Questões de Concurso Comentadas sobre conceito de poder em sociologia

Foram encontradas 22 questões

Q2934136 Sociologia
Segundo Giles (1985, p. 23), o Estado é, antes de tudo, o poder institucionalizado e, por extensão, a própria instituição em que reside o poder, pois, para agir, ele necessita de recursos que só uma organização pode fornecer. Além da forma de poder acima mencionada (poder institucional do Estado), outras formas de poder ou concepções acerca do poder podem ser identificadas. Qual das alternativas abaixo se refere à noção de Foucault acerca do poder?
Alternativas
Q2777661 Sociologia

Com referência à comunicação de massa, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2754709 Sociologia

A modernidade é datada por pensadores contemporâneos (Bauman, Lipovetsky, Morin) como tendo início nos anos 1800. A primeira revolução civilizacional ocorreu há cerca de 70 mil anos (Cognitiva, com desenvolvimento da linguagem); a segunda, há 12 mil anos (agrícola). Na modernidade, que revolução civilizacional caracteriza o momento histórico, de acordo com os autores acima?

Alternativas
Q2288922 Sociologia

Assinale a alternativa CORRETA.

Quando o poder produz consequências perceptíveis nos sujeitos, ele é: 

Alternativas
Q2201057 Sociologia
O conceito de poder é um dos principais conceitos debatidos pela ciência política. Norberto Bobbio é um autor que traça uma análise sobre Estado, política, governo, argumentando que o poder teria como objetivo o uso da força para a obtenção de alguma vantagem de uns sobre outros. Ainda se tratando do conceito de poder, o autor aponta que que podemos citar 3 tipos: ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q2115198 Sociologia
A estrutura social e o Estado resultam constantemente do processo vital de indivíduos determinados; mas não resultam daquilo que esses indivíduos aparentam perante si mesmos ou perante outros; e, sim, daquilo que são na realidade, isto é, tal como trabalham e produzem materialmente.
(In.: Quintaneiro, Tânia. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber / Tânia Quintaneiro, Maria Ligia de oliveira Barbosa, Márcia Gardênia de Oliveira. – 2. Ed. rev. amp. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.)

No escopo da Teoria Sociológica Clássica, ao analisar o Estado, sua formação e suas concepções, Marx, Weber e Durkheim estabelecem teorias, que mais tarde são, ora refutadas, ora respaldadas por outros autores. Especificamente em Weber, o Estado:
Alternativas
Q2100473 Sociologia
Minha preocupação é com aquelas formas de soberania cujo projeto central não é a luta pela autonomia, mas “a instrumentalização generalizada da existência humana e a destruição material de corpos humanos e populações”. Tais formas da soberania estão longe de ser um pedaço de insanidade prodigiosa ou uma expressão de alguma ruptura entre os impulsos e interesses do corpo e da mente. De fato, tal como os campos da morte, são elas que constituem o nomos do espaço político em que ainda vivemos. Além disso, experiências contemporâneas de destruição humana sugerem que é possível desenvolver uma leitura da política, da soberania e do sujeito, diferente daquela que herdamos do discurso filosófico da modernidade. Em vez de considerar a razão e a verdade do sujeito, podemos olhar para outras categorias fundadoras menos abstratas e mais palpáveis, tais como a vida e a morte.
(MBEMBE, A. Necropolítica, p. 10-11)
No trecho citado acima, Achille Mbembe circunscreve, em linhas gerais, a abordagem que fará sobre a soberania em sua obra “Necropolítica”. Nesta obra, a soberania será prioritariamente discutida em sua relação com o
Alternativas
Q1976931 Sociologia
   A fórmula mais simples para definir a sociologia da religião consiste em dizer que ela analisa a fenomenologia religiosa com o auxílio dos instrumentos teóricos e empíricos que são típicos da sociologia. Historicamente, a ligação entre sociologia e sociologia da religião foi estreitíssima. As incertezas iniciais de uma recaíam sobre a outra, como também os progressos sucessivos em termos de confiabilidade científica. E também terá algum significado a coincidência, certamente não fortuita, de que os maiores expoentes da assim chamada sociologia geral sejam também enumerados entre os autores clássicos da sociologia da religião: é o caso tanto de Comte como de Durkheim, de Simmel como de Weber, de Sorokin como de Parsons. 

Roberto Cipriani. Manual de sociologia da religião.
São Paulo: Paulus, 2007, p. 7. 

A partir das ideias abordadas no texto acima, julgue o item.

Os sociólogos de Frankfurt, do Institut für Sozialforschung, consideravam que as igrejas fazem uso da razão instrumental, escravizando o indivíduo social e domesticando-o. 
Alternativas
Q1974542 Sociologia

Para analisar e criticar as relações de poder, não podemos atribuir-lhes uma qualificação pejorativa ou laudatória global, definitiva e unilateral. Pois elas funcionam em termos de jogos, com táticas e estratégias, mediante a norma e pelo acaso. Caracterizam fenômenos difusos e descentralizados, mais do que as batalhas a respeito das coerções estatais. Quando analisamos as relações de poder, estamos às voltas com um poliedro de inteligibilidade, no qual o número das faces não está definido previamente e não pode jamais ser considerado encerrado de pleno direito.

FOUCAULT, M. Ética, sexualidade e política.

RJ: Forense Universitária, 2004, p. 45-55.


