

Julgue o item a seguir.


O auditor independente, ao avaliar as demonstrações contábeis de uma entidade, deve basear sua opinião nos Princípios de Contabilidade e nas normativas dos órgãos reguladores, desde que estas não contrariem os objetivos fundamentais da contabilidade. 

Alternativas
Q2382128 Auditoria
Sobre a auditoria e o papel do auditor, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: C
6: E
7: A
8: E
9: C
10: E
11: D
12: B
13: C
14: B
15: D
16: C
17: D
18: C
19: C
20: A