Questões de Concurso Comentadas sobre cultura e identidade nacional em sociologia

Foram encontradas 239 questões

Q3029013 Sociologia
No livro Casa Grande & Senzala (2004), Gilberto Freyre, inspirado nos escritos de PittRivers, apresenta as influências deletérias decorrentes do sistema civilizador dos jesuítas, que mediou boa parte das relações entre portugueses e indígenas no Brasil. Sobre isso, qual das opções abaixo está CORRETA:

I. A concentração dos indígenas em grandes aldeias.
II. Segregação nas plantações.
III. Aumento da mortalidade infantil de indígenas devido às novas condições de vida.
IV. Aplicação de legislação penal europeia a supostos crimes de fornicação. 
Alternativas
Q3029012 Sociologia
Na obra Formação do Brasil contemporâneo: colônia (2000), Caio Prado Júnior defende que a população brasileira foi formada pela relação entre diferentes raças. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3029011 Sociologia
Nos estudos sobre o processo de formação social do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra Raízes do Brasil (1994), debate sobre nossa herança rural. Segundo o autor, qual das alternativas abaixo melhor reflete as características dessa herança?
Alternativas
Q3011485 Sociologia
Sobre o multiculturalismo, analise os itens a seguir:

I. O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.

II. O multiculturalismo também pode ser chamado de pluralismo cultural, é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais. A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si.

III. O Multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. O Brasil se desenvolveu a partir de uma construção social entre os portugueses (europeus), os indígenas (povos originários) e os negros sequestrados e escravizados (de diversos territórios africanos).

IV. O respeito ao culto de diferentes religiões é um exemplo de multiculturalismo na nossa sociedade. Em lugares em que convivam de forma amistosa membros do candomblé, fiéis de igrejas evangélicas, seguidores do catolicismo, ateus, budistas, entre outras crenças, é um ambiente multicultural.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2690691 Sociologia

O texto a seguir serve de referência para responder à questão 35.

A ideologia contemporânea está montada sobre o mito da racionalidade do real entendida como razão inscrita nas próprias coisas e expressa através das ideias de organização e de planejamento. Como sabemos, a origem dessa ideologia encontra-se no mundo econômico da produção, isto é, no taylorismo como forma de racionalizar o processo de trabalho.

(FONTE: CHAUÍ, Marilena. Ideologia e Educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 1, p. 245-257, jan./mar. 2016.)

Nesse texto, Marilena Chauí apresenta uma descrição do modo como a ideologia opera nas sociedades contemporâneas. Com tal conceito, a filósofa brasileira deseja destacar a seguinte ideia:

Alternativas
Q2602520 Sociologia
Analise o trecho a seguir.

"As condições sociais em que vivem as crianças são o principal fator de diversidade dentro do grupo geracional. As crianças são indivíduos com a sua especificidade biopsicológica: ao longo da sua infância percorrem diversos subgrupos etários e varia a sua capacidade de locomoção, de expressão, de autonomia de movimento e de ação etc. Mas as crianças são também seres sociais e, como tais, distribuem-se pelos diversos modos de estratificação social: a classe social, a etnia a que pertencem, a raça, o gênero, a região do globo onde vivem. Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças."

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 26, p. 361-378, 2005, p. 370. 


Considerando o trecho acima, a alteridade observada numa criança pode ser reconhecida em um 
Alternativas
Q2602516 Sociologia
Texto 1


Eu gostaria de sugerir um modelo “narrativo” de subjetividade e constituição da identidade em lugar do modelo da “performatividade”. Meu ponto é que o modelo narrativo tem a virtude de explicar aquele “excedente de significado, criatividade e espontaneidade” que se diz acompanhar a iteração no modelo de performatividade, mas cujos mecanismos não podem ser efetivamente explicados pela performatividade.


BENHABIB, Seyla; SILVEIRA, Ana Claudia Lopes. Diferença sexual e
identidades coletivas: a nova constelação global. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 4, p. 151, 2017.
O modelo narrativo de definição das identidades reconhece os sujeitos como seres ativos do processo de construção das identidades, no qual pode haver influência de múltiplas culturas, porque há a
Alternativas
Q2602515 Sociologia
Texto 1


Eu gostaria de sugerir um modelo “narrativo” de subjetividade e constituição da identidade em lugar do modelo da “performatividade”. Meu ponto é que o modelo narrativo tem a virtude de explicar aquele “excedente de significado, criatividade e espontaneidade” que se diz acompanhar a iteração no modelo de performatividade, mas cujos mecanismos não podem ser efetivamente explicados pela performatividade.


BENHABIB, Seyla; SILVEIRA, Ana Claudia Lopes. Diferença sexual e
identidades coletivas: a nova constelação global. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 4, p. 151, 2017.
No trecho acima, observa-se a crítica ao modelo baseado na performatividade, de Judith Butler, na definição das identidades. Essa crítica tem como contraponto o modelo narrativo que
Alternativas
Q2564111 Sociologia
Os dados do IBGE apontam que o Brasil tem 1,3 milhões de quilombolas em 1.696 municípios. Como o território quilombola foi definido pela Fundação Cultural Palmares nos anos 1990?
Alternativas
Q2564110 Sociologia
Na relação entre o rural e o urbano, quais as consequências do processo de valorização de produtos locais nas sociedades contemporâneas?
Alternativas
Q2512083 Sociologia
I. Não existe um motivo etnográfico para que aos brasileiros viesse a caber toda a doçura, todo o mel de que a humanidade dispõe para abrandar as índoles das raças. Acreditamos, bem ao contrário, que o brasileiro, por sua falta de completa integração étnica, por sua falta de cultura forte e grandemente espalhada, por sua falta de tradições que lhe tivessem, no caminho da história, preparado uma feição própria, original, firme, segura, é, como povo, descontadas algumas qualidades dignas que possui, um dos mais indisciplinados e anárquicos do mundo.

