Questões de Concurso Sobre cultura e sociedade em sociologia

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Q3177373 Sociologia
O sociólogo Joffre Dumazedier entende o conceito de lazer por: “(...) um conjunto mais ou menos estruturado de atividades com respeito às necessidades do corpo e do espírito dos interessados: lazeres físicos, práticos, artísticos, intelectuais, sociais, dentro dos limites do condicionamento econômico social, político e cultural de cada sociedade. São tais atividades que iremos chamar de lazeres. Seu conjunto constitui o lazer. Este conjunto é determinado pelo trabalho e pelas outras obrigações institucionais, mas veremos que, com a aproximação do estádio pós- industrial, ele tende cada vez mais a atuar sobre as próprias instituições que o determinam.” (Dumazedier, 2008). Sobre o conceito de lazer, analise as assertivas a seguir:

I. O lazer é visto como um comportamento social que não permite definir um campo específico entre as diferentes atividades que assumem diferentes funções na sociedade.
II. O lazer é uma prática que se opõe somente ao trabalho, no sentido de se compreender o lazer enquanto tudo aquilo que é resumido ao não-trabalho.
III. Do lazer se excluem as atividades domésticas, mas se incluem as atividades sócio espirituais e sociopolíticas.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3177370 Sociologia
As manifestações culturais, ligadas à liberdade e à memória, podem ser limitadas por lei para equilibrar direitos em conflito. Em casos de violação ou uso inadequado dessa liberdade, o Judiciário ou o Ministério Público (MP) podem intervir, firmando Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) ou propondo ações civis públicas para reparação e imposição de obrigações. Um exemplo foi o encerramento antecipado de uma exposição de arte sobre diversidade, financiada pela Lei Rouanet, após críticas de grupos conservadores que alegaram desrespeito a valores morais. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a reabertura até a data inicialmente prevista para o seu encerramento, mas o grupo empresarial responsável recusou. Meses depois, recuou de sua posição e firmou um TAC, comprometendo-se a realizar novas exposições relacionadas ao tema. A situação descrita acima refere-se ao caso de qual exposição de arte?
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Q3177366 Sociologia
O ativismo doo _______________ tem sido central na construção da topografia da memória no tecido social brasileiro. Desde o final dos anos 1970, na redemocratização do país, os movimentos negros contemporâneos se esforçaram por denunciar o racismo estrutural na sociedade brasileira, rompendo com a imagem de harmonia da mestiçagem ou o mito da “democracia racial”. Junto com isso, promoveram um movimento de “reafricanização” do Brasil, em que o o _______________ social da comunidade nacional é ressignificado pelo enfoque de identidades diaspóricas, pelas experiências sociais de negros(as) na luta pela construção da o _______________ e pelo esforço de reposicionar a identidade afro-brasileira na comunidade imaginada, uma vez que ela foi subalternizada ou silenciada por narrativas hegemônicas assimilacionistas ou investidas da utopia do “embranquecimento” (Borges; Oliveira, 2017).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3174919 Sociologia
Preconceito e violência muitas vezes estão relacionados. Essa relação se estabelece, porque:
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Q3169116 Sociologia
Sobre o conceito de "Homem Cordial", desenvolvido por Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil (1936), assinale a alternativa correta:
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Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164583 Sociologia
Leia o trecho a seguir.

A ideia de uma “Sociedade de Consumo” vai além da ideia trivial de que todos os membros dessa sociedade consomem, uma vez que todos os seres humanos e todas as criaturas vivas consomem e sempre consumiram. Acreditamos que a análise do consumo como uma atividade social e cultural possibilitará uma melhor compreensão dos novos discursos e propostas advindas do pensamento ambientalista internacional, a partir da percepção da questão ambiental como um problema relativo aos estilos de vida e consumo. Deve-se destacar que a Sociedade de Consumo, como uma ideologia e utopia pautada na abundância, adquiriu um status de natural, universal e eterna, mas foi na verdade construída e instituída em oposição a outras ideologias, utopias pautadas na suficiência, que precisaram ser neutralizadas para permitir sua emergência. O consumo se converteu na arena onde a cultura é motivo de disputas e remodelações. Assim, decisões como o que comprar, quanto gastar, quanto economizar etc. são decisões baseadas em juízos morais e tanto geram quanto expressam aquilo que conhecemos como cultura, no seu sentido mais geral.

Adaptado de: PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005, p. 68-74.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a interpretação da autora sobre a sociedade do consumo.
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Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164581 Sociologia
Leia os dois trechos das músicas a seguir. O primeiro é a versão original da música “Mulheres”, de Toninho Geraes, e o segundo é uma adaptação da música, realizada por Doralyce Ferreira e Silvia Duffrayer.

I.
Nós somos mulheres de todas as cores De várias idades, de muitos amores Lembro de Elza Soares, mulher fora da lei Lembro Marielle, valente e guerreira De Chica Da Silva, Toda Mulher Brasileira Crescendo oprimida pelo patriarcado Meu corpo, minhas regras, agora mudou o quadro Mulheres cabeça e muito equilibradas Ninguém está confusa, não te perguntei nada São elas por elas Escute este samba que eu vou te cantar Eu não sei por que eu tenho que ser a sua felicidade Não sou a sua projeção, você é que se baste Meu bem, amor assim eu quero longe de mim Sou Mulher, sou dona do meu corpo e da minha vontade Fui eu que descobri poder e liberdade
Adaptado de: Música “Nós somos mulheres. Samba que elas querem” de Doralyce Ferreira e Silvia Duffrayer.

II.
Já tive mulheres de todas as cores De várias idades, de muitos amores Com umas até certo tempo fiquei Pra outras apenas um pouco me dei Já tive mulheres do tipo atrevida Do tipo acanhada, do tipo vivida Casada carente, solteira feliz Já tive donzela e até meretriz Mulheres cabeça e desequilibradas Mulheres confusas, de guerra e de paz Mas nenhuma delas me fez tão feliz Como você me faz Procurei em todas as mulheres a felicidade Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
Adaptado de: Música “Mulheres” de Toninho Geraes

Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao procedimento de adaptação da versão original do samba.

I. Apropria-se de um elemento cultural que reforça papéis de gênero com o objetivo de questioná-lo e reformulá-lo de acordo com os interesses e os desejos de um grupo social.
II. Plagia uma expressão cultural ao reproduzir fielmente seu conteúdo sem fazer a devida atribuição de autoria.
III. Rejeita o estilo musical do samba que frequentemente perpetua a sexualização da mulher, representando-a como objeto de desejo masculino.

Está correto o que se afirma em 
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Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164577 Sociologia
A história de vida é uma daquelas noções do senso comum que entram de contrabando no universo acadêmico; primeiro, sem tambor nem trompete, pelos etnólogos; depois, mais recentemente, e não sem estrondo, entre os sociólogos. Falar de história de vida é pressupor pelo menos, e isto não é pouco, que a vida é uma história e uma vida é inseparavelmente o conjunto de acontecimentos de uma existência individual concebida como uma história e o relato desta história. O mundo social, que tende a identificar a normalidade com a identidade, entendida como constância de si mesmo de um ser responsável, ou seja, previsível ou, no mínimo, inteligível, à maneira de uma história bem construída, dispõe de todos os tipos de instituições de totalização e de unificação do eu.
Os acontecimentos biográficos são definidos como muitos posicionamentos e deslocamentos no espaço social, ou seja, mais precisamente, nos diferentes estados sucessivos da estrutura de distribuição das diferentes espécies de capital envolvidas em dado campo

Adaptado de: BOURDIEU, Pierre. L’illusion biographique. In: Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 62-63, 1986.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que, segundo o autor, o sociólogo, ao estudar biografias, deve
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Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164576 Sociologia
Leia o trecho a seguir.

Embora os rolos – no qual os filmes residem enquanto potência fílmica – sejam palpáveis, o filme em si não é. Não pode ser tocado, tampouco visto sem que seja projetado. À medida que o projetor roda, dando às gravações velocidade suficiente para gerar a ilusão do movimento, cabe aos espectadores, sem tempo para fixar o olhar e o entendimento em um ou outro aspecto determinado da sequência de imagens que lhe é mostrada, juntar algumas impressões do que acaba de ser visto para formatar um ponto de vista ou uma interpretação. Tanto o que faz “eleger” alguns dentre os incontáveis sinais possíveis como os mais significativos de um filme quanto o modo como os interpreta não pode ser desvinculado de seus desejos e conhecimentos prévios. Em outras palavras, o processo não é desvinculado das particularidades daquele que o vê, de sua memória e de seu saber.

