Questões de Concurso
Comentadas sobre etnocentrismo e diversidade cultural em sociologia
Foram encontradas 49 questões
Em qualquer sociedade e/ou cultura, é possível distinguir áreas ou domínios com um certo grau de especificidade. É importante, no entanto, para o antropólogo verificar como os próprios nativos, indivíduos do universo investigado, percebem e definem tais domínios para não cairmos na armadilha muito comum de impormos nossas classificações a culturas cujos critérios e crenças possam ser inteiramente diferentes dos nossos ou que possam parecer semelhantes em certos contextos para diferirem radicalmente em outros. Isso não significa, obviamente, que o pesquisador só possa analisar uma sociedade a partir do próprio sistema classificatório nativo.
VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Zahar, 1987, p. 16-17.
Quanto ao sistema classificatório nativo, para compreendêlo, é necessário que se desenvolva
Nem o imperialismo, nem o colonialismo é um simples ato de acumulação e aquisição. Ambos são sustentados e talvez impelidos por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação, bem como formas de conhecimento filiadas à dominação: o vocabulário da cultura imperial oitocentista clássica está repleto de palavras e conceitos como “raças servis” ou “inferiores”, “povos subordinados”, “dependência”, “expansão” e “autoridade”.
SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 40.
O trecho acima destaca o papel das ideologias na legitimação do imperialismo do colonialismo. Considerando a leitura pós-colonialista presente no trecho acima, tais ideologias replicam:
A sociedade brasileira enfrenta diversos problemas raciais, incluindo o racismo e as várias formas de discriminação presentes no país e suas consequências para a população negra. Uma explicação para a manutenção do racismo após a abolição da escravidão é a de que
I Um sociólogo planeja realizar um estudo em uma comunidade indígena para entender as práticas culturais relacionadas à preservação ambiental. Ele viverá na comunidade por 12 meses e participará das atividades diárias, como a coleta de alimentos, rituais e reuniões comunitárias. Durante esse tempo, ele observará como a comunidade interage com o ambiente ao redor e como essas interações são influenciadas por suas crenças culturais. Com a aplicação desse método, o pesquisador espera obter uma visão detalhada e interna dos processos culturais que guiam a sustentabilidade ambiental na comunidade estudada.
II Um grupo de especialistas na área de adoção pretende examinar a experiência de uma família específica ao adotar um jovem adolescente de outro país. O foco do estudo é entender como a família lida com os desafios culturais e linguísticos que surgem. Os pesquisadores coletarão dados por meio de entrevistas periódicas com os pais e o adolescente, de observações das interações familiares em casa e de análises de diários escritos pelos pais sobre o processo de adaptação familiar. Espera-se que o estudo proporcione insights sobre estratégias que facilitem a integração de crianças adotivas em novos ambientes culturais de forma a ajudar profissionais e futuras famílias adotivas a se prepararem melhor para desafios similares.
III Em estudo sobre os desafios enfrentados por oficiais de justiça, um pesquisador entrevistará diversos oficiais de justiça para coletar dados detalhados sobre suas experiências individuais na execução de mandados judiciais em áreas urbanas. O pesquisador agendará sessões individuais com os oficiais, nas quais cada um discutirá suas vivências, desafios logísticos e de segurança e as estratégias empregadas para lidar com situações adversas. Por meio dessas entrevistas, o pesquisador espera produzir uma análise das condições de trabalho e dos impactos emocionais e práticos associados ao cotidiano de um oficial de justiça, e oferecer insights valiosos para melhorias nas políticas e práticas atuais.
IV Uma pesquisa deverá explorar as percepções e as dificuldades da prática de condução coercitiva de menores de idade no cotidiano de um tribunal de justiça. Os participantes, como oficiais de justiça, comissários de justiça, advogados, promotores, defensores públicos e diretores de secretaria das varas do tribunal, serão organizados e reunidos em grupos próprios. Cada sessão de grupo será estruturada para a discussão das experiências dos participantes com a condução coercitiva e exploração tanto de aspectos positivos quanto de aspectos negativos dessa prática. As discussões serão guiadas por um moderador.
Julgue o item a seguir, relacionado às situações hipotéticas apresentadas.
Na situação II, é descrito o método observação participante.
Assinale a opção em que a noção de diversidade cultural está
aplicada corretamente.
Na obra “Cultura: um conceito antropológico”, Roque de Barros Laraia (2001) afirma ter como foco o dilema da conciliação entre a unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana. De acordo com a abordagem desse autor, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As limitações do aparato biológico e diferenças do ambiente físico são determinantes para explicar a diversidade cultural.
II. Entender a cultura como fenômeno dinâmico no tempo é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos.
III. Todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro.
Para Lakatos (1999), processo cultural é a maneira, consciente ou inconsciente, pela qual as coisas se realizam, se comportam ou se organizam, apresentando peculiaridades em cada uma de suas formas. Assinale as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Mudança cultural é qualquer alteração na cultura, sejam traços, complexos, padrões ou toda uma cultura, que pode acontecer com maior ou menor facilidade, dependendo do grau de resistência ou aceitação. Vários são os fatores que podem expressá-la: o aumento ou diminuição da população, as migrações, os contatos com os povos de culturas diferentes, as inovações científicas e tecnológicas, as catástrofes, as depressões econômicas, as descobertas fortuitas, a mudança violenta de governo, dentre outros.
( ) Aculturação é um processo na dinâmica cultural, em que os elementos ou complexos culturais se difundem de uma sociedade e outra. Quando as culturas são vigorosas tendem a se estender a outras regiões. Pode realizar-se por imitação ou estímulo, dependendo das condições sociais, favoráveis ou não. As condições geográficas e o isolamento são fatores de impedimento.
( ) Difusão cultural é a fusão de duas culturas diferentes que entrando em contato contínuo originam mudanças nos padrões da cultura de ambos os grupos. Pode abranger numerosos traços culturais, apesar de, na troca recíproca, acontece de um grupo dar mais e receber menos. Com o passar do tempo, as culturas fundem-se para formar uma sociedade é uma cultura nova.
( ) A endoculturação é processo de aprendizagem e educação em uma cultura desde a infância. Nela também se inclui o processo da enculturação que estrutura o condicionamento da conduta, dando estabilidade à cultura. Ninguém aprende toda a cultura em que está inserido, mas está condicionado a certos aspectos particulares da transmissão de seu grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O etnocentrismo refere-se à tendência dos membros de uma sociedade em presumir a superioridade de sua própria cultura.
Por este entendimento, assinale a alternativa correta quanto ao multiculturalismo e ao relativismo cultural.
Sobre os estudos realizados entre Diversidade e Identidade Cultural e Étnica, assinale a alternativa incorreta.
SCHWARCZ, Lilia. “Índio não, indígena: os sistemas classificatórios” apud https://www.nexojornal.com.br/, 06/06/2022.
No trecho, a autora critica o uso de formas de classificação de sociedades e culturas embasadas em uma perspectiva