Questões de Concurso
Sobre regulamento do imposto de renda - rir em contabilidade geral
Foram encontradas 96 questões
São contribuintes e, portanto, estão sujeitas ao pagamento do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) as pessoas jurídicas domiciliadas no Brasil.
Nesse contexto, a taxa da alíquota do IRPJ a ser pago por
essas pessoas é de
De acordo com os conceitos estabelecidos pela legislação pertinente ao Imposto de Renda Retido na Fonte, são tributáveis os rendimentos provenientes do trabalho assalariado, as remunerações por trabalho prestado no exercício de empregos, cargos e funções, e quaisquer proventos ou vantagens percebidos, tais como:
I. Salários, ordenados, vencimentos, soldos, soldadas, vantagens, subsídios, honorários, diárias de comparecimento, bolsas de estudo e de pesquisa, remuneração de estagiários.
II. Os rendimentos auferidos em contas de depósitos de poupança.
III. A indenização reparatória por danos físicos, invalidez ou morte, ou por bem material danificado ou destruído, em decorrência de acidente, até o limite fixado em condenação judicial, exceto no caso de pagamento de prestações continuadas.
IV. Aluguel do imóvel ocupado pelo empregado e pago pelo empregador a terceiros, ou a diferença entre o aluguel que o empregador paga pela locação do imóvel e o que cobra a menos do empregado pela respectiva sublocação.
São corretas as sentenças contidas na alternativa:
Quanto à contabilidade tributária, julgue o item.
Se a empresa sujeita à apuração do imposto de renda
com base no lucro real optar por recolhimentos
com base em estimativa, o ajuste pelo imposto
efetivamente devido será realizado ao final do
exercício, debitando‑se o valor antecipado e
creditando‑se o valor a pagar.
Despesas administrativas.............................$ 1.750,00 Receita por serviços prestados..................... $ 1.500,00 ICMS sobre vendas.....................................$ 780,00 Mercadorias (X0).........................................$ 320,00 Compras........................................................ $ 1.100,00 Vendas.......................................................... $ 4.200,00 Estoque final de mercadorias (X1) ...............$ 250,00
Com base exclusivamente nesses dados hipotéticos, o lucro obtido antes do imposto de renda e da contribuição social corresponde a
I - O Regulamento do Imposto de Renda (RIR/99) identifica como modalidades de tributação atribuída às pessoas jurídicas: Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado, o Sistema Simples, Imunidade e Isenção.
II - Para as empresas tributadas com base no lucro presumido, adota-se a apuração da COFINS e do PIS s/Faturamento não cumulativos.
III - A legislação do imposto de renda permite à pessoa jurídica reduzir o lucro real apurado no períodobase, mediante a compensação de prejuízos fiscais apurados em períodos anteriores, limitada a 30% do saldo da conta de prejuízos acumulados.
IV - A pessoa jurídica poderá deduzir como despesa financeira os juros pagos ou creditados individualizadamente a titular, sócios ou acionistas, a título de remuneração do capital próprio, calculados sobre as contas do patrimônio líquido exceto a reserva de reavaliação não realizada, e limitados à variação, pro rata dia, da Taxa de Juros de Longo Prazo – TJLP (Lei 9.249/95, art. 9°).
V - Poderá ser deduzido, como despesa operacional, o custo de aquisição de bens do ativo permanente cujo prazo de vida útil não ultrapasse um ano ou de valor unitário não superior a R$ 326,61, desde que usados individualmente, isto é, que não sejam empregados em conjunto.
Assinale a alternativa CORRETA.
Considerando-se somente as informações apresentadas e uma alíquota de 34% de imposto de renda, ao fim do primeiro ano (X1):
Sobre o pagamento por estimativa do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta.
O conceito acima refere-se a:
A Legislação Contábil aplicada ao Setor Público constitui-se basicamente da Lei n.o 4.320/1964, que estabelece normas gerais de direito financeiro, das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica do Setor Público (NBC TSP), do Conselho Federal de Contabilidade e do Manual de Contabilidade Aplicável ao Setor Público, editado pela Secretaria do Tesouro Nacional. De acordo com essa legislação, julgue o item.
O Decreto n.o
9.580/2018 exclui alguns rendimentos
percebidos pela pessoa física da base de cálculo
do imposto de renda retido na fonte, a exemplo do
vale-cultura, do salário-família e do adicional de 50%
pelas horas extras trabalhadas.
O Livro II, do Regulamento do Imposto Sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, aprovado pelo Decreto nº 9.580/2018, dispõe sobre a Tributação das Pessoas Jurídicas.
O art. 219 estabelece que a pessoa jurídica, sujeita à tributação com base no lucro real, poderá optar pelo pagamento do imposto sobre a renda e do adicional, determinados sobre a base de cálculo estimada, em cada
Com base nesse caso hipotético, julgue o item.
Com base unicamente nos dados informados, o valor a
ser descontado do empregado, a título de Imposto de
Renda Retido na Fonte, será de R$ 43,00.