Questões de Concurso Sobre antropologia

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Q3129706 Antropologia

Acerca da identidade cultural brasileira e sua formação, julgue o item que se segue.



No contexto da construção da identidade nacional brasileira, a natureza tropical teve uma importância primordial, pois ela era um diferencial da arte brasileira e potencializava aquilo que a Europa não tinha a oferecer.

Alternativas
Q3129705 Antropologia

Acerca da identidade cultural brasileira e sua formação, julgue o item que se segue.



No século XIX, a figura do bom selvagem representava o homem branco europeu e sua bondade em explorar o território brasileiro.

Alternativas
Q3129704 Antropologia

Acerca da identidade cultural brasileira e sua formação, julgue o item que se segue.



No século XIX, a vinda da Missão Artística Francesa ao Brasil contribuiu para a sistematização do ensino de artes.

Alternativas
Q3129703 Antropologia

Acerca da identidade cultural brasileira e sua formação, julgue o item que se segue.



Em julho de 2024, por meio de doação do governo da Dinamarca, o Manto Tupinambá, feito com penas vermelhas de ave guará, retornou ao Brasil, estando agora exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Alternativas
Q3129702 Antropologia

Acerca da identidade cultural brasileira e sua formação, julgue o item que se segue.



Os artistas brasileiros não tiveram acesso ao movimento de arte naïf, que se originou na França e ficou restrito à Europa.

Alternativas
Q3032605 Antropologia
No que se refere às manifestações culturais indígenas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3032604 Antropologia
[...] Ele o defendia acreditando na autonomia da cultura, na sua singularidade, valorizando os costumes, pois os costumes, segundo Boas, são manifestações da cultura. Assim, ele destacou a necessidade de estudar cada cultura de modo singular, destacando mais as diferenças que as similaridades entre elas. Com isso, lançou as bases daquilo que hoje, em antropologia, chamamos de “padrão cultural.”
         (Disponível em: https://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/download/13903/10227/33531 – Educação e cultura no pensamento de Franz Boas.)


O trecho acima refere-se a qual padrão cultural:
Alternativas
Q3029001 Antropologia
A compreensão da etnografia é central para James Clifford, para quem a etnografia não deve representar “outros” abstratos e a-históricos. Para o autor, o desenvolvimento da ciência etnográfica não pode ser compreendido longe de um debate político-epistemológico geral sobre a escrita e a representação da alteridade. 
Alternativas
Q3029000 Antropologia

Clifford Geertz, em A interpretação das culturas (1989), aponta que os textos antropológicos são, eles mesmos, interpretações de segunda e terceira mão. Isso porque somente o nativo pode realizar uma interpretação em primeira mão de sua própria cultura. Mesmo os informantes em trabalhos etnográficos fazem interpretações de segunda mão.


Estão em acordo com essa constatação todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Q3028999 Antropologia
Em A interpretação das culturas (1989), Clifford Geertz indica o principal objetivo da Antropologia.
Analise as proposições abaixo e assinale a CORRETA:
Alternativas
Q3028998 Antropologia
Mircea Eliade finaliza seu livro Mito e Realidade (1998) apontando alguns mitos do mundo moderno. Para o autor, alguns comportamentos míticos ainda sobrevivem sob nossos olhos, porque algumas funções do comportamento mítico são constituintes do ser humano. Se era importante o retorno às origens no mundo arcaico, feito de diversas maneiras, este prestígio das origens sobreviveu nas sociedades modernas europeias.
Mircea Eliade cita vários mitos modernos que tiveram origem em mitos de retorno às origens, EXCETO:
Alternativas
Q3028997 Antropologia
Em Mito e Realidade (1998), Mircea Eliade estabelece que nos níveis arcaicos de cultura, a religião mantém a abertura para um mundo sobre-humano, o mundo dos valores axiológicos. Esses valores são transcendentes, tendo sido a nós revelados pelos Entes divinos ou Ancestrais míticos. Constituem, portanto, valores absolutos, modelos para todas as atividades humanas.
Assinale entre as opções abaixo, o postulado que completa o sentido da discussão acima, no que diz respeito a quem compete o poder de veicular tais modelos de conduta e atividades humanas:
Alternativas
Q3028996 Antropologia
Em Mito e Realidade (1998), o antropólogo Mircea Eliade discute o mecanismo, a função e a evolução do mito, apontando para sua relevância nos estudos antropológicos, no que diz respeito às indagações sobre o significado do mundo e da existência humana.
De modo geral, conforme o autor, pode-se dizer que o mito, tal como é vivido pelas sociedades arcaicas:

I. Constitui a História dos atos dos Entes Sobrenaturais.
II. Que essa História é considerada absolutamente verdadeira e sagrada.
III. Refere-se sempre a uma criação, isto é, algo escatológico, ou como um padrão de comportamento no Sagrado.
IV. Que, em se conhecendo o mito, conhece-se a origem das coisas, chegando até a dominálas e a manipulá-las à vontade.
V. É possível viver o mito, à medida em que somos impregnados pelo poder sagrado e exaltante dos eventos rememorados ou reatualizados.

Assinale a única alternativa em que todas as proposições estão CORRETAS:
Alternativas
Q3028995 Antropologia
Ao examinar a natureza da sociedade, Ralph Linton, em O Homem: uma introdução à antropologia (2000), defende que seu funcionamento depende da existência de padrões de comportamento recíproco entre os indivíduos ou grupos de indivíduos. Defende a existência de posições polares nestes padrões de comportamento recíproco e, além disso, defende ainda que todos os seres humanos podem ser adestrados para o desempenho de deveres.
Essa abordagem leva a dois termos-chave que ajudam na compreensão do funcionamento social.
Assinale a opção que contiver esses dois termos criados por Linton para reduzir a termos individuais os padrões ideais da vida social:
Alternativas
Q3028994 Antropologia
Para a Antropologia, a cultura constitui-se em um conceito básico e central e, nesse campo, situa-se Ralph Linton em O Homem: uma introdução à antropologia (2000).
Entre os postulados abaixo, assinale aquele que NÃO contempla a concepção de Linton para o conceito de cultura:
Alternativas
Q3028993 Antropologia
Ralph Linton, antropólogo americano da geração de 1920, autor de The Study of Man, traduzido em português como O Homem: uma introdução à antropologia (2000), foi um dos primeiros a delinear um estudo sobre a origem do homem e sua participação na cultura. O autor, ao tratar sobre a origem do homem, discorre sobre a revolução causada pela descoberta do homem de Neandertal, Homo Neanderthalensis, no último glacial e no avanço glacial final.
Sobre as constatações de Ralph Linton acerca do homem de Neandertal, assinale a opção INCORRETA:
Alternativas
Q3028992 Antropologia
Um dos objetivos da Antropologia forense é auxiliar na determinação da identidade de um cadáver, através do estudo das variações qualitativas e quantitativas dos caracteres humanos (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017). Analise o conteúdo das assertivas abaixo e assinale a INCORRETA no que diz respeito à Antropologia Forense.
Alternativas
Q3028991 Antropologia
Entre as grandes controvérsias ao longo de décadas na pesquisa paleoantropológica, emergem evidências acerca dos mais antigos representantes da linhagem que conduziu aos humanos. As diversas hipóteses que se sucederam, encontraram fortes questionamentos provenientes, especialmente, do registro fóssil (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
Sobre as principais evidências destacadas pelas pesquisas em paleoantropologia, assinale a opção INCORRETA
Alternativas
Q3028990 Antropologia
A complexidade relacionada à alimentação humana pode evidenciar que ela deve ser analisada a partir de um enfoque holístico, incluindo-se aspectos da natureza biológica, social, cultural, econômica e, inclusive, política. Esse enfoque, conhecido como biocultural, tem sido utilizado com frequência na bioarqueologia para favorecer o estudo de diversos aspectos das populações passadas, entre elas a alimentação. Analise as opções abaixo para assinalar aquela que apresenta ideia(s) INCORRETA(S) quanto à alimentação humana ou a seu estudo (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
Alternativas
Q3028989 Antropologia
A Teoria Sintética surgiu na metade do século XX e auferiu um grande público interessado no estudo da evolução, bem como a maioria dos livros didáticos que abordaram a temática. Muitos foram os efeitos advindos do desenvolvimento posterior da teoria evolutiva, numerosos foram os trabalhos que a reavaliaram, ampliaram e, muitos deles, a criticaram (Madrigal. L.; González-José, R. Introdução à Antropologia Biológica, 2017).
Analise as opções abaixo para identificar a que contém o principal postulado da Teoria Sintética.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: E
6: D
7: C
8: C
9: D
10: A
11: B
12: A
13: C
14: B
15: A
16: C
17: E
18: D
19: E
20: B