Questões de Concurso Sobre cultura de massa e indústria cultural em sociologia

Foram encontradas 102 questões

Q3130339 Sociologia
No Brasil, as novelas têm um papel central na indústria cultural, influenciando de forma significativa o comportamento, as tendências e as percepções da população; são produzidas em larga escala pelas principais emissoras de televisão. Com base no conceito de indústria cultural e no papel das novelas no Brasil, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3130337 Sociologia
Em uma conversa sobre os efeitos da mídia e do entretenimento nas nossas vidas, certo professor apresenta o caso de uma grande plataforma de streaming que produz conteúdo padronizado, seguindo as preferências populares e lançando filmes e séries de maneira quase industrial. Esse conteúdo é projetado para atrair o maior número possível de espectadores, mas muitos críticos apontam que ele tende a seguir fórmulas repetitivas e a evitar temas que incentivem a reflexão crítica. Com isso, o professor propõe uma discussão sobre o conceito de indústria cultural. Com base na situação e no conceito de indústria cultural, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3082574 Sociologia
Leia o texto a seguir:

Se até a década de 1950, as produções eram restritas e atingiam um número reduzido de pessoas, hoje elas tendem a ser cada vez mais diferenciadas e cobrem uma massa consumidora. Durante o período que estamos considerando, ocorre uma formidável expansão, ao nível de produção, de distribuição e de consumo da cultura; é nesta fase que se consolidam os grandes conglomerados que controlam os meios de comunicação da cultura popular de massa.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 121.

Segundo o debate apresentado, o principal processo que impulsionou o desenvolvimento da indústria cultural no Brasil foi a(o)
Alternativas
Q3082563 Sociologia
Leia o texto a seguir:

A indústria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização. [...] A cultura feita em série, industrialmente, para o grande número, passa a ser vista não como instrumento de crítica e de conhecimento, mas como produto trocável, que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa. [...] Uma cultura perecível [...]. Uma cultura que não vale mais como algo a ser usado pelo indivíduo ou grupo que a produziu.
COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980, p. 10-11.

As dimensões apresentadas no texto funcionam como reforço das normas sociais, que se repetem para que a reprodução dessas formas de organização seja vivenciada sem discussão, consolidando assim o(a)
Alternativas
Q3067263 Sociologia
Indústria cultural é um termo que foi cunhado pela Escola de Frankfurt na década de 1930 para indicar a industrialização da cultura produzida em massa e os imperativos comerciais que são construídos através de artefatos de produção industrial. Entre as assertivas a seguir, indique aquela que está de acordo com as formulações teóricas frankfurtianas acerca da indústria cultural.
Alternativas
Q3023521 Sociologia
Conforme destacou Manuel Castells (2016), há mais de duas décadas, a comunicação mediada pela internet é ainda um fenômeno recente para que a pesquisa social tenha logrado conclusões sólidas sobre seu sentido social. Entretanto, considerando que a cultura é mediada e determinada pela comunicação, os seus conteúdos são transformados profundamente por esse novo sistema tecnológico. Como o autor conceituou essa nova cultura que teria emergido com o advento da internet e suas redes? 
Alternativas
Q3023506 Sociologia
Adorno e Horkheimer (1985) argumentam sobre a regressão moderna do esclarecimento à ideologia, que encontra nos meios de comunicação de massa a sua expressão mais influente. Para eles, a padronização de dispositivos culturais repercute na reprodução de valores hegemônicos na ordem social vigente. Nesse sentido, qual é o conceito mobilizado pelos autores para essa tese?
Alternativas
Q2602504 Sociologia
A mercantilização é um dos elementos básicos da sociabilidade moderna. O processo de mercantilização invade a vida cotidiana e o conjunto das relações sociais e pode ser explicado pelo fato de que
Alternativas
Q2564112 Sociologia
As autoras feministas usam o termo “gênero” para
Alternativas
Q2564110 Sociologia
Na relação entre o rural e o urbano, quais as consequências do processo de valorização de produtos locais nas sociedades contemporâneas?
Alternativas
Q2512101 Sociologia
Leia as duas teses postuladas por Max Horkheimer e Theodor Adorno a respeito do conceito de “indústria cultural”.

A técnica da indústria cultural levou apenas à padronização e à produção em série, sacrificando o que fazia a diferença entre a lógica da obra e a do sistema social. Isso, porém, não deve ser atribuído a uma lei evolutiva da técnica, enquanto tal, mas à sua função na economia atual.

A função que o esquematismo kantiano ainda atribuía ao sujeito, a saber, referir de antemão a multiplicidade sensível aos conceitos fundamentais, é tomada ao sujeito pela indústria.

Adaptado de Adorno, T. W. e Horkheimer, M. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Com base nos trechos, avalie se as afirmativas a seguir interpretam corretamente as duas teses:


I. O desenvolvimento da técnica na sociedade capitalista contemporânea, incorporou a cultura nesse processo, impondo-lhe transformações significativas na forma, mas, principalmente, em sua essência.

II. Em decorrência do novo modo de produção cultural, submetido às leis mercantis, a cultura foi padronizada e reduzida a mercadoria de consumo.

III. A interpretação dos fatos da realidade interna ao sujeito e seus sentidos, própria da experiência iluminista descrita por Kant, cede lugar a um mecanismo que lhe é exterior, a indústria cultural.

IV. A obra de arte perde a sua singularidade, sua “aura”, tornando-se um produto do modo de produção industrial, motivo pelo qual perde sua capacidade de ser imprevista e singular e torna-se instrumento de conformidade com o status quo.