Adaptado de: NASCIMENTO, Nayara. Amor em telas – amor e tecnologia digital em filmes dos anos 2010. Tese de doutorado em Sociologia da Universidade de São Paulo, 2022, p. 21.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a compreensão sociológica da autora sobre o ato de consumir produções audiovisuais.
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Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
Q3164567 Sociologia
Leia o trecho a seguir.

O espaço também é tratado como um fato da natureza, “naturalizado” através da atribuição de sentidos cotidianos comuns. Sob certos aspectos, mais complexo do que o tempo – tem direção, área, forma, padrão e volumo como principais atributos, bem como distância – o espaço é tratado tipicamente como um atributo objetivo das coisas que pode ser medido e, portanto, apreendido. Reconhecemos que a nossa experiência subjetiva pode nos levar a domínios de percepção, de imaginação, de ficção e de fantasia que produzem espaços e mapas mentais como miragens da coisa supostamente “real”. Sob a superfície de ideias do senso comum e aparentemente “naturais” acerca do tempo e do espaço, ocultam-se territórios de ambiguidade, de contradição e de luta. Os conflitos surgem não apenas de apreciações subjetivas admitidamente diversas, mas porque diferentes qualidades materiais objetivas do tempo e do espaço são consideradas relevantes para a vida social em diferentes situações. Importantes batalhas também ocorrem nos domínios da teoria, bem como da prática, científica, social e estética. O modo como representamos o espaço e o tempo na teoria importa, visto afetar a maneira como nós e os outros interpretamos e depois agimos com relação ao mundo. 

Adaptado de: HARVEY, David. A condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992, pp. 188 – 190.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o autor
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Q3139104 Sociologia
"A capoeira vai além do corpo e da música, ela faz parte da identidade negra", diz contramestre
O Grupo Semente do Jogo de Angola se dedica a disseminar a capoeira de angola pelo Brasil e pelo mundo
Ao som do berimbau, de pandeiros e atabaques, os dois capoeiristas se cumprimentam, ao som de cantorias e palmas. Da bênção à meia-lua de frente, com gingados mais lentos e movimentos furtivos e mais dançados assim começa mais uma roda de capoeira de Angola.
https://www.brasildefato.com.br/2022/07/23/a-capoeira-vai-alemdo-corpo-e-da-musica-ela-faz-parte-da-identidade-negra-dizcontramestre

O prática de matriz africana descrita na reportagem representa:
Alternativas
Q3139102 Sociologia
A Capoeira foi reconhecida, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Com o título, a capoeira se tornou a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela Unesco. O samba de roda do Recôncavo Baiano; o Kusiwa, arte e pintura corporal própria dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá; o frevo; e a peregrinação religiosa do Círio de Nazaré já foram incluídos na lista do patrimônio cultural da ONU.
https://www.camara.leg.br/radio/programas/446238-capoeira-ereconhecida-como-patrimonio-cultural-imaterial-da-humanidade/

A Capoeira é um patrimônio cultural que apresenta uma:
Alternativas
Q3135189 Sociologia
No contexto das manifestações culturais brasileiras, há um gênero musical e coreográfico originado no estado de Pernambuco, que combina elementos africanos e indígenas e é caracterizado por uma forte percussão, uso de coroas e figurinos coloridos, além de cortejos que remetem às coroações dos reis do Congo. Esse gênero é tradicionalmente apresentado durante festividades como o Carnaval, e representa a resistência cultural afro-brasileira. Nesse sentido, estamos falando do:
Alternativas
Q3130347 Sociologia
Darcy Ribeiro foi um importante antropólogo e sociólogo brasileiro, conhecido por suas análises sobre a formação do povo brasileiro e os desafios sociais do país. Em sua obra “O Povo Brasileiro”, ele aborda a diversidade cultural e étnica do Brasil. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3130346 Sociologia
Gilberto Freyre é um dos sociólogos mais importantes do Brasil, conhecido principalmente por suas obras sobre a formação da sociedade brasileira. Seu livro “Casa-Grande & Senzala” é uma análise pioneira das relações raciais e culturais no Brasil, abordando a influência das heranças indígenas, africanas e portuguesas na identidade nacional. Acerca do pensamento de Gilberto Freyre, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3130345 Sociologia
Durante o século XX, a sociologia no Brasil passou por um processo de consolidação, influenciada por contextos políticos, econômicos e sociais específicos do país. Inicialmente, a disciplina se dedicou a estudar temas como a identidade nacional, a diversidade cultural e a desigualdade social, contando com a contribuição de diversos intelectuais brasileiros. Instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Joaquim Nabuco, foram fundamentais para o desenvolvimento e a institucionalização da sociologia no Brasil. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir.

