Questões de Antropologia para Concurso

Foram encontradas 607 questões

Q3032605 Antropologia
No que se refere às manifestações culturais indígenas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3032604 Antropologia
[...] Ele o defendia acreditando na autonomia da cultura, na sua singularidade, valorizando os costumes, pois os costumes, segundo Boas, são manifestações da cultura. Assim, ele destacou a necessidade de estudar cada cultura de modo singular, destacando mais as diferenças que as similaridades entre elas. Com isso, lançou as bases daquilo que hoje, em antropologia, chamamos de “padrão cultural.”
         (Disponível em: https://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/download/13903/10227/33531 – Educação e cultura no pensamento de Franz Boas.)


O trecho acima refere-se a qual padrão cultural:
Alternativas
Q3029001 Antropologia
A compreensão da etnografia é central para James Clifford, para quem a etnografia não deve representar “outros” abstratos e a-históricos. Para o autor, o desenvolvimento da ciência etnográfica não pode ser compreendido longe de um debate político-epistemológico geral sobre a escrita e a representação da alteridade. 
Alternativas
Q3029000 Antropologia

Clifford Geertz, em A interpretação das culturas (1989), aponta que os textos antropológicos são, eles mesmos, interpretações de segunda e terceira mão. Isso porque somente o nativo pode realizar uma interpretação em primeira mão de sua própria cultura. Mesmo os informantes em trabalhos etnográficos fazem interpretações de segunda mão.


Estão em acordo com essa constatação todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Q3028999 Antropologia
Em A interpretação das culturas (1989), Clifford Geertz indica o principal objetivo da Antropologia.
Analise as proposições abaixo e assinale a CORRETA:
Alternativas
Q3028998 Antropologia
Mircea Eliade finaliza seu livro Mito e Realidade (1998) apontando alguns mitos do mundo moderno. Para o autor, alguns comportamentos míticos ainda sobrevivem sob nossos olhos, porque algumas funções do comportamento mítico são constituintes do ser humano. Se era importante o retorno às origens no mundo arcaico, feito de diversas maneiras, este prestígio das origens sobreviveu nas sociedades modernas europeias.
Mircea Eliade cita vários mitos modernos que tiveram origem em mitos de retorno às origens, EXCETO:
Alternativas
Q3028997 Antropologia
Em Mito e Realidade (1998), Mircea Eliade estabelece que nos níveis arcaicos de cultura, a religião mantém a abertura para um mundo sobre-humano, o mundo dos valores axiológicos. Esses valores são transcendentes, tendo sido a nós revelados pelos Entes divinos ou Ancestrais míticos. Constituem, portanto, valores absolutos, modelos para todas as atividades humanas.
Assinale entre as opções abaixo, o postulado que completa o sentido da discussão acima, no que diz respeito a quem compete o poder de veicular tais modelos de conduta e atividades humanas:
Alternativas
Q3028996 Antropologia
Em Mito e Realidade (1998), o antropólogo Mircea Eliade discute o mecanismo, a função e a evolução do mito, apontando para sua relevância nos estudos antropológicos, no que diz respeito às indagações sobre o significado do mundo e da existência humana.
De modo geral, conforme o autor, pode-se dizer que o mito, tal como é vivido pelas sociedades arcaicas:

I. Constitui a História dos atos dos Entes Sobrenaturais.
II. Que essa História é considerada absolutamente verdadeira e sagrada.
III. Refere-se sempre a uma criação, isto é, algo escatológico, ou como um padrão de comportamento no Sagrado.
IV. Que, em se conhecendo o mito, conhece-se a origem das coisas, chegando até a dominálas e a manipulá-las à vontade.
V. É possível viver o mito, à medida em que somos impregnados pelo poder sagrado e exaltante dos eventos rememorados ou reatualizados.

