Questões de Concurso
Sobre demonstrações de lucros ou prejuízos acumulados – dlpa em contabilidade geral
Foram encontradas 212 questões
As demonstrações financeiras oferecem diferentes tipos de relatórios que ajudam a entender a situação econômica de uma empresa.
Cada uma delas foca em aspectos específicos, como resultados, valores de caixa e posição patrimonial. Qual das opções abaixo NÃO representa um tipo de demonstração financeira:
A Demonstração de Lucros e/ou Prejuízos Acumulados (DLPA) foi instituída pela Lei 6.404/76, com o propósito exclusivo de evidenciar os dividendos a serem distribuídos aos acionistas, sem abarcar outras mutações na conta de lucros acumulados.
( ) A DLPA inclui informações de cada componente do patrimônio líquido.
( ) A DLPA não inclui informações sobre as reversões de reservas.
( ) Como ajustes de exercícios anteriores, na DLPA não serão considerados os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A seguir, são apresentados o balancete de verificação e a DRE (ajustes) relativos a demonstrações contábeis de determinada empresa, para os três últimos exercícios (X1, X2 e X3), em ordem ascendente e em ordem alfabética das contas.
Considere as seguintes observações, pertinentes para a resolução das questões. • O ciclo operacional e financeiro da empresa é de 365 dias.
• A conta “contas a pagar” é para fornecedores.
• Na análise horizontal (AH), quando não destacado, o ano-padrão (início) é tomado como data base, conforme pacificado pelo mercado.
• Nos cálculos da AH, da análise vertical (AV) e dos indicadores, é recomendado o levantamento do balanço patrimonial na ordem ascendente: do ano 1 (X1) para o ano 3 (X3).
• Todos os cálculos finais devem apresentar os resultados com duas casas decimais.
• Os indicadores devem ser calculados com a utilização de fórmulas-padrão pacificadas no mercado. Por exemplo, no caso de indicadores de rentabilidade, não é necessário levantar o lucro operacional líquido ajustado com a retirada da despesa financeira e dos efeitos do imposto de renda (economia financeira).
• Para o cálculo de investimentos, não é necessária a retirada do passivo de funcionamento (não oneroso).
• Não é exigido cálculo para apurar a eficiência requerida na análise avançada, ou seja, não é necessário levantar as médias (ativo médio, patrimônio líquido médio etc.), salvo quando a fórmula-padrão original assim o exigir (por exemplo, = 365, em que PME representa o prazo médio de estocagem, EMMP, o estoque médio de matéria-prima, e CA, o consumo anual).
O objetivo da demonstração do lucro acumulado é evidenciar o:
Ao fim de cada exercício social, com base na escrituração mercantil da companhia, deverão ser elaboradas, além do balanço patrimonial, as demonstrações financeiras
A DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados), conforme a Lei nº 6.404/76 discriminará sobre:
I. O saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores;
II. As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;
III. As transferências para reservas, os dividendos, a parcela de lucros incorporados ao capital e o saldo ao fim do período;
IV. Os custos de mercadorias, produtos e serviços vendidos;
V. As receitas de vendas das filiais (ou grupo de filiais).
Está correto o que se afirma, apenas, em:
A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída em qual demonstração?
Sobre a compensação de prejuízos fiscais, considere as afirmações abaixo.
I - As pessoas jurídicas poderão compensar prejuízos fiscais de períodos-bases anteriores até o limite de 30% (trinta por cento) do lucro real apurado no período-base.
II - O saldo total de prejuízos fiscais de períodos-bases anteriores poderá ser compensado integralmente com o lucro real apurado no período-base.
III - O prejuízo fiscal apurado no próprio ano base não está limitado à dedução de até 30% (trinta por cento) do lucro real apurado no período trimestral ou anual.
IV - A pessoa jurídica sucessora por incorporação, fusão ou cisão poderá compensar prejuízos fiscais da sucedida.
Quais estão corretas?
No que se refere à DLPA – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, conforme a Lei nº 6.404/76 e alterações posteriores, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com a Lei nº 6404/76 e suas alterações, ao fim de cada exercício social, as entidades deverão apresentar, com base na sua escrituração mercantil, as suas demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício. A respeito dessas demonstrações contábeis, assinale a alternativa correta.
No corrente exercício, uma entidade apurou mais tributo do que deveria pagar, em função de um evento temporário. Em virtude disso, a entidade gerou um ativo fiscal diferido em montante de R$ 45 mil. A previsão é que o ativo diferido gere benefícios por período superior a um exercício social. A entidade divide seus ativos em circulantes e não circulantes, conforme determina a legislação societária.
A partir da situação hipotética precedente, julgue o próximo item.
A entidade deverá segregar o ativo fiscal gerado em
circulante e não circulante, de acordo com a expectativa de
aproveitamento do crédito.
Relativamente à elaboração das demonstrações contábeis segundo a Lei n.º 6.404/1976 e a legislação complementar, julgue o item que se segue.
A demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados é uma
demonstração facultativa.
Considerando somente as informações apresentadas, a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos evidenciará um valor do (a)
( ) A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA tem como principal objetivo apresentar as movimentações nas contas de Lucros ou Prejuízos Acumulados, resultantes principalmente da distribuição do resultado do período e da reversão de valores para as contas de Lucros ou Prejuízos Acumulados.
( ) As informações divulgadas na Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA também estão incluídas na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL, a qual é mais abrangente e mostra todas as variações que ocorreram no Patrimônio Líquido.
( ) As sociedades anônimas de capital aberto são obrigadas à elaboração e apresentação da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA, não estando dispensada de tal obrigatoriedade ainda que apresentem a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL.
( ) Deve ser discriminado na Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA o saldo do início e do final do período, os ajustes de exercícios anteriores, as reversões e transferências para reservas, o lucro líquido do exercício; a parcela dos lucros incorporada ao capital e os dividendos não devem ser apresentados.
Alternativas
I. A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) discriminará o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial.
II. As entidades devem apresentar todos os itens de receita e despesa reconhecidos no período em duas demonstrações: demonstração do resultado do período e demonstração do resultado abrangente do período, sendo esta última começando com o resultado bruto e excluindo os outros resultados abrangentes.
Marque a alternativa CORRETA:
Em 31/12/2023, a Cia Y distribuiu R$100.000 em dividendos aos sócios.
Assinale a opção que indica o reconhecimento dos dividendos recebidos pela Cia X em suas demonstrações contábeis.