Questões de Concurso
Sobre cultura de massa e indústria cultural em sociologia
Foram encontradas 102 questões
Se até a década de 1950, as produções eram restritas e atingiam um número reduzido de pessoas, hoje elas tendem a ser cada vez mais diferenciadas e cobrem uma massa consumidora. Durante o período que estamos considerando, ocorre uma formidável expansão, ao nível de produção, de distribuição e de consumo da cultura; é nesta fase que se consolidam os grandes conglomerados que controlam os meios de comunicação da cultura popular de massa.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 121.
Segundo o debate apresentado, o principal processo que impulsionou o desenvolvimento da indústria cultural no Brasil foi a(o)
A indústria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização. [...] A cultura feita em série, industrialmente, para o grande número, passa a ser vista não como instrumento de crítica e de conhecimento, mas como produto trocável, que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa. [...] Uma cultura perecível [...]. Uma cultura que não vale mais como algo a ser usado pelo indivíduo ou grupo que a produziu.
COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980, p. 10-11.
As dimensões apresentadas no texto funcionam como reforço das normas sociais, que se repetem para que a reprodução dessas formas de organização seja vivenciada sem discussão, consolidando assim o(a)
A técnica da indústria cultural levou apenas à padronização e à produção em série, sacrificando o que fazia a diferença entre a lógica da obra e a do sistema social. Isso, porém, não deve ser atribuído a uma lei evolutiva da técnica, enquanto tal, mas à sua função na economia atual.
A função que o esquematismo kantiano ainda atribuía ao sujeito, a saber, referir de antemão a multiplicidade sensível aos conceitos fundamentais, é tomada ao sujeito pela indústria.
Adaptado de Adorno, T. W. e Horkheimer, M. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
Com base nos trechos, avalie se as afirmativas a seguir interpretam corretamente as duas teses:
I. O desenvolvimento da técnica na sociedade capitalista contemporânea, incorporou a cultura nesse processo, impondo-lhe transformações significativas na forma, mas, principalmente, em sua essência.
II. Em decorrência do novo modo de produção cultural, submetido às leis mercantis, a cultura foi padronizada e reduzida a mercadoria de consumo.
III. A interpretação dos fatos da realidade interna ao sujeito e seus sentidos, própria da experiência iluminista descrita por Kant, cede lugar a um mecanismo que lhe é exterior, a indústria cultural.
IV. A obra de arte perde a sua singularidade, sua “aura”, tornando-se um produto do modo de produção industrial, motivo pelo qual perde sua capacidade de ser imprevista e singular e torna-se instrumento de conformidade com o status quo.
As teses foram interpretadas de acordo com a teoria crítica dos autores em:
A partir dessa citação, Ana Carla Fonseca, no livro “Economia da cultura e desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura” (2006) desenvolve o conceito de Economia da Cultura.
Esse conceito pode ser entendido como:
A concepção de cultura implícita nessa afirmação é a de cultura
Em “Dialética do esclarecimento”, Theodor Adorno e Max Horkheimer (1985, p. 101-102) afirmam que as “distinções enfáticas que se fazem entre os filmes das categorias A e B, ou entre as histórias publicadas em revistas de diferentes preços, têm menos a ver com seu conteúdo do que com sua utilidade para a classificação, organização e computação estatística dos consumidores. Para todos algo está previsto; para que ninguém escape, as distinções são acentuadas e difundidas”. Qual o conceito principal que os autores criam para analisar esse fenômeno social?
A participação de milhões em tal indústria [cultural] imporia métodos de reprodução que, por seu turno, fazem com que inevitavelmente, em numerosos locais, necessidades iguais sejam satisfeitas com produtos estandardizados.
ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
Levando em consideração a perspectiva conceitual de Theodor Adorno, assinale a alternativa correta.
A origem do conceito de sociedade de massa faz parte da história do pensamento político.
Nesse conceito, massa caracteriza-se por ser
NOELLE-NEUMANN, Elisabeth. A espiral do silêncio: opinião pública nosso tecido social. Florianópolis: Estudos Nacionais, 2017. (Adaptado)
De acordo com a noção de comunicação de massa de Noelle-Neumann, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre mídia e poder.
AUTOR, David. The Labor Market Impacts of technological change: from unbridled enthusiasm to qualified optimism to vast uncertainty. NBER Working Paper Series, 2022. (Adaptado)
A respeito dessa atividade, analise as afirmativas a seguir.
I. Os alunos podem observar que a introdução de novas tecnologias diminuiu as desigualdades entre os trabalhadores pela uniformização das tarefas laborais.
II. Os alunos podem concluir que, ao longo do tempo, o uso de tecnologias proporcionou o aumento da empregabilidade dos trabalhadores menos qualificados.
III. Os alunos podem identificar que o uso da tecnologia, apesar de impactar negativamente determinados grupos de trabalhadores, favoreceu outros.
Está correto o que se afirma em