Com base no trecho, pode-se dizer que as relações de poder

Alternativas
Q1901380 Sociologia
Leia o texto a seguir: “O controle do Estado sobre o _______ e o espaço vem sendo sobrepujado pelos fluxos globais de capital, produtos, serviços, tecnologia, comunicação e informação. A apreensão do tempo histórico pelo Estado mediante a apropriação da tradição e a (re)construção da _______ nacional passou a enfrentar o desafio imposto pelas identidades múltiplas definidas por sujeitos autônomos. A tentativa de o Estado reafirmar seu _______ na arena global pelo desenvolvimento de instituições supranacionais acaba comprometendo ainda mais sua soberania” (CASTELLS, 1999).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CGE - CE
Q1198812 Sociologia
Acerca dos conceitos de poder, assinale a opção correta.
Alternativas
Q990146 Sociologia
Acerca dos conceitos de poder, assinale a opção correta.
Alternativas
Q903919 Sociologia
“A __________ , ou seja, a probabilidade de encontrar __________ a um determinado mandato pode fundar-se em diversos_________________. Pode depender diretamente de uma constelação de interesses, ou seja, de considerações utilitárias de vantagens e inconvenientes por parte daquele que_________ .” Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Q744895 Sociologia
Analise os trechos a seguir.
I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a ação física direta, mas pela imposição de uma visão de mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido e pensado. II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de poder e uma forma de saber.
Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos sociológicos definidos como 
Alternativas
Q743987 Sociologia
A década de 1980 é marcada por inúmeras tentativas de redefinir e renovar o alcance, o sentido, o objeto, e a validade da sociologia. Fundamentalmente, buscou-se superar o dualismo clássico concernente ao vetor predominante da transformação social, patenteado na oposição ação versus estrutura. O pensador alemão Jürgen Habermas saiu à frente ao propor, em 1981, sua teoria da ação comunicativa, alegando superar o mencionado dualismo mediante a capitulação à “virada linguística”. Em 1984, o proeminente sociólogo inglês Anthony Giddens apresentou sua versão de tal superação em um livro denominado A Constituição da Sociedade, 1984. O conjunto das proposições de Giddens recebeu o nome de: 
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNCAB Órgão: MPE-RO Prova: FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista - Sociologia |
Q738915 Sociologia
É de conhecimento sociológico que as relações de poder não se localizam apenas no Estado, estando presente nas relações microssociais, como, por exemplo, na relação familiar, entre pai e filho, na escola, entre alunos e professores, entre outros. Esta visão do poder como capacidade de moldar e disciplinar o comportamento expressa as ideias de:
Alternativas
Q637670 Sociologia

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.

Estado e governo se confundem, pois as instituições em uma sociedade territorialmente definida são ocupadas por dirigentes que governam em nome do Estado

Alternativas
Q637669 Sociologia

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.

Quanto ao exercício do poder político, o Estado pode ser considerado garantidor dos direitos individuais e de ações que visem ao bem comum ou considerado um instrumento de dominação de classe, que não está acima dos conflitos, mas profundamente envolvido neles.

Alternativas
Q541303 Sociologia

Em seu clássico estudo “Os Estabelecidos e os Outsiders”, Norbert Elias e John Scotson tomam uma pequena comunidade, a que deram o nome fictício de Winston Parva, como microcosmo, onde encontravam questões que lançavam luz sobre problemas da sociedade como um todo. Sobre as relações entre estabelecidos e outsiders, tal qual definida pelos autores, assinale se as assertivas são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).


( ) As relações em Winston Parva são tomadas como um paradigma empírico para o estudo geral das relações de poder, uma vez que é recorrente que alguns grupos sociais se considerem como humanamente superiores aos demais.


( ) Uma análise microssociológica deve ater-se aos pequenos episódios, e não aos grandes processos. São estes pequenos episódios locais que permitem compreender o movimento de ascensão e declínio dos grupos ao longo do tempo, e, portanto, das relações de poder. Como, por exemplo, nos movimentos de contra-estigmatização por parte dos grupos antes estigmatizados.


( ) As relações raciais podem ser vistas como relações entre estabelecidos-outsiders de um tipo particular. O emprego da denominação “racial” chama atenção para um aspecto periférico da relação, quando o central é uma divisão desigual de poder, em que um sinal físico serve de símbolo para o valor inferior do grupo.


( ) Verifica-se um tabu em torno do contato entre grupos estabelecidos e outsiders, sendo tais relações controladas através de diversos meios. Entre eles, a fofoca, um poderoso instrumento de controle social.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, na ordem de cima para baixo:

Alternativas
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Sociologia |
Q491942 Sociologia
Ao estudar as relações de poder na sociedade contemporânea, Pierre Bourdieu distinguiu quatro diversos tipos de capital: o econômico, o social, o cultural e o simbólico.

Com relação aos diversos tipos de recursos associados a cada forma de capital, segundo Bourdieu, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O capital social é constítuido pelo conjunto de recursos a que um indivíduo tem acesso em função das redes de relações nas quais se insere.
( ) O capital cultural se baseia exclusivamente na instrução formal e nas habilidades intelectuais adquiridas por um indivíduo ao longo da vida escolar.
( ) O capital simbólico é a visão de mundo da classe social hegemônica que transforma seus recursos materiais em símbolos de força e poder.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: B
6: B
7: A
8: C
9: B
10: E
11: B
12: C
13: C
14: B
15: D
16: B
17: E
18: C
19: A
20: C