Questões de Concurso
Comentadas sobre cultura e identidade nacional em sociologia
Foram encontradas 239 questões
I. A concentração dos indígenas em grandes aldeias.
II. Segregação nas plantações.
III. Aumento da mortalidade infantil de indígenas devido às novas condições de vida.
IV. Aplicação de legislação penal europeia a supostos crimes de fornicação.
I. O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.
II. O multiculturalismo também pode ser chamado de pluralismo cultural, é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais. A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si.
III. O Multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. O Brasil se desenvolveu a partir de uma construção social entre os portugueses (europeus), os indígenas (povos originários) e os negros sequestrados e escravizados (de diversos territórios africanos).
IV. O respeito ao culto de diferentes religiões é um exemplo de multiculturalismo na nossa sociedade. Em lugares em que convivam de forma amistosa membros do candomblé, fiéis de igrejas evangélicas, seguidores do catolicismo, ateus, budistas, entre outras crenças, é um ambiente multicultural.
Estão CORRETOS:
O texto a seguir serve de referência para responder à questão 35.
A ideologia contemporânea está montada sobre o mito da racionalidade do real entendida como razão inscrita nas próprias coisas e expressa através das ideias de organização e de planejamento. Como sabemos, a origem dessa ideologia encontra-se no mundo econômico da produção, isto é, no taylorismo como forma de racionalizar o processo de trabalho. |
(FONTE: CHAUÍ, Marilena. Ideologia e Educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 1, p. 245-257, jan./mar. 2016.)
Nesse texto, Marilena Chauí apresenta uma descrição do modo como a ideologia opera nas sociedades contemporâneas. Com tal conceito, a filósofa brasileira deseja destacar a seguinte ideia:
"As condições sociais em que vivem as crianças são o principal fator de diversidade dentro do grupo geracional. As crianças são indivíduos com a sua especificidade biopsicológica: ao longo da sua infância percorrem diversos subgrupos etários e varia a sua capacidade de locomoção, de expressão, de autonomia de movimento e de ação etc. Mas as crianças são também seres sociais e, como tais, distribuem-se pelos diversos modos de estratificação social: a classe social, a etnia a que pertencem, a raça, o gênero, a região do globo onde vivem. Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças."
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 26, p. 361-378, 2005, p. 370.
Considerando o trecho acima, a alteridade observada numa criança pode ser reconhecida em um
Romero, Sílvio. Realidades e ilusões no Brasil: parlamentarismo e presidencialismo e outros ensaios. Petrópolis, Vozes, p.90.91.
II. A miscigenação: uma miscigenação logo socialmente democratizante de relações sob outro aspecto reguladas por uma estrutura nitidamente hierarquizante. No jogo entre esses contrários pode-se hoje observar, sob perspectiva histórica que a miscigenação socialmente democratizante vem se constituindo em expressão característica de um modo nacional do brasileiro ser brasileiro.
Freyre, Gilberto. Homens, engenharias e rumos sociais. Rio de Janeiro, Record, 1987, p.95.
Com base nos trechos, a respeito das interpretações sobre o processo de conformação da identidade nacional, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Em I, a configuração da identidade nacional é interpretada como decorrente da desunião dos grupos sociais e de seu caráter desobediente; ao passo que em II, a interação entre os grupos formadores do Brasil é percebida como elemento constitutivo da identidade nacional.
( ) Em I, o processo de miscigenação é compreendido como inerente à história colonial que estruturou a noção de identidade brasileira; enquanto em II, é percebido como específico do contexto democrático contemporâneo.
( ) Em ambos, o processo é compreendido pela ausência de conformidade, interpretando que a singularidade brasileira se manifesta em sua desintegração.
As afirmativas são, respectivamente,
(disponível em https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/governancafundiaria/quilombolas).
Acerca das comunidades quilombolas, é correto afirmar que
Em relação à questão da identidade racial da sociedade brasileira, é correto afirmar que
No que se refere à cultura africana e indígena no Brasil colonial, julgue o item a seguir.
A embriaguez pelo cauim nos rituais antropofágicos
tupinambás possuía profunda relação com o sistema de
guerra e vingança indígena.
(Disponível em: https://blog.123milhas.com/boi-bumba-conheca-mais-sobre-a-lenda-e-a-tipica-festa-de-parintins/)
Anualmente, no mês de junho, acontece o Festival Folclórico de Parintins, na Ilha da Magia, na cidade de Parintins. O festival é marcado pela rivalidade entre o Boi Garantido (representado pela cor vermelha) e o Boi Caprichoso (representado pela cor azul). Nessa época, a rivalidade entre os Bois é tão grande e avassaladora que grandes marcas adequam suas cores às dos bois. A Coca-Cola, por exemplo, produz, também, latas azuis, além do tradicional vermelho. O mesmo vale para as latas da cerveja Brahma e o aplicativo Uber, podendo o passageiro optar entre Uber Caprichoso ou Garantido. A Festa de Parintins pode ser considerada cultura:
WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
O autor traça uma comparação entre duas personagens importantes da cultura brasileira. O trecho destacado expressa