Questões de Concurso
Sobre sistema público de escrituração digital - sped em contabilidade geral
Foram encontradas 156 questões
I. A conferência e transferência dos saldos do último livro manual para o sistema digital são etapas essenciais para garantir a continuidade e a integridade das informações contábeis.
II. O arquivamento físico dos livros manuais continua sendo necessário mesmo após a adoção do SPED contábil, devido às exigências legais de preservação por períodos específicos.
III. A geração de backups periódicos é opcional, pois a plataforma SPED contábil já mantém automaticamente os registros, em conformidade com as exigências fiscais e contábeis.
Está correto o que se afirma em:
Acerca de retenção tributária e obrigações fiscais acessórias, julgue o item a seguir, considerando a legislação pertinente em vigor.
Uma entidade de classe profissional responsável por fiscalizar a profissão em determinado estado da Federação, uma sociedade em conta de participação bem como um microempreendedor individual patrocinador de um clube de futebol local são obrigados a apresentar a declaração de débitos e créditos tributários federais.
Acerca de retenção tributária e obrigações fiscais acessórias, julgue o item a seguir, considerando a legislação pertinente em vigor.
Se a escrituração contábil digital (ECD) já autenticada de uma empresa deva ser substituída devido a cancelamento, então a empresa deve entregar, em anexo à ECD substituta, o termo de verificação para fins da substituição.
Acerca de retenção tributária e obrigações fiscais acessórias, julgue o item a seguir, considerando a legislação pertinente em vigor.
Os órgãos públicos, as autarquias e as fundações públicas devem apresentar a escrituração contábil digital (ECD).
A respeito do processamento eletrônico de dados e das estimativas contábeis, julgue o item a seguir.
Atualmente, a implantação de sistemas eletrônicos de dados em contabilidade permite a identificação de transações atípicas, o que facilita não apenas o controle interno, mas também a auditoria de dados financeiros.
A escrituração fiscal digital de retenções e outras informações fiscais (EFD Reinf) tem por objeto a escrituração de rendimentos pagos e retenções do imposto de renda, da contribuição social e dos tributos incidentes nas relações de trabalho.
Desse modo, é obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros e seus auxiliares, se houver:
Na auditoria da EFD e da NFe, o auditor fiscal deve verificar não apenas a consistência das informações declaradas, mas também a sua conformidade com as regras e a legislação tributária aplicáveis, garantindo que não haja omissões, subfaturamento ou outras irregularidades que possam resultar em sonegação fiscal.
A utilização de SGBD na identificação das principais divergências fiscais permite ao auditor fiscal realizar cruzamentos de dados entre diferentes fontes de informação, como a EFD e a NFe, o que facilita a detecção de inconsistências e irregularidades tributárias.
Acerca de tais prazos, é correto afirmar que:
Acerca do eSocial, é correto afirmar que:
Acerca de tal Comunicado Técnico, é correto afirmar que:
Acerca desse cenário e à luz da Instrução Normativa RFB nº 2.003/2021, é correto afirmar que:
I. A Manifestação do Destinatário pode ser operacionalizada pelas seguintes formas: Web Services; Consulta no Portal Nacional; Programa Manifestador.
II. A emissão do Evento Prévio de Emissão em Contingência (EPEC) poderá ser adotada exclusivamente pelo emissor que esteja impossibilitado de transmissão e/ou recepção das autorizações de uso de suas NF-e.
III. O modelo de distribuição de documentos é baseado na geração de um número sequencial único (NSU) para cada CNPJ ou CPF.
Está correto o que se afirma em
I. Coordenar as atividades relacionadas ao Sped.
II. Compatibilizar as necessidades dos usuários do Sped.
III. Adotar as medidas necessárias para viabilizar a implantação e o funcionamento do Sped.
De acordo com o Decreto nº 6.022/2007, compete(m) à Secretaria da Receita Federal: