Questões de Concurso
Sobre cultura e sociedade em sociologia
Foram encontradas 824 questões
I. Ouvintismo tradicional.
II. Ouvintismo sequencial.
III. Ouvintismo natural.
IV. Ouvintismo crítico.
Quais estão corretas?
Julgue o próximo item, relativo a relações e conexões entre patrimônio cultural, natural, agrícola e alimentar.
Comida é patrimônio e não mercadoria; esta é uma expressão que as mulheres em suas práticas produtivas e de agroextrativismo afirmam para o sentido das identidades sociais e históricas das culturas alimentares. Os significados estão expressos no art. 216 da Constituição de 1988, que diz ser o patrimônio constituído de bens de natureza material e imaterial, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
No que se refere à produção de alimentos, identidade cultural e territórios, julgue o item a seguir.
A patrimonialização contemporânea da alimentação insere-se no vasto movimento que faz a noção de patrimônio passar do âmbito privado para o público, do econômico para o cultural, sendo também sinal de outras transformações das representações sociais, estando relacionada à noção de patrimônio imaterial, que engloba práticas cotidianas e populares.
No que se refere à produção de alimentos, identidade cultural e territórios, julgue o item a seguir.
O valor cultural do ato de comer e do modo alimentar é cada vez mais entendido como um ato agrário, com a comida sendo uma espécie de tradutora de povos, nações, civilizações, grupos étnicos, comunidades e famílias.
Os sistemas agrícolas tradicionais (SATs) podem ser definidos como um conjunto de saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas/artefatos e outras manifestações que compõem sistemas culturais manejados por povos e comunidades tradicionais. A respeito desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionado, julgue o seguinte item.
A Feira da Mandioca de Imbituba (Associação Comunitária Rural de Imbituba — ACORDI) tem como propósito dar visibilidade à produção de farinha de mandioca dos agricultores e pescadores tradicionais dos areais da ribanceira, grupo social que se mantém no território ao longo das gerações, cujo manejo envolve principalmente cultivo de mandioca, extrativismo vegetal (butiá) e pesca artesanal.
Em relação à gastronomia como manifestação de identidade cultural, julgue o item a seguir.
Mesmo diante de um contexto de influências externas, como o turismo, as migrações e as novas tecnologias, a gastronomia italiana, presente em diversos estados brasileiros, manteve-se preservada, graças à transmissão dos saberes de geração a geração, o que demonstra que tal culinária é um elemento forte de identidade cultural e imune a transformações de origem externa.
I. Nas universidades públicas brasileiras, a cultura exerce uma função essencial na formação acadêmica, na produção de conhecimento e na promoção da diversidade cultural.
II. O Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade), da UNIFESSPA, criado em 2018, é um órgão que trabalha na construção de interlocução com as demandas sociais da região e suas problemáticas.
III. As universidades públicas são espaços restritos para a difusão, com pouca atenção para preservação e manifestações culturais, apesar de serem espaços de análise e reflexão sobre a sociedade e suas expressões culturais.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)
I. Os professores e comunicadores, inscritos em diversas ambientações e instituições sociais, desenvolvem papel de democratização da cultura, por meio de momentos de divulgação, transmissão e difusão cultural.
II. A manutenção da herança cultural e a democratização do patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial, está na zona de competência dos momentos de preservação e de conservação, especialmente atribuídos aos museus.
III. Um sistema cultural precisa ser submetido à discussão e avaliação públicas, a fim de resultar em legitimação e questionamento, os quais costumam ser desenvolvidos por analistas, críticos, estudiosos, investigadores e pesquisadores.
IV. A esfera do consumo, na dinâmica do circuito cultural, tem como sua singularidade ser sempre uma esfera não profissionalizada, o que caracteriza a amplitude e mesmo a universalidade do ato de recepção da cultura.
Sobre as alternativas anteriores, está CORRETO o que se afirma em:
I. A formação de diferentes estudantes universitários implica no acionamento de culturas humanísticas e técnicas, independente das áreas de conhecimento.
II. Toda atividade educativa é cultural, já que transmite aos estudantes saberes gerais e especializados, ligados aos respectivos cursos, e sua singularidade é dispensada.
III. A dinâmica cultural está restrita a espaços acadêmicos delimitados, tais como disciplinas das humanidades e espaços institucionais, tais como museus e galerias.
IV. A vocação cultural da universidade favorece seu compromisso com a diversidade, a liberdade, a cidadania e o desenvolvimento sustentável.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
I. As culturas advindas dos povos originários sobreviveram sob o signo da repressão, em meio à qual foram dizimados milhões de indígenas, perseguidos linguística e culturalmente, embora tenham conseguido o devido reconhecimento institucional e social na atualidade.
II. As culturas negras, oriundas da cruel escravização em estimados cinco milhões de pessoas de diferentes nações do continente africano, sobreviveram sob o signo da violência, adquirindo uma primeira institucionalidade do Estado apenas no final da ditadura militar (1964-1985).
III. A persistência das manifestações culturais de povos originários e escravizados nos contextos brasileiros deriva mais de suas capacidades de resistir e criar mecanismos de afirmação simbólica do que de quaisquer apoios e institucionalidades culturais.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
( ) O impacto social no artesanato envolve não apenas a geração de renda, mas também o fortalecimento cultural e social das comunidades.
( ) Preservar tradições culturais não é um objetivo das iniciativas de impacto social no artesanato.
( ) Projetos de artesanato com impacto social podem promover a inclusão de grupos vulneráveis, como mulheres, idosos e comunidades rurais.
( ) A sustentabilidade, incluindo aspectos ambientais, econômicos e sociais, é um dos objetivos do artesanato com impacto social.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
I. O artesanato é uma importante fonte de renda para muitas famílias e comunidades. Ele oferece oportunidades de emprego e contribui para o sustento de artesãos em áreas rurais e urbanas.
II. O artesanato atrai turistas interessados em conhecer a cultura local. Feiras de artesanato e lojas especializadas são destinos populares para visitantes que buscam peças autênticas e feitas à mão.
III. O artesanato fortalece as comunidades, promovendo a cooperação e a solidariedade. Grupos de artesãos muitas vezes se organizam em cooperativas, aumentando seu poder de negociação e acesso a mercados.
IV. Muitos artesãos brasileiros utilizam materiais reciclados ou sustentáveis em suas criações, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A prática do artesanato pode ser uma alternativa sustentável à produção industrial.
Assinale a alternativa CORRETA: