Questões de Concurso
Sobre auguste comte e o positivismo em sociologia
Foram encontradas 100 questões
De d. João I a Getúlio Vargas, numa viagem de seis séculos, uma estrutura político-social resistiu a todas as transformações fundamentais, aos desafios mais profundos, à travessia do oceano largo. O capitalismo politicamente orientado – o capitalismo político, ou o pré-capitalismo –, centro da aventura, da conquista e da colonização moldou a realidade estatal, sobrevivendo e incorporando na sobrevivência o capitalismo moderno, de índole industrial, racional na técnica e fundado na liberdade do indivíduo – liberdade de negociar, de contratar, de gerir a propriedade sob a garantia das instituições.
(Faoro, Raymundo. Os donos do poder. São Paulo: Companhia das Letras, 2021)
Uma tese central das análises de Raymundo Faoro sobre a formação do estado brasileiro consiste em defender que
I. A fundação da Universidade de São Paulo (USP), em 1934, foi um marco importante para a sociologia no Brasil, pois trouxe professores estrangeiros e incentivou a formação de pesquisadores brasileiros dedicados ao estudo das questões sociais do país.
II. Gilberto Freyre, com sua obra “Casa-Grande & Senzala”, contribuiu para a compreensão das relações raciais e culturais no Brasil, influenciando o campo sociológico com suas análises sobre a formação da sociedade brasileira.
III. Na primeira metade do século XX, a sociologia no Brasil se dedicava exclusivamente ao estudo das tradições europeias, sem incorporar temas locais ou abordar a realidade social brasileira.
IV. Florestan Fernandes foi um dos principais sociólogos brasileiros, conhecido por suas pesquisas sobre as relações raciais e pela defesa de uma sociologia crítica e comprometida com a transformação social.
V. A institucionalização da sociologia no Brasil foi um processo linear e sem interferências externas, sendo aceita amplamente desde o início por todos os setores da sociedade.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Em uma visão positivista do mundo, a ciência é vista como o único caminho para se chegar à verdade e para entender e explicar os fenômenos, já que é impossível prevê-los e controlá-los.
( ) O positivismo repreende a aproximação das ciências sociais com as ciências da natureza e defende a adoção de métodos próprios e distintos dos adotados pela física, uma vez que os objetos dessas ciências são diferentes.
( ) O elemento mais importante de uma base empírica é o fato. A experimentação é uma estratégia questionável, e a neutralidade do pesquisador é uma condição indispensável.
( ) Para o Positivismo, é possível descobrir as leis e estabelecer as relações de causa e efeito que permeiam os fenômenos analisados, observando a clara dicotomia entre ciência e ação.
A sequência CORRETA é, de cima para baixo:
No esboço de sua teoria das espécies sociais, Émile Durkheim recorre naturalmente à sua conhecida classificação dos tipos sociais. Na esteira desse pensamento, o fundador da moderna sociologia faz uma crítica a um grande pensador que o antecede. Durkheim diz que esse filósofo jamais soube reconhecer a existência das espécies sociais, tomando – por via de consequência – o progresso das sociedades como equivalente ao de um único povo: a humanidade. Esse filósofo a que Durkheim critica era
Do termo latino socius e do grego logia surgiu, no século XIX, a palavra sociologia. Seu criador foi:
Acerca da sociologia de Auguste Comte, assinale a opção correta.
Auguste Comte afirmou que na sociedade há dois tipos de movimento: o estático (ordem) e o dinâmico (progresso). Seguindo as ideias de Comte sobre esses movimentos, é pertinente considerar que
No início do século XIX, Saint-Simon destacou-se como um precursor da Sociologia e do Positivismo. Uma de suas principais ideias é a seguinte:
Intelectual que fundou a cadeira de sociologia em Bordeaux. A disciplina ganhou status de cientificidade:
Segundo Augusto Comte – um dos pais da sociologia – quais os três estágios que a humanidade percorre na evolução do conhecimento?
Observa-se que a sociologia tem ao menos três linhas mestras explicativas, fundadas pelos seus autores clássicos, apresentados corretamente na alternativa:
A respeito dessas teorias sobre mudança social, assinale a afirmativa que indica corretamente uma ideia comum.
Apud MORAES, Evaristo de (Org). Augusto Comte Sociologia. Rio de Janeiro: Ática, 1978, p. 53.
A respeito da teoria positivista do desenvolvimento social, assinale a afirmativa que indica corretamente a sequência do processo idealizada por Comte.
GUIMARÃES NETO, ASSIS, G..; Educar pela Sociologia: contribuições para a formação do cidadão. Belo Horizonte: RHJ, 2012, p. 37.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que indica corretamente a habilidade a que os autores se referem.