Romero, Sílvio. Realidades e ilusões no Brasil: parlamentarismo e presidencialismo e outros ensaios. Petrópolis, Vozes, p.90.91.


II. A miscigenação: uma miscigenação logo socialmente democratizante de relações sob outro aspecto reguladas por uma estrutura nitidamente hierarquizante. No jogo entre esses contrários pode-se hoje observar, sob perspectiva histórica que a miscigenação socialmente democratizante vem se constituindo em expressão característica de um modo nacional do brasileiro ser brasileiro.

Freyre, Gilberto. Homens, engenharias e rumos sociais. Rio de Janeiro, Record, 1987, p.95.


Com base nos trechos, a respeito das interpretações sobre o processo de conformação da identidade nacional, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Em I, a configuração da identidade nacional é interpretada como decorrente da desunião dos grupos sociais e de seu caráter desobediente; ao passo que em II, a interação entre os grupos formadores do Brasil é percebida como elemento constitutivo da identidade nacional.

( ) Em I, o processo de miscigenação é compreendido como inerente à história colonial que estruturou a noção de identidade brasileira; enquanto em II, é percebido como específico do contexto democrático contemporâneo.

( ) Em ambos, o processo é compreendido pela ausência de conformidade, interpretando que a singularidade brasileira se manifesta em sua desintegração.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2512008 Sociologia
As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

(disponível em https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/governancafundiaria/quilombolas).


Acerca das comunidades quilombolas, é correto afirmar que
Alternativas
Q2511999 Sociologia
O resultado do último Censo realizado pelo IBGE revelou um significativo aumento do número de pessoas que se declararam de cor parda, superando numericamente as pessoas que se declaram de cor branca.

Em relação à questão da identidade racial da sociedade brasileira, é correto afirmar que
Alternativas
Q2501916 Sociologia
Na sociedade liberal, vivemos em uma cultura onde muitos acreditam que qualquer um pode ascender em termos sociais e econômicos por meio das riquezas acumuladas. Contudo, na Índia, trabalho e riqueza são parâmetros insuficientes para que possamos compreender a ordenação que configura a posição ocupada por cada indivíduo. Nesse país, o chamado regime de castas se utiliza de critérios de natureza religiosa e hereditária para formar seus grupos sociais. Esse regime vigora há mais de 2600 anos e tem origem no processo de ocupação dessa região. Dito isso, marque o item cuja casta representa a classe composta por camponeses, operários e artesãos.
Alternativas
Q2490687 Sociologia

No que se refere à cultura africana e indígena no Brasil colonial, julgue o item a seguir. 


A embriaguez pelo cauim nos rituais antropofágicos tupinambás possuía profunda relação com o sistema de guerra e vingança indígena. 

Alternativas
Q2485425 Sociologia
A identidade nacional reflete a união de um povo em torno de características comuns, como história, cultura, língua e valores compartilhados. Engloba um senso de pertencimento e identificação com um determinado país ou nação, moldando a maneira como os indivíduos se percebem e são percebidos pelo mundo. Darcy Ribeiro, em “O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil”, para fins unicamente didáticos, separa o Brasil em “brasis”, sendo eles:
Alternativas
Q2485424 Sociologia
Florestan Fernandes foi um dos primeiros sociólogos a estudar sistematicamente as relações raciais brasileiras. De acordo com o sociólogo, qual é o papel da cultura afro-brasileira e indígena na sociedade brasileira?
Alternativas
Q2485423 Sociologia
Florestan Fernandes é considerado o fundador da Sociologia Crítica no Brasil, sendo ele político, sociólogo e ensaísta. De que forma Florestan Fernandes contribuiu para o estudo da cultura afro-brasileira e indígena? 
Alternativas
Q2485418 Sociologia
Analise a imagem abaixo:  Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em: https://blog.123milhas.com/boi-bumba-conheca-mais-sobre-a-lenda-e-a-tipica-festa-de-parintins/)
Anualmente, no mês de junho, acontece o Festival Folclórico de Parintins, na Ilha da Magia, na cidade de Parintins. O festival é marcado pela rivalidade entre o Boi Garantido (representado pela cor vermelha) e o Boi Caprichoso (representado pela cor azul). Nessa época, a rivalidade entre os Bois é tão grande e avassaladora que grandes marcas adequam suas cores às dos bois. A Coca-Cola, por exemplo, produz, também, latas azuis, além do tradicional vermelho. O mesmo vale para as latas da cerveja Brahma e o aplicativo Uber, podendo o passageiro optar entre Uber Caprichoso ou Garantido. A Festa de Parintins pode ser considerada cultura:
Alternativas
Q2459956 Sociologia
Se Machado de Assis tornou-se quase inseparável do equacionamento das ‘ideias fora de lugar’, isto é, dos desnivelamentos e disparates entre a escravidão cotidiana e a pretensão universalizante do liberalismo burguês que pautou as nações modernas, o futebol brasileiro e Pelé são inseparáveis do ‘lugar fora das ideias’, o vetor inconsciente por meio do qual o substrato histórico e atávico da escravidão se reinventou de forma elíptica, artística e lúdica. 

WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. 

O autor traça uma comparação entre duas personagens importantes da cultura brasileira. O trecho destacado expressa 

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: A
5: A
6: C
7: D
8: B
9: C
10: A
11: B
12: C
13: A
14: D
15: C
16: A
17: B
18: C
19: E
20: D