Questões de Concurso
Sobre utilização de trabalho: da auditoria interna, de especialistas e de outro auditor em auditoria
Foram encontradas 35 questões
I. Estejam relacionados com trabalhos com os quais os auditores internos estejam envolvidos e que já reportaram ou reportarão à administração ou aos responsáveis pela governança, em decorrência da função de auditoria interna exercida.
II. Envolvam julgamentos não significativos na auditoria.
III. Estejam relacionados com riscos de distorção relevante avaliados como insignificantes.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Considerando as normas de elaboração e acompanhamento do plano anual de atividades das auditorias internas emitido pela Controladoria-Geral da União (CGU), julgue o item a seguir.
O resultado do Programa de Dispêndios Globais e Melhoria
da Qualidade dos Gastos deve integrar o relatório anual de
atividades de auditoria interna elaborado pela unidade de
auditoria interna governamental do ente gestor do programa.
Considerando as normas de elaboração e acompanhamento do plano anual de atividades das auditorias internas emitido pela Controladoria-Geral da União (CGU), julgue o item a seguir.
O dirigente máximo da unidade auditada é competente para
ratificar o plano anual de auditoria interna do exercício de
referência.
Considerando as normas de elaboração e acompanhamento do plano anual de atividades das auditorias internas emitido pela Controladoria-Geral da União (CGU), julgue o item a seguir.
No Poder Executivo federal, pela competência vigente, a
Secretaria-Geral da Casa Civil, por meio da Secretaria de
Controle Interno da Presidência da República, supervisiona
tecnicamente a atividade de auditoria interna da CGU e as de
suas controladorias regionais presentes em cada estado.
Julgue o item a seguir, a respeito do conceito de auditoria interna, sua missão, seus ramos de atuação e suas modalidades, bem como da natureza do trabalho, do planejamento e da execução dos trabalhos de campo.
O planejamento do trabalho da auditoria interna deve ser
documentado, mas é desnecessário formalizar todos os
programas de trabalho.
I. Registrar as evidências do trabalho executado, fundamentando a opinião do auditor expressa em seu relatório. II. Possibilitar a adequada revisão do trabalho de auditoria. III. Registrar o histórico da auditoria, servindo de base para o planejamento do trabalho em ocasiões futuras.
I. Os sistemas, as políticas e os procedimentos de controle de qualidade são de responsabilidade da firma de auditoria.
II. Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revisões de informação contábil histórica e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos têm por obrigação estabelecer e manter sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável que: (i) a firma e seu pessoal cumprem com as normas profissionais e técnicas e com as exigências legais e regulatórias aplicáveis; e (ii) os relatórios emitidos pela firma ou pelos sócios do trabalho são apropriados nas circunstâncias.
III. No contexto do sistema de controle de qualidade da firma, as equipes de trabalho têm a responsabilidade de implantar procedimentos de controle de qualidade que são aplicáveis ao trabalho de auditoria e fornecer à firma informações relevantes que permitam o funcionamento do sistema de controle de qualidade relacionado com a independência.
IV. As equipes de trabalho podem confiar no sistema de controle de qualidade da firma, a menos que as informações fornecidas pela firma ou por outras partes indiquem o contrário.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), pela natureza de seus negócios necessitam contar com o trabalho de especialistas para analisar e mensurar determinadas transações e operações. O auditor independente, ao aceitar um trabalho de auditoria das demonstrações contábeis de uma EFPC, deve avaliar a necessidade de utilização de especialistas em seu trabalho, independentemente dos especialistas que apoiam a EFPC. Considerando a norma de auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que trata da utilização do trabalho de especialistas, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA:
I. O auditor é o único responsável por expressar opinião de auditoria sobre as demonstrações contábeis da EFPC, e essa responsabilidade não é reduzida pela utilização do trabalho de especialista contratado para apoiar o seu trabalho.
II. O auditor deve fazer referência ao uso do trabalho do especialista em seu relatório, não sendo necessário mencionar que essa referência reduz a sua responsabilidade pela opinião.
III. Em uma EFPC cujo plano de previdência administrado por ela seja na modalidade de Contribuição Definida sem qualquer tipo de risco atuarial, o auditor está dispensado de utilizar especialista em atuária para lhe auxiliar nos seus trabalhos de análises das reservas matemáticas dos participantes do plano.
IV. O auditor poderá contratar especialista para lhe auxiliar na auditoria das demonstrações contábeis da EFPC pertinentes, segundo seu julgamento nas áreas de Atuária, Avaliação da Carteira de Imóveis e Contencioso Jurídico, e deverá estabelecer acordo por escrito com o especialista sobre os seguintes assuntos: i) a natureza, o alcance e os objetivos do trabalho desse especialista; ii) as respectivas atribuições e responsabilidade do auditor e desse especialista; iii) a natureza, a época e a extensão da comunicação entre o auditor e esse especialista, incluindo o formato de qualquer relatório a ser fornecido por esse especialista; e iv) a necessidade de o especialista observar requisitos de confidencialidade.
Estão CORRETOS apenas os itens:
Quanto aos papéis de trabalho de auditoria, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As organizações de auditoria devem estabelecer normas e procedimentos razoáveis para a custódia e retenção segura da documentação de trabalho da auditoria durante tempo suficiente para observar as exigências legais e administrativas.
( ) A documentação de trabalho permite revisar a qualidade da auditoria, pois o revisor terá, em formato escrito ou eletrônico, a evidência que respalda os pareceres significativos e as conclusões dos auditores.
( ) Um limite de tempo adequado para concluir a montagem do arquivo final de auditoria, geralmente, não ultrapassa 60 dias após a data do relatório do auditor.
A matriz de planejamento é o papel de trabalho em que são registrados os passos e procedimentos a serem realizados na fase de execução para que o objetivo da auditoria seja alcançado.
As opções a seguir listam funções da matriz de planejamento, à exceção de uma. Assinale-a.
I. O profissional deve incluir na documentação do trabalho assuntos significativos que surgirem durante a compilação e como esses assuntos foram tratados pelo profissional.
II. O profissional deve incluir na documentação do trabalho registro de como as informações financeiras compiladas se conciliam com os registros, documentos, explicações e outras informações básicas fornecidas pela administração.
III. O profissional deve incluir na documentação do trabalho cópia da versão final das informações financeiras compiladas para as quais a administração ou responsáveis pela governança, conforme for apropriado, confirmaram a sua responsabilidade, e o relatório do profissional.
A sequência CORRETA é:
I. Os trabalhos de asseguração podem ser trabalhos de asseguração razoável.
II. Os trabalhos de asseguração podem ser trabalhos de asseguração limitada.
III. Os trabalhos de asseguração podem ser trabalhos de atestação
IV. Os trabalhos de asseguração podem ser trabalhos diretos.
Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):