I. A fundação da Universidade de São Paulo (USP), em 1934, foi um marco importante para a sociologia no Brasil, pois trouxe professores estrangeiros e incentivou a formação de pesquisadores brasileiros dedicados ao estudo das questões sociais do país.
II. Gilberto Freyre, com sua obra “Casa-Grande & Senzala”, contribuiu para a compreensão das relações raciais e culturais no Brasil, influenciando o campo sociológico com suas análises sobre a formação da sociedade brasileira.
III. Na primeira metade do século XX, a sociologia no Brasil se dedicava exclusivamente ao estudo das tradições europeias, sem incorporar temas locais ou abordar a realidade social brasileira.
IV. Florestan Fernandes foi um dos principais sociólogos brasileiros, conhecido por suas pesquisas sobre as relações raciais e pela defesa de uma sociologia crítica e comprometida com a transformação social.
V. A institucionalização da sociologia no Brasil foi um processo linear e sem interferências externas, sendo aceita amplamente desde o início por todos os setores da sociedade.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3130342 Sociologia
Mariana é uma jovem que nasceu em uma cidade pequena, mas se mudou para uma grande metrópole para estudar e trabalhar. Ao longo do tempo, ela percebe que algumas de suas opiniões, hábitos e valores mudaram em comparação com aqueles que tinha na adolescência, especialmente por conviver com pessoas de diferentes origens e culturas. Ela começa a se questionar sobre quem realmente é e sobre o que define sua essência e suas crenças, sentindo-se influenciada tanto pelas lembranças da sua cidade natal quanto pelas novas experiências na cidade grande. Com base na situação de Mariana, assinale a afirmativa correta sobre o conceito de identidade.
Alternativas
Q3130339 Sociologia
No Brasil, as novelas têm um papel central na indústria cultural, influenciando de forma significativa o comportamento, as tendências e as percepções da população; são produzidas em larga escala pelas principais emissoras de televisão. Com base no conceito de indústria cultural e no papel das novelas no Brasil, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3130338 Sociologia
“A construção da identidade brasileira foi marcada pela incorporação de diferentes influências culturais e pela criação de um discurso que valoriza o princípio da ____________, em oposição à segregação. Esse processo envolveu a naturalização de elementos como a figura da ____________ e ____________ religioso(a), que passaram a representar a diversidade cultural do país. No entanto, apesar de ser idealizada como uma ‘cultura da mistura’, a formação identitária brasileira também revela camadas de ____________, refletindo desigualdades raciais, sociais e de gênero.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3130337 Sociologia
Em uma conversa sobre os efeitos da mídia e do entretenimento nas nossas vidas, certo professor apresenta o caso de uma grande plataforma de streaming que produz conteúdo padronizado, seguindo as preferências populares e lançando filmes e séries de maneira quase industrial. Esse conteúdo é projetado para atrair o maior número possível de espectadores, mas muitos críticos apontam que ele tende a seguir fórmulas repetitivas e a evitar temas que incentivem a reflexão crítica. Com isso, o professor propõe uma discussão sobre o conceito de indústria cultural. Com base na situação e no conceito de indústria cultural, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: D
5: C
6: C
7: A
8: E
9: A
10: C
11: B
12: C
13: B
14: A
15: A
16: A
17: C
18: D
19: C
20: C