Questões de Concurso
Sobre lei sarbanes-oxley em auditoria
Foram encontradas 11 questões
No contexto desse incidente, ele deveria ter observado a seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley, cujo propósito fundamental é
Julgue o item a seguir, em relação à auditoria de itens do balanço regulados pela legislação societária brasileira, às empresas públicas e à governança corporativa.
A Lei Sarbanes-Oxley estabelece a necessidade de avaliação
e certificação dos mecanismos de controles dos relatórios
financeiros, bem como regras para o monitoramento e a
supervisão das atividades relacionadas à governança
corporativa das empresas, com vistas ao fortalecimento das
práticas de transparência e qualidade da informação
financeira.
Considere que uma empresa terceirize sua folha de pagamento fora de suas instalações. Considere, ainda, que, apensado ao processo para avaliar a eficácia dos controles internos necessários ao levantamento de suas demonstrações financeiras (Internal Control Over Financial Reporting - ICOFR), haja um documento em que se determine que as atividades da terceirizada integrem o sistema de informação da empresa. Nesse caso, para cumprir os ditames da SOX (Lei Sarbanes-Oxley), e sem prejuízo a outros testes de controles, a empresa poderá anexar aos seus controles internos cópia do relatório do auditor independente da prestadora de serviços contratada, no qual serão contemplados alcance, consistência e efetividade dos controles internos relacionados ao processamento das transações daquela empresa testados no período observado. Ainda, esse relatório, considerada sua revisão, poderá ser do tipo I ou do tipo II, de inteiro teor do SAS 70 (Statement on Auditing Standards do American Institute of Certified Public Accountants- AICPA).
A Lei Sarbanes-Oxley (SOX) é uma lei americana de 2002, dos Senadores Paul Sarbanes e Michael Oxley. Ela visa a garantir a transparência na gestão financeira das organizações, a credibilidade na contabilidade e na auditoria e a segurança das informações para que sejam realmente confiáveis, evitando assim possíveis fraudes e prejuízos para os investidores.
Nesse contexto, a seção 404 dessa lei exige que as companhias incluam entre seus relatórios anuais, um relatório sobre os controles internos, emitido pela administração e no qual conste a exigência de
A Lei Sarbanes-Oxley foi assinada, em 30 de julho de 2002, nos Estados Unidos.
As afirmativas a seguir dizem respeito à Lei Sarbanes-Oxley
à exceção de uma. Assinale-a.
A denominada Lei Sarbanes-Oxley nasceu como fruto dos escândalos ocorridos no mercado de capitais.
É considerada uma Lei que regulamenta os controles corporativos para melhorar a governança e tem como um dos seus princípios basilares o da
Com relação a tais comitês no Brasil, há correntes divergentes quanto a isso. Uma corrente entende que as atribuições desse Comitê de Auditoria já estão inclusas nas atribuições do Conselho Fiscal, capitulado na Lei societária, enquanto outra corrente entende que não.
Independentemente dessa polêmica, o Comitê de Auditoria ou a faculdade de sua substituição pelo Conselho Fiscal, a partir de 2005, tornou-se obrigatório às empresas brasileiras
Os procedimentos da SOX podem ser divididos em controles
No Brasil, o Comitê de Auditoria ainda é alvo de controvérsias quanto à sua plena aceitação, principalmente no que se refere ao órgão ao qual ele deverá reportar-se. Independentemente dessa dubiedade, o Comitê de Auditoria vai crescendo de importância e se impondo no Brasil, notadamente, nas empresas que demandam o mercado norte-americano e europeu.
Uma das funções tradicionalmente atribuída ao Comitê de Auditoria, como órgão da governança corporativa, é a(o)