Assinale a única alternativa em que todas as proposições estão CORRETAS:
Alternativas
Q3028995 Antropologia
Ao examinar a natureza da sociedade, Ralph Linton, em O Homem: uma introdução à antropologia (2000), defende que seu funcionamento depende da existência de padrões de comportamento recíproco entre os indivíduos ou grupos de indivíduos. Defende a existência de posições polares nestes padrões de comportamento recíproco e, além disso, defende ainda que todos os seres humanos podem ser adestrados para o desempenho de deveres.
Essa abordagem leva a dois termos-chave que ajudam na compreensão do funcionamento social.
Assinale a opção que contiver esses dois termos criados por Linton para reduzir a termos individuais os padrões ideais da vida social:
Alternativas
Q3028994 Antropologia
Para a Antropologia, a cultura constitui-se em um conceito básico e central e, nesse campo, situa-se Ralph Linton em O Homem: uma introdução à antropologia (2000).
Entre os postulados abaixo, assinale aquele que NÃO contempla a concepção de Linton para o conceito de cultura:
Alternativas
Q3028993 Antropologia
Ralph Linton, antropólogo americano da geração de 1920, autor de The Study of Man, traduzido em português como O Homem: uma introdução à antropologia (2000), foi um dos primeiros a delinear um estudo sobre a origem do homem e sua participação na cultura. O autor, ao tratar sobre a origem do homem, discorre sobre a revolução causada pela descoberta do homem de Neandertal, Homo Neanderthalensis, no último glacial e no avanço glacial final.
Sobre as constatações de Ralph Linton acerca do homem de Neandertal, assinale a opção INCORRETA:
Alternativas
Q3028992 Antropologia
Um dos objetivos da Antropologia forense é auxiliar na determinação da identidade de um cadáver, através do estudo das variações qualitativas e quantitativas dos caracteres humanos (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017). Analise o conteúdo das assertivas abaixo e assinale a INCORRETA no que diz respeito à Antropologia Forense.
Alternativas
Q3028991 Antropologia
Entre as grandes controvérsias ao longo de décadas na pesquisa paleoantropológica, emergem evidências acerca dos mais antigos representantes da linhagem que conduziu aos humanos. As diversas hipóteses que se sucederam, encontraram fortes questionamentos provenientes, especialmente, do registro fóssil (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
Sobre as principais evidências destacadas pelas pesquisas em paleoantropologia, assinale a opção INCORRETA
Alternativas
Q3028990 Antropologia
A complexidade relacionada à alimentação humana pode evidenciar que ela deve ser analisada a partir de um enfoque holístico, incluindo-se aspectos da natureza biológica, social, cultural, econômica e, inclusive, política. Esse enfoque, conhecido como biocultural, tem sido utilizado com frequência na bioarqueologia para favorecer o estudo de diversos aspectos das populações passadas, entre elas a alimentação. Analise as opções abaixo para assinalar aquela que apresenta ideia(s) INCORRETA(S) quanto à alimentação humana ou a seu estudo (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
Alternativas
Q3028989 Antropologia
A Teoria Sintética surgiu na metade do século XX e auferiu um grande público interessado no estudo da evolução, bem como a maioria dos livros didáticos que abordaram a temática. Muitos foram os efeitos advindos do desenvolvimento posterior da teoria evolutiva, numerosos foram os trabalhos que a reavaliaram, ampliaram e, muitos deles, a criticaram (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
Analise as opções abaixo para identificar a que contém o principal postulado da Teoria Sintética.
Alternativas
Q3028988 Antropologia
Os últimos momentos do século XVIII, como consequência do Iluminismo e de grandes transformações sociais e ideológicas, caracterizaram-se por uma oposição forte e constante dos defensores da transformação dos seres vivos às concepções preponderantes até então, tais como o fixismo (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
As opções abaixo contêm as principais ideias surgidas contra o fixismo, analise-as para verificar a correspondência com seu principal representante. Assinale a opção em que NÃO existe correspondência entre a ideia e seu principal representante:
Alternativas
Q3023519 Antropologia

Sobre o ofício do antropólogo, a partir da visão de Roberto Da Matta (1981), analise as assertivas abaixo:


I. A atividade de campo não deve ser estendida quando afetar a subjetividade do pesquisador, com isso prejudicando o controle da experiência planejada.


II. O antropólogo deve fazer um esforço de transformação do exótico em familiar, para dar um sentido lógico e coerente às práticas que está observando.


III. Na sua própria sociedade, o antropólogo precisa aprender a estranhar o familiar, para melhor compreendê-lo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q3023518 Antropologia

Segundo Cardoso de Oliveira, “Outra marca forte da Antropologia é a prática do ______________. Isto significa que o antropólogo vive durante um período de tempo com a comunidade ou sociedade estudada e esta experiência tem grande impacto na sua percepção. Tal quadro realça a importância daquela dimensão de dialogia [...] por meio da qual o antropólogo precisa estabelecer uma conexão com a visão do grupo estudado ou com o ponto de vista nativo, produzindo assim uma fusão de horizontes, para conseguir dar sentido ao que está sendo observado” (CARDOSO DE OLIVEIRA, L. R. O ofício do antropólogo, ou como desvendar evidências simbólicas. Anuário Antropológico, v. 32, n. 1, 2018) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017677 Antropologia
Dentre os muitos artefatos em guarda de museus de variadas configurações estão os instrumentos musicais. Nestes ambientes, artefatos com capacidade sônica são ordenados a partir de classificações desenvolvidas na musicologia moderna da virada dos séculos XIX–XX. Estas levam em consideração as condições de produção do som para tipificar as diferentes famílias de instrumentos. Mais recentemente, com a abertura para o diálogo com outras epistemologias de compreensão e classificação de instrumentos musicais, idiofones como tambores têm passado de objetos a entidades, a depender dos contextos socioculturais em que são encontrados. Diante disto, ao trabalhar com instrumentos musicais, da guarda à exibição, deve-se atentar para as condições de classificação eurocêntricas
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Antropólogo |
Q3017676 Antropologia
Nas últimas décadas, vem se desenvolvendo investimentos de pesquisa que recuperam as condições de produção de coleções etnográficas e das ciências naturais juntando esforços das áreas da antropologia, da história e da museologia. Tais investimentos contribuem para o desenvolvimento de histórias da ciência e servem como instrumentos de críticas e demandas populares e étnicas por revisão de políticas de representação, acessibilidade e restituição. Do ponto de vista da diversidade de disciplinas articuladas em museus, a atenção às práticas de colecionamento contribui para 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: A
6: B
7: A
8: C
9: B
10: A
11: C
12: E
13: D
14: E
15: B
16: A
17: D
18: D
19: B
20: C