Questões de Concurso
Comentadas sobre fraude e erro em auditoria
Foram encontradas 223 questões
D. Mercadorias C. Fornecedores a pagar
Nessa situação, o registro contábil configura
I. É possível auditoria fiscal determinar o valor extado da receita omitida com base tão somente no histórico da conta caixa.
II. A recomposição do fluxo de caixa do período é uma técnica que pode ser utilizada par determinar o valor mínimo aproximado de omissão de registro contábil de receitas pela empresa.
III. Para avaliar e comprovar a ocorrência de fraudes nos registros contábeis de receitas, o auditor pode utilizar-se do livro de saída de mercadoria, dos registros de prestação de serviços e dos pagamentos à vista realizados pela empresa.
Está correto o que se afirma em
Julgue o item a seguir, em relação a evidências, risco de auditoria, amostragem, procedimentos, fraude e erro.
A apropriação indevida de ativos é usualmente cometida por empregados em grandes valores; quando cometida pela administração, geralmente é mais fácil de detectar, devido à utilização de métodos mais visíveis e ao nível hierárquico que ela ocupa.
A respeito de fraude, erro e relevância/materialidade, documentação, planejamento e execução da auditoria, julgue o item que se segue.
Apesar de o auditor poder suspeitar da ocorrência de fraude ou mesmo identificá-la, não lhe cabe estabelecer a relação jurídica de sua real ocorrência.
1. Um servidor público, recém-empossado no cargo efetivo de tesoureiro, por desconhecimento e por falta de treinamento, realizou pagamentos a fornecedores sem realizar as retenções de impostos e contribuições previstos na legislação.
2. O integrante da comissão de licitação da secretaria da saúde, servidor público efetivo, combinou com fornecedores o preço dos medicamentos a serem adquiridos (em valor maior que o de mercado). Com isso, recebeu dos fornecedores uma vantagem (comissão) indevida.
3. Maria, servidora pública efetiva, no exercício do cargo de professora, interpretou equivocadamente as orientações para operar um equipamento de projeção na sala de aula e causou um dano irreparável ao equipamento.
4. Pedro, ocupante do cargo efetivo de motorista e lotado no gabinete do prefeito, no exercício de suas funções, recebeu diversas multas de trânsito por excesso de velocidade. Em conluio com um dos diretores da prefeitura, recebeu valores de diárias (sem justificativa ou viagem realizada) para supostamente pagar as multas de trânsito.
Diante das situações acima e a respeito da distinção entre erro e fraude, um auxiliar de controle interno identificou que há existência de erros nas situações:
Julgue o item que se segue, relativo a auditoria independente, relatório de auditoria e conceitos pertinentes à auditoria.
Fraude e erro devem ser tratados da mesma maneira na auditoria independente, pois ambos afetam as demonstrações financeiras.
Para cada tipo fraude, os fatores de risco podem ser classificados com base em três condições geralmente presentes quando ocorrem distorções relevantes decorrentes de fraude.
Relacione os fatores de risco relativos a distorções relevantes de informações contábeis fraudulentas com um respectivo exemplo.
1. Incentivos/pressões.
2. Oportunidades.
3. Atitudes/racionalizações.
( ) Operações significativas localizadas ou conduzidas no exterior, em jurisdições em que existem ambientes e culturas de negócios diferentes.
( ) Participação ou preocupação excessiva da administração não financeira com a seleção de políticas contábeis ou com a determinação de estimativas significativas.
( ) Alta vulnerabilidade a mudanças rápidas, tais como mudanças na tecnologia, na obsolescência de produtos ou nas taxas de juros.
A numeração correta na ordem apresentada
Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor deve
O ato intencional de omissão ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários, é definido como
Conforme estabelecido na NBC-T 12, define-se fraude para a auditoria interna como sendo o ato
O ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários, constitui o que as normas brasileiras de contabilidade que tratam de auditoria interna denominam de:
Durante os trabalhos na Secretaria da Fazenda do município, um auditor identificou as seguintes situações:
-
1. O mesmo imóvel possui duas matrículas imobiliárias, o que resultou no lançamento em duplicidade da receita com o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
2. O contador estava desatualizado em relação à legislação tributária e deixou de enviar a declaração do imposto sobre a renda retido na fonte no prazo correto.
3. O servidor público do setor financeiro, intencionalmente, aplicou recursos públicos em instituição financeira não autorizada para obter benefícios pessoais.
4. As receitas de rendimentos de aplicação financeira foram registradas como deduções de despesas.
-
Nesses casos, as situações identificadas pelo auditor caracterizam-se, sequencialmente, como:
Durante uma verificação nas operações realizadas na Secretaria da Educação do município, um auditor de controle interno identificou as seguintes situações:
1. Em conluio com fornecedores, despesas foram pagas sem o prévio recebimento efetivo das mercadorias adquiridas.
2. O servidor público do setor financeiro, recém-empossado, não recebeu o treinamento adequado e deixou de realizar retenções nos pagamentos realizados.
3. As despesas com horas extras pagas a servidores públicos foram intencionalmente registradas como diárias para evitar a incidência de impostos e encargos.
4. A receita com o recebimento de taxas foi equivocadamente registrada como sendo de uma contribuição de melhoria.
Nesses casos, as situações identificadas pelo auditor de controle interno caracterizam-se, sequencialmente, como:
As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou de erro. O fator distintivo entre a fraude e o erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis.
A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos:
Acerca de passivos fictícios e da identificação de erros e fraudes na escrituração contábil e fiscal, julgue o item a seguir.
Ao identificar indícios de fraudes ou erros significativos na
escrita fiscal, o auditor deve revisar a totalidade das
transações fiscais da entidade auditada, para garantir que
todas as irregularidades sejam descobertas e corrigidas antes
da emissão do relatório final de auditoria.