As teses foram interpretadas de acordo com a teoria crítica dos autores em:
Alternativas
Q2460330 Sociologia
“Os economistas têm dedicado pouca atenção ao papel da cultura no desenvolvimento econômico, seja ao contextualizar o processo de crescimento no mundo em desenvolvimento ou ao influir mais diretamente nos resultados econômicos dos países desenvolvidos” (Throsby apud Fonseca, 2007).
A partir dessa citação, Ana Carla Fonseca, no livro “Economia da cultura e desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura” (2006) desenvolve o conceito de Economia da Cultura.
Esse conceito pode ser entendido como:
Alternativas
Q2459948 Sociologia
Embora manifestações culturais de periferia, como o funk, contem hoje com reconhecimento pelo Estado, uma parte considerável da opinião pública tende a afirmar, por exemplo, que “funk não é cultura”. 

A concepção de cultura implícita nessa afirmação é a de cultura 
Alternativas
Q2430862 Sociologia

Em “Dialética do esclarecimento”, Theodor Adorno e Max Horkheimer (1985, p. 101-102) afirmam que as “distinções enfáticas que se fazem entre os filmes das categorias A e B, ou entre as histórias publicadas em revistas de diferentes preços, têm menos a ver com seu conteúdo do que com sua utilidade para a classificação, organização e computação estatística dos consumidores. Para todos algo está previsto; para que ninguém escape, as distinções são acentuadas e difundidas”. Qual o conceito principal que os autores criam para analisar esse fenômeno social?

Alternativas
Q2415000 Sociologia
O sujeito pós-moderno, consequentemente, não tem uma identidade fixa, essencial ou permanente, por estar sujeito a formações e transformações contínuas em relação às formas em que os sistemas culturais o condicionam. Em outras palavras, o sujeito pós-moderno é definido historicamente, e não mais biologicamente, porquanto o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, afetadas tanto pelos processos de socialização quanto de globalização dos meios de comunicação e informação. Marque a alternativa em que o termo abaixo está relacionado com a fusão de elementos pertencentes a duas ou mais culturas que se modificam mutuamente por meio das trocas culturais.
Alternativas
Q2403864 Sociologia

A participação de milhões em tal indústria [cultural] imporia métodos de reprodução que, por seu turno, fazem com que inevitavelmente, em numerosos locais, necessidades iguais sejam satisfeitas com produtos estandardizados.


ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.


Levando em consideração a perspectiva conceitual de Theodor Adorno, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2358002 Sociologia
O artista macuxi Jaider Esbell faleceu em 2021, pouco tempo após a exposição de “Entidades” em Porto Alegre. O artista, considerado central no processo de consolidação da arte indígena contemporânea no Brasil, afirmou alguns anos antes, em entrevista concedida a Paulo Thadeu Franco das Neves, que “É de gente e agência que se fazem as trajetórias e a visibilidade planejada. Parece algo impensável quando não se está de todo cercado pelas artimanhas do grande capital, quando dele se precisa exatamente para mostrar-se ao contrário. É algo de que se tem vontade. Talvez a estratégia de reconhecer que a indústria cultural exista seja a porta de entrada para estar no mundo com a mesma força para outros alcances” (Jaider Esbell, 2017). A expressão “indústria cultural” citada por Eisbell remete ao conceito defendido originalmente por Adorno e Horkheimer. Sobre essa concepção, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2326269 Sociologia

A origem do conceito de sociedade de massa faz parte da história do pensamento político.


Nesse conceito, massa caracteriza-se por ser 

Alternativas
Q2289298 Sociologia
As pessoas gastam muito tempo questionando os efeitos dos meios de comunicação, acreditando numa relação simples e direta entre causa e efeito. Supõem que as afirmações transmitidas por qualquer mídia produzem imediatas mudanças de opinião ou, o que também seria um efeito, reforçam a opinião da audiência. Em geral, a relação entre os meios de comunicação e a audiência tem sido comparada a uma conversa privada entre duas pessoas, na qual uma diz algo e a outra termina reforçada ou convertida. A influência real da mídia é muito mais complexa e muito diferente do modelo de conversa privada e individual. Os meios gravam os estereótipos em nossas mentes, mediante inumeráveis repetições e isso serve de pavimento do “mundo intermediário” ou do pseudo ambiente que surge entre o público e o mundo objetivo exterior. Esta é a consequência da seleção do que deve ser atendido pelo público, do que deve ser considerado urgente, dos assuntos que devem importar a todo o mundo. Tudo isso é decidido pela mídia.

NOELLE-NEUMANN, Elisabeth. A espiral do silêncio: opinião pública nosso tecido social. Florianópolis: Estudos Nacionais, 2017. (Adaptado)

De acordo com a noção de comunicação de massa de Noelle-Neumann, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre mídia e poder. 
Alternativas
Q2289291 Sociologia
Em sala de aula, o docente propõe a observação do gráfico que reflete a diferença salarial (em porcentagem) entre os trabalhadores graduados e não graduados nos Estados Unidos, entre os anos de 1964 e 2012.

Imagem associada para resolução da questão


AUTOR, David. The Labor Market Impacts of technological change: from unbridled enthusiasm to qualified optimism to vast uncertainty. NBER Working Paper Series, 2022. (Adaptado)

A respeito dessa atividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Os alunos podem observar que a introdução de novas tecnologias diminuiu as desigualdades entre os trabalhadores pela uniformização das tarefas laborais.
II. Os alunos podem concluir que, ao longo do tempo, o uso de tecnologias proporcionou o aumento da empregabilidade dos trabalhadores menos qualificados.
III. Os alunos podem identificar que o uso da tecnologia, apesar de impactar negativamente determinados grupos de trabalhadores, favoreceu outros.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: D
6: E
7: A
8: A
9: E
10: A
11: E
12: B
13: C
14: D
15: A
16: D
17: C
18: A
19: C
20: C