Questões de Concurso
Sobre max weber e a legitimidade do poder. nacionalismo em ciência política
Foram encontradas 27 questões
I. Em todas as sociedades, além do Estado, há apenas uma outra forma de poder que é denominado “poder demercado/econômico”, em que grandes empresas ou conglomerados econômicos influenciam o comportamento das pessoas por meio dos bens e recursos financeiros que possuem e dispõem.
II. Estado e Poder são termos indissociáveis. Contudo, a capacidade de uma organização exercer o poder sobre o conjunto de indivíduos que ocupa um território não é suficiente para definir o Estado. Para diferenciar o poder exercido pelo Estado do poder de outros grupos que controlam territórios e indivíduos, com base no uso da força física, é necessário introduzir a noção fundamental da legitimidade.
III. O Estado não admite concorrência e exerce de forma monopolista o poder político, que é o poder supremo nas sociedades contemporâneas.
Está correto o que se afirma em
Segundo Marx, apesar de o sistema jurídico absorver demandas e pressões das diferentes classes sociais, as relações jurídicas devem ser compreendidas a partir de seu funcionamento específico, isto é, compreendidas por si mesmas.
Sobre o conceito weberiano de legitimidade, assinale a opção correta.
I. A dominação é uma situação estabelecida de obtenção de obediência.
II. O conceito de dominação remete à probabilidade de encontrar obediência a uma ordem, entre determinadas pessoas.
III. A autoridade diz respeito à forma pela qual a dominação é expressa. O que embasa a atribuição de autoridade é justamente a legitimidade, conjunto de crenças partilhadas pelas pessoas.
Quais estão corretas?
Os jurados, ao divulgarem o resultado da gincana, afirmaram que
COLUNA I
1. Alienação 2. Anomia 3. Burocracia 4. Diáspora 5. Ideologia
COLUNA II
( ) Dispersão de uma população étnica de uma terra natal originária em áreas estrangeiras e que ocorre, na maioria das vezes , de uma maneira forçada ou sob circunstâncias traumáticas.
( ) Ideias ou convicções compartilhadas que servem para justificar os interesses de grupos dominantes. Estão presentes em todas as sociedades que possuem desigualdades sistematizadas e enraizadas entre os grupos. Está intimamente ligado ao de poder, uma vez que servem para legitimar o poder diferencial exercido pelos grupos.
( ) Conceito utilizado para descrever os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno, os quais resultam na perda da influência das normas sociais sobre o comportamento individual.
( ) Uma organização de tipo hierárquico, que assume a forma de uma pirâmide de autoridade. Considerado o tipo mais eficiente de organização humana em larga escala.
( ) A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. É também considerado como a perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Julgue o item a seguir, acerca dos modelos de explicação sociológica.
Em pesquisa sociológica de inspiração weberiana,
denomina-se tipo ideal o caso concreto identificado pelo
cientista na realidade social e detalhadamente descrito em sua
análise.
No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue o item que se segue.
A proposta teórica de Max Weber, conhecida como sociologia
compreensiva, se baseia na busca do sentido da ação humana,
considerado seu contexto social e histórico.
Em relação ao conceito de ciência política e à legitimidade do poder político, julgue o item a seguir.
À luz da conhecida tipologia weberiana a respeito da
dominação legítima, é correto afirmar que a política
contemporânea é caracterizada pelo predomínio da dominação
de tipo racional-legal e pela inexistência da dominação
tradicional e da dominação carismática.
Todo princípio de legitimidade do poder deve conter elementos descritivos que o tornem digno de confiança, de modo que se produza, em parcela significativa da população, um grau de consenso capaz de assegurar a obediência do cidadão.
O conjunto de burocracias e o sistema legal são dimensões diferentes do Estado contemporâneo que não se inter-relacionam, o que propicia a atuação livre do burocrata que atua com desvio de finalidade.
De acordo com Bobbio, no mundo contemporâneo, as ideologias, difundidas a partir de informações, doutrinas e conhecimentos, não contribuem para a dominação política.
Segundo Weber, a fonte que legitima a autorização do exercício da coerção física, no Estado moderno, é o seu sistema de regras legais.
Muitos debates acerca da capacidade estatal valorizam o grau de autonomia do Estado perante a sociedade civil. Nesse sentido, o conceito de autonomia inserida do Estado pressupõe a capacidade de o Estado infiltrar-se na sociedade, sem, entretanto, construir relações com grupos específicos.
A especialização do Estado moderno, responsável pela diferenciação entre Estado e sociedade, contribuiu para o surgimento do conceito de sociedade civil.