Questões de Concurso
Sobre controle interno em auditoria
Foram encontradas 869 questões
De acordo com a estrutura integrada de controle interno proposta pelo COSO (2013), antes da realização da avaliação de riscos, a administração de uma entidade deve estabelecer objetivos, especificados dentro de suas categorias, e considerar
I a adequação dos objetivos à entidade.
II o impacto que possíveis mudanças podem gerar no ambiente externo à organização.
III o potencial impacto das mudanças no próprio modelo de negócio da organização, que pode tornar o seu controle interno ineficaz.
Assinale a opção correta.
A mensuração do risco de mercado deve considerar apenas as posições ativas da instituição financeira.
A terceira linha de defesa nas instituições financeiras é responsável pela implementação de controles internos e pela mitigação de riscos operacionais.
A governança do gerenciamento de riscos deve ser separada das funções de negócios e diretamente subordinada à alta administração.
(__) A avaliação de riscos nos controles internos deve ser baseada exclusivamente em registros contábeis e financeiros, uma vez que são os principais documentos para análise de conformidade na execução orçamentária. (__) A estruturação dos controles internos em uma Câmara Municipal deve considerar a identificação e a priorização dos riscos com base na probabilidade de ocorrência e no impacto potencial sobre a gestão pública. (__) A implementação de controles internos eficazes elimina completamente os riscos financeiros e operacionais, garantindo que não ocorram fraudes ou erros contábeis ao longo do exercício orçamentário. (__) A adoção de metodologias de gerenciamento de riscos permite que os controles internos sejam continuamente aprimorados, adaptando-se às mudanças nas práticas administrativas e às novas regulamentações.
A sequência está correta em:
No que concerne à abordagem comportamental na governança, aos principais órgãos de governança corporativa, às áreas de controle, à gestão de riscos e ao compliance, julgue o próximo item.
A gestão de risco não deve se limitar a reduzir as ocorrências de eventos que possam impactar os objetivos e negócios da organização, devendo, também, maximizar oportunidades e assegurar a consecução dos objetivos planejados.