Questões de Concurso
Sobre meio ambiente e sociedade em sociologia
Foram encontradas 61 questões
Fonte: Silva, J. R. B. da, & Zucchetti, D. T. (2015). Sociologia Ambiental: Estudo na Perspectiva da Sociedade de Risco e Bioética na Esfera da Educação. Revista Conhecimento Online.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o aspecto em que o conceito de Modernização Ecológica está centrado:
“A conclusão ou compreensão de que estamos vivendo uma era que pode ser identificada como ____________ deveria soar como um alarme nas nossas cabeças. Porque, se nós imprimimos no planeta Terra uma marca tão pesada que até caracteriza uma era, que pode permanecer mesmo depois de já não estarmos aqui, pois estamos exaurindo as fontes da vida que nos possibilitaram prosperar e sentir que estávamos em casa, sentir até, em alguns períodos, que tínhamos uma casa comum que podia ser cuidada por todos, é por estarmos mais uma vez diante do dilema a que já aludi: excluímos da vida, localmente, as formas de organização que não estão integradas ao mundo da mercadoria, pondo em risco todas as outras formas de viver — pelo menos as que fomos animados a pensar como possíveis, em que havia corresponsabilidade com os lugares onde vivemos e o respeito pelo direito à vida dos seres, e não só dessa abstração que nos permitimos constituir como ‘uma’ humanidade, que exclui todas as outras e todos os outros seres” (KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019) – trecho adaptado especialmente para esta prova.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Sobre globalização e meio ambiente, é incorreto afirmar:
“Pós-modernidade”, “alta-modernidade”, “modernização reflexiva”, “modernidade líquida” são algumas categorias utilizadas, no âmbito das ciências sociais, como referência ao processo intenso de mudanças sociais, políticas, culturais e estéticas que começou a espalhar-se mundialmente a partir da segunda metade do século XX. Em termos sociológicos, esse conjunto de mudanças significou
Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e em um contexto específico, permeados por tensões sociais. Assinale a opção em que a entidade NÃO representa um segmento da sociedade e sim uma causa.
Muito antes de os ODS serem estabelecidos pela ONU, em 1995, a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), implementou o Programa de Urbanização de Assentamentos Populares do Rio de Janeiro (PROAP), popularmente conhecido como Programa Favela-Bairro. Esse programa teve duas fases (1995-2000 e 2000-2007) e tinha por objetivo urbanizar as comunidades do Rio de Janeiro, integrando-as ao tecido urbano da cidade, por meio da numeração e regulamentação dos lotes, do acesso às infraestruturas urbanas e da implantação de instalações comunitárias, como creches, escolas, áreas recreativas e esportivas. Assim, os lotes passavam a dispor, de modo formal, de abastecimento de água, de ruas pavimentadas, de sistemas de esgotos e drenagem de águas pluviais, e de iluminação pública. Após um início exitoso, o programa acabou por ser descontinuado por enfraquecimento da presença do Estado no controle urbanístico, por precariedade na manutenção das infraestruturas instaladas e por insuficiência na prestação dos serviços públicos.
Se fosse implantado hoje, no que diz respeito a Cidades e Comunidades Sustentáveis e ao ODS 11, esse programa estaria atendendo, prioritariamente, a meta
Considerando as construções teóricas afetas às três diretrizes argumentativas referidas na afirmação acima, é correto afirmar que:
BUTTEL, Frederick. A sociologia e o meio ambiente: um caminho tortuoso rumo à ecologia humana. Perspectivas, São Paulo, 15: 1992.
A sociologia ambiental se conformou como estudo da disciplina sociológica por meio da
“Imagine que você seja um pé de arroz. Você quer crescer e produzir rebentos antes que os insetos predadores cresçam e produzam rebentos para comer seus tenros brotos. Assim, você divide sua energia entre crescer tão rapidamente quanto possa e produzir toxinas em suas folhas para repelir os insetos. Agora, vamos dizer que você seja um pesquisador tentando convencer os agricultores californianos a deixar de utilizar pesticidas. Você está criando variedades de arroz que produzem mais toxinas alcaloides em suas folhas. Se os pesticidas são aplicados externamente, eles contam como sendo químicos – e grandes quantidades deles acabam nos corpos de imigrantes mexicanos ilegais que são contratados para a colheita. Se eles estão dentro da planta, eles contam como sendo naturais, mas podem acabar nos corpos dos consumidores que comem o arroz.”
Adaptado de HARRAWAY, D. “Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista”, in Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 28.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a redefinição da relação natural/artificial proposta pela autora.
O docente apresenta em sala imagens produzidas pelo fotógrafo Antoine Geiger no projeto sur-fake para discutir a nossa relação com as redes sociais no contexto da “sociedade da informação”.
Fonte: https://antoinegeiger.com/sur-fake
A respeito do trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de Sociologia, analise os objetivos pedagógicos a seguir e assinale (1) para o objetivo adequado e (2) para o inadequado.
( ) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias nas dinâmicas das sociedades contemporâneas, uma vez que os indivíduos são “sugados” para o mundo digital.
( ) Elaborar hipóteses e compor argumentos a respeito das formas virtuais de interação social e de seu impacto, já que a proximidade física não garante a formação de vínculos sociais.
( ) Problematizar hábitos e práticas individuais como o fenômeno tematizado nas imagens sobre uma cultura de massa que aliena a relação com o corpo.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.
O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano / O meu bisavô, mineiro / Meu tataravô, baiano / Meu maestro soberano / Foi Antonio Brasileiro (...) Viva Erasmo, Ben, Roberto / Gil e Hermeto, palmas para / Todos os instrumentistas / Salve Edu, Bituca, Nara / Gal, Bethania, Rita, Clara / Evoé, jovens a vista.
Chico Buarque, Para todos.
Sobre essa proposta pedagógica, analise as afirmativas a seguir.
I. O conceito de cultura é pensado com base no retrato da diversidade que o compositor estabelece a partir da própria ascendência e da homenagem a cantores e instrumentistas de diversos gêneros musicais. II. A ideia inicial da proposta é que os alunos se interroguem a respeito dos fatores sociais, econômicos e históricos que contribuem para a pluralidade étnica e cultural da população brasileira. III. A música faz parte do universo expressivo da juventude, sendo utilizada como ferramenta pedagógica que contribui para uma escuta ativa e para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Os conflitos urbanos revelam que o acesso à moradia aos que necessitam de um local para viver fica cada vez mais fácil, devido as