Questões de Concurso Sobre gestão de risco, controle e governança corporativa em auditoria

Foram encontradas 198 questões

Q3154691 Auditoria
Conforme preconiza o TCU, a gestão de riscos tem como objetivo auxiliar a tomada de decisão, provendo segurança ao cumprimento da missão e ao alcance dos objetivos institucionais.
Avalie se os princípios da gestão de risco incluem:

I. Fomentar de forma responsável a inovação e a ação empreendedora ao realizar algo que nunca foi feito antes, ou algo que implique riscos, bem como identificar, avaliar e tratar esses riscos.
II. Compreender o ambiente externo e interno em cujo objeto de gestão de riscos se encontra inserido e identificar parâmetros e critérios a serem considerados no processo de gestão de riscos.
III. Compreender o reconhecimento e a descrição dos riscos relacionados aos objetivos/resultados de um objeto de gestão de riscos, envolvendo a identificação de possíveis fontes de riscos.
IV. Aplicar-se a qualquer tipo de atividade ou projeto. A gestão de riscos pode ser aplicada a qualquer ação organizacional que tenha um objetivo claro ou da qual resulte um produto ou serviço definido.

Estão corretos os itens
Alternativas
Q3141032 Auditoria
O controle interno é um processo que visa garantir a eficácia e eficiência dos recursos organizacionais. Assinale a alternativa correspondente ao tipo de ferramenta de controle interno que envolve a identificação, avaliação e mitigação dos riscos que podem impactar a saúde financeira de uma organização.
Alternativas
Q3092742 Auditoria
No contexto de auditorias em sistemas de controle interno, qual dos seguintes princípios é considerado fundamental para assegurar a adequação dos controles internos de uma entidade?
Alternativas
Q3087827 Auditoria
Acerca do Gerenciamento de risco, assinale a alternativa que representa corretamente um dos objetivos definidos pelo COSO I.
Alternativas
Q3053359 Auditoria
Sobre o processo de gestão de risco, analisar os itens.

I. O propósito dos planos de tratamento de riscos é generalizar como as opções de tratamento escolhidas serão implementadas de maneira que os arranjos sejam compreendidos pelos envolvidos e o progresso em relação ao plano possa ser monitorado.
II. O propósito do monitoramento e da análise crítica é assegurar e melhorar a qualidade e a eficácia da concepção, da implementação e dos resultados do processo.
III. O relato é parte integrante da governança da organização e convém que melhore a qualidade do diálogo com as partes interessadas e apoie a Alta Direção e os órgãos de supervisão a cumprirem suas responsabilidades.
IV. A avaliação de riscos envolve a comparação dos resultados da análise de riscos com os critérios de risco estabelecidos para determinar onde é necessária ação adicional.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3049694 Auditoria
Analise as afirmativas abaixo sobre gestão de risco.
I. O estudo de risco sempre esteve associado a eventos probabilísticos e não determinísticos.
II. A principal diferença entre risco e incerteza se refere à possibilidade do estabelecimento de probabilidades. O risco caracteriza-se por uma situação cuja decisão é tomada sob condições de probabilidades conhecidas. Já incertezas, não.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3047387 Auditoria
Em um trabalho de AIG, a equipe avaliou as possíveis causas dos riscos do objeto da auditoria e observou que esses riscos eram decorrentes da produção e da disponibilização de informações que tinham como finalidade apoiar a tomada de decisão, mas que se mostraram incompletas, imprecisas ou obscuras. Ademais, evidenciaram que os objetivos e as estratégias da unidade auditada foram definidos em desacordo com a realidade.
Considerando essas observações levantadas pela equipe de auditoria, é correto afirmar que as fontes de risco são, respectivamente,
Alternativas
Q3047379 Auditoria
Analise as seguintes assertivas referentes a atividades realizadas no gerenciamento de riscos corporativos:
1. Estabelecer o apetite de risco. 2. Dar garantia de que os riscos são corretamente estimados. 3. Impor processos de gerenciamento de riscos.
De acordo com o “Manual de Implantação de Sistemas de Controle Interno das Administrações Públicas Municipais e Estadual do Estado do Rio de Janeiro”, corresponde(m) aos papéis fundamentais da auditoria interna:


Alternativas
Q3047378 Auditoria
A definição dos riscos é realizada com base em objetivos previamente estabelecidos, correspondentes ao que se pretende alcançar no planejamento da organização
De acordo com o “Manual de Implantação de Sistemas de Controle Interno das Administrações Públicas Municipais e Estadual do Estado do Rio de Janeiro”, os objetivos de nível estratégico são
Alternativas
Q3030743 Auditoria
O Modelo de Três Linhas foi desenvolvido pelo Institute of Internal Auditors (IIA) para contribuir com as organizações na identificação de estruturas e processos que melhor auxiliam no atingimento dos objetivos e no fortalecimento da governança e gerenciamento de riscos. O modelo define papéis e responsabilidades associados às instâncias da estrutura organizacional no âmbito do processo de gestão de riscos para salvaguarda da estratégia organizacional.
De acordo com o referido modelo, os papéis de primeira linha:
Alternativas
Q2944669 Auditoria

No processo de identificação e avaliação das opções para o tratamento de riscos, um conjunto de possíveis ações podem ser tomadas, exceto:

Alternativas
Q2944668 Auditoria

Segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006, o processo de comparar o risco estimado com critérios de risco predefinidos para determinar a importância do risco é conhecido como:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Auditor |
Q2781130 Legislação Federal

De acordo com a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01 de 10 de maio de 2016, o conjunto de regras, procedimentos, diretrizes, protocolos, rotinas de sistemas informatizados, conferências e trâmites de documentos e informações, entre outros, operacionalizados de forma integrada pela direção e pelo corpo de servidores das organizações, destinados a enfrentar os riscos e fornecer segurança razoável para que os objetivos gerais da entidade sejam alcançados, é denominado

Alternativas
Q2780504 Auditoria

Os princípios da boa governança corporativa devem ser seguidos pelos órgãos e entidades da administração pública. Qual é o princípio que tem como base a honestidade e objetividade, elevando os padrões de decência e probidade na gestão dos recursos públicos e das atividades da organização?

Alternativas
Q2708754 Auditoria

Assinale a alternativa que apresenta todas as funções consideradas de grande contribuição na auditoria interna para a governança corporativa, no intuito de redução do conflito de agência.

Alternativas
Q2629432 Auditoria

As diárias são despesas orçamentárias decorrentes de pagamentos realizados a servidor público que, a serviço, afastar-se de sua sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior. São destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinárias com alimentação, pousada e locomoção urbana do servidor público estatutário ou celetista.

No decorrer de seus trabalhos, um controlador interno identificou que durante cinco meses do exercício financeiro, os pagamentos das despesas com diárias do poder legislativo de um município foram incorretamente contabilizadas no grupo de despesa de Pessoal e Encargos Sociais (e não no grupo de despesa de Outras Despesas Correntes).


Como o valor é relevante, o controlador interno apontou em seu relatório que:

Alternativas
Q2607375 Auditoria
A identificação de riscos é uma etapa crítica no processo de: 
Alternativas
Q2607364 Auditoria
A análise de risco em uma organização deve considerar todos os fatores a seguir, EXCETO: 
Alternativas
Q2589818 Auditoria

O gerenciamento de riscos se dá por meio de processos estruturados que contribuem para a identificação, o controle e a mitigação dos fatores de risco relativos ao negócio. A respeito desse assunto, assinale a alternativa que apresenta as três linhas de atuação da gestão de riscos.

Alternativas
Q2566602 Auditoria
Os mecanismos de controle interno e externo são fundamentais para garantir a integridade, eficiência e conformidade das operações de uma organização.
Assinale a opção que apresenta um mecanismo de controle estratégico.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: D
5: D
6: C
7: A
8: C
9: D
10: B
11: E
12: C
13: B
14: A
15: B
16: E
17: C
18: D
19: C
20: B