Questões de Auditoria - Auditoria Independente (Externa) para Concurso

Foram encontradas 135 questões

Q2366005 Auditoria
Na definição do escopo dos trabalhos de auditoria devem ser considerados os riscos identificados e os controles internos chave, sendo estes os que, em uma situação de risco inerente alto, atuam para que o risco residual seja baixo.
Considere na tabela a seguir dois processos de trabalho,  os quais foram avaliados quanto ao risco mediante uma gradação definida por uma matriz 5x5, tendo, por menor valor, 1, e, maior, valor 25, e corrigida por um fator de risco residual decrescente (1; 0,8; 0,6; 0,4 e 0,2): Processo de Trabalho Risco Inerente Fator de Risco Residual A 20 0,2 B 16 1

Imagem associada para resolução da questão


A partir dos dados da tabela, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2350682 Auditoria
O auditor externo
Alternativas
Q2323222 Auditoria
Sobre os riscos de auditoria e demais elementos de significância que devem ser observados no trabalho de auditoria e definidos nas Normas Brasileiras de Auditoria Aplicadas ao Setor Público (NBASP), assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2281289 Auditoria

Com relação aos indicadores de fraude e à segregação de funções, julgue o item a seguir.


Considere-se que um servidor público, responsável por um processo de compra pública, seja irmão do fornecedor vendedor da licitação; nessa situação, evidencia-se uma fraude no processo. 

Alternativas
Q2281288 Auditoria

Com relação aos indicadores de fraude e à segregação de funções, julgue o item a seguir.


Considere-se que um funcionário de uma grande empresa, com mais de 20 anos de serviço, tenha saído em férias nas quais percorreu boa parte da Europa, e que tenha voltado com presentes para todos os colegas de trabalho; considere, ainda, que ele tenha informado, quando de seu retorno, sua mudança de residência para um bairro luxuoso. Nessa situação, estão presentes todos os indícios que comprovam a ocorrência de uma fraude.  

Alternativas
Q2281287 Auditoria

Com relação aos indicadores de fraude e à segregação de funções, julgue o item a seguir.


Para mitigar o risco de fraudes, o gerente que autoriza as vendas a crédito deve controlar os recebimentos efetivamente realizados.

Alternativas
Q2281277 Auditoria

No que diz respeito a erros, fraudes, amostragem e normas relativas ao relatório de auditoria, julgue o item subsecutivo.


Na auditoria interna, atos intencionais destinados a manipular informações financeiras ou apropriação indevida de recursos da entidade são indicativos de fraude; por sua vez, equívocos não intencionais na elaboração das demonstrações financeiras são considerados erros.

Alternativas
Q2280048 Auditoria
As auditorias devem ser conduzidas de forma a administrar ou reduzir o risco de auditoria, em suas diversas dimensões, a um nível aceitável. Nesse contexto, durante um trabalho de auditoria financeira, um auditor identificou um fator de risco que precisa ser devidamente estimado na condução do trabalho: a responsabilidade por decisões de caráter financeiro e operacional estava a cargo de uma única pessoa.

Esse fator se relaciona às estimativas de risco na dimensão de:
Alternativas
Q2243554 Auditoria
De acordo com a NBC TA 200 (R1) – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, quando o trabalho de auditoria é de interesse público e, portanto, exigido pelo Código de Ética Profissional do Contabilista e pelas normas profissionais do CFC, exige-se que o auditor seja independente da entidade sujeita a auditoria.
A independência do auditor frente à entidade caracteriza-se principalmente por
Alternativas
Q2233443 Auditoria
Quanto às responsabilidades do auditor em relação à fraude, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2232595 Auditoria
Uma das técnicas mais usadas na etapa de planejamento de um trabalho de auditoria é a matriz de análise de riscos, que tem entre seus objetivos identificar e ponderar os riscos inerentes e de controle relativos às atividades auditadas.

Nesse contexto, o risco inerente 
Alternativas
Q2222039 Auditoria
No que concerne a evidências e procedimentos de auditoria, bem como à identificação de fraudes, julgue o item subsequente.
No caso de identificação de fraude, o auditor deve realizar os procedimentos de auditoria preferencialmente no início ou no decurso do período da auditoria, a fim de evitar interferência da fraude nos resultados.
Alternativas
Q2221614 Auditoria
No que se refere às noções de auditoria, julgue o item seguinte.

Um fator que difere a auditoria interna da externa é o nível de independência do auditor.
Alternativas
Q2221613 Auditoria

No que se refere às noções de auditoria, julgue o item seguinte.


A auditoria independente agrega valor ao resultado da organização, além de apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as inconformidades apontadas.

Alternativas
Q2208781 Auditoria
Entre outros fatores, uma firma de auditoria pode vir a ter a sua independência profissional comprometida 
Alternativas
Q2181797 Auditoria
Durante um trabalho de auditoria das demonstrações contábeis de uma entidade, um auditor identificou um risco de distorção relevante no nível de afirmações e determinou que tal risco é significativo.

Nesse caso, o auditor deve
Alternativas
Q2181796 Auditoria
Durante os trabalhos de auditoria, é comum a constatação de que a entidade tem um sistema de controle interno excelente apresentado em seu manual de procedimentos, mas, na prática, o cenário é o inverso. Nessas situações, o auditor deve alterar as informações sobre o sistema de controle interno indicadas nos manuais para situação efetiva. A partir de então, o auditor avaliará o sistema que efetivamente é operado pela entidade para controle dos seus ativos e geração de informações contábeis.
Em geral, o auditor cumpre esse procedimento 
Alternativas
Q2174507 Auditoria
O modelo COSO foi desenvolvido com a ideia de que o gestor possa gerenciar os riscos de modo eficaz, no contexto dos objetivos e da estrutura de cada organização. Adicionalmente, o modelo passou a visar o alinhamento da gestão de risco à estratégia e ao desempenho.
Nessa revisão, a dimensão de comunicação e reporte é desenvolvida por meio de
Alternativas
Q2132471 Auditoria

Em relação a supervisão e controle de qualidade, relatórios de auditoria, papéis de trabalho e documentação de auditoria, julgue o próximo item.


A principal função dos papéis de trabalho consiste em demonstrar que os procedimentos de auditoria foram planejados e executados de forma apropriada.

Alternativas
Q2132469 Auditoria

Em relação a supervisão e controle de qualidade, relatórios de auditoria, papéis de trabalho e documentação de auditoria, julgue o próximo item.


Compete às firmas de auditoria independente desenvolver, implementar e operar sistema de gestão de qualidade voltado às atividades de auditoria e a outros serviços correlatos, aplicando uma abordagem baseada em risco que permita o gerenciamento proativo da qualidade dos trabalhos a serem executados. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: E
5: E
6: E
7: C
8: C
9: D
10: D
11: C
12: E
13: C
14: E
15: D
16: D
17: D
18: A
19: C
20: C