Questões de Concurso Comentadas sobre regimes contábeis em contabilidade pública

Foram encontradas 19 questões

Q2439747 Contabilidade Pública
Em relação à apropriação de despesas com férias e décimo terceiro salário de servidores, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A provisão das despesas de férias deve ser feita pelo regime de caixa.
( ) A apropriação das despesas com férias deve ser feita mensalmente pelo regime de competência.
( ) O pagamento do décimo terceiro salário deve ser feito no momento do fato gerador da despesa.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2248113 Contabilidade Pública

Acerca dos regimes contábeis adotados na contabilidade aplicada ao setor público, julgue o item. 


O reconhecimento das variações patrimoniais diminutivas observa, unicamente, o regime de competência.

Alternativas
Q2248110 Contabilidade Pública

Acerca dos regimes contábeis adotados na contabilidade aplicada ao setor público, julgue o item. 


Os RCPGs devem ser elaborados com base no regime de competência, o que implica afirmar que as transações que afetam o patrimônio público são registradas independentemente de sua realização financeira.

Alternativas
Q2229222 Contabilidade Pública
O registro de caráter orçamentário necessita de recurso público previsto para sua realização e deve ser autorizado pelo Poder Legislativo. Assinalar a alternativa que demonstra um registro orçamentário: 
Alternativas
Q2135420 Contabilidade Pública
O regime contábil constitui um sistema de escrituração contábil que define como serão registradas as movimentações contábeis.
Avalie as afirmações a seguir sobre regimes contábeis adotados na Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

I - Sob o enfoque orçamentário, o regime contábil adotado é misto, pois a receita orçamentária é reconhecida pelo Regime de Caixa e a despesa pelo Regime de Competência.
II - Sob o enfoque patrimonial, a receita e a despesa orçamentária são reconhecidas pela competência, portanto, o regime contábil adotado é o de Competência.
III - Sob o enfoque orçamentário, o regime contábil adotado é o de Caixa, pois tanto a receita quanto a despesa são reconhecidas quando de sua realização.
IV - Sob o enfoque patrimonial, o regime contábil adotado é misto, pois a receita orçamentária é reconhecida pelo Regime de Competência e a despesa pelo Regime de Caixa.
V - Sob o enfoque patrimonial, a receita e a despesa orçamentária são reconhecidas quando de sua realização, portanto, o regime contábil adotado é o de Caixa.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2132253 Contabilidade Pública
Em setembro do ano X1, uma secretaria estadual anulou uma despesa empenhada em julho de X1 para aquisição de cadeiras plásticas para atendimento ao público, no valor de R$ 5.000,00. Sabendo que a despesa não foi liquidada e que o fornecedor do produto não entregará o pedido, o valor de R$ 5.000,00 deverá ser:
Alternativas
Q2117026 Contabilidade Pública
Julgue o próximo item com relação a transações do setor público e seu impacto no regime contábil. 
O registro contábil da perda de um bem afeta negativamente a apuração do resultado do exercício.
Alternativas
Q2076337 Contabilidade Pública
A respeito dos conhecimentos sobre a classificação funcional programática da despesa, o instrumento de organização da atuação governamental, que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade, é:
Alternativas
Q2076332 Contabilidade Pública
Ao aplicar testes nas operações realizadas em uma entidade do setor público, ocorridas no exercício financeiro de 2021, um auditor constatou que, como contrapartida do registro no ativo da aquisição a prazo de dois equipamentos hospitalares, foi incorretamente registrada uma variação patrimonial aumentativa.
Como o valor é relevante, o auditor apontou em seu relatório que:
Alternativas
Q1980065 Contabilidade Pública
No processo de adaptação aos padrões internacionais de contabilidade aplicada ao setor público foi necessário que as entidades adotassem uma lógica adicional além da ênfase no controle orçamentário, baseado na Lei nº 4.320/1964. Nesse contexto, na elaboração das suas demonstrações contábeis, as entidades públicas devem considerar que:
Alternativas
Q1926755 Contabilidade Pública

Com base na Lei n.º 4.320/1964, nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, do Conselho Federal de Contabilidade (NBC TSP), e no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), 9.ª  ed., 2021, da Secretaria do Tesouro Nacional, julgue o item.


No Brasil, de acordo com a Lei n.º 4.320/1964, adota-se um regime contábil misto para o reconhecimento de receitas e despesas orçamentárias.

Alternativas
Q1827578 Contabilidade Pública
Estabelece o art. 35, da Lei n° 4.320/64, que pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadas e as despesa nele empenhadas. Referida lei adota, portanto, o denominado regime
Alternativas
Q1822495 Contabilidade Pública
Em relação às receitas e despesas públicas, julgue o item subsequente.  
A contabilidade pública adota o regime de caixa para as receitas e o de competência para as despesas.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRF-AP Prova: Quadrix - 2021 - CRF-AP - Contador |
Q1786561 Contabilidade Pública
Quanto aos fundamentos da contabilidade comercial e da contabilidade pública, julgue o item.

Do ponto de vista patrimonial, as receitas públicas devem ser registradas de acordo com o regime de caixa.
Alternativas
Q1712870 Contabilidade Pública
Considere as informações a seguir referentes à aquisição e distribuição de um lote de livros para os alunos da rede pública municipal de ensino por uma determinada Secretária Municipal de Educação:
Imagem associada para resolução da questão

De acordo com o Regime Contábil (Patrimonial), uma variação patrimonial diminutiva foi reconhecida em: 
Alternativas
Q1691208 Contabilidade Pública
A Lei nº 4.320/1964 dispõe em seu Art. 35 sobre o reconhecimento das receitas e despesas prevendo que pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. Esse dispositivo faz referência ao regime:
Alternativas
Q1680360 Contabilidade Pública

Com referência aos procedimentos estabelecidos pelo Manual de Contabilidade do Setor Público, bem como aos papéis da Secretaria do Tesouro Nacional no âmbito do Sistema de Contabilidade Federal, julgue o item subsequente.


O registro dos fatos relacionados com a execução orçamentária deve obedecer ao mesmo regime contábil aplicado aos fatos que alteram o patrimônio das entidades públicas.

Alternativas
Q1680337 Contabilidade Pública

Relativamente às variações patrimoniais qualitativas e quantitativas e às receitas e despesas sob o enfoque patrimonial, julgue o próximo item.


Quando houver o recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de serviços, uma variação patrimonial aumentativa deverá ser registrada antes da ocorrência do fato gerador.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: ESEF - SP Prova: VUNESP - 2019 - ESEF - SP - Contador |
Q1267042 Contabilidade Pública
Assinale a alternativa correta sobre Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: A
6: C
7: C
8: C
9: D
10: C
11: C
12: A
13: C
14: E
15: C
16: E
17: E
18: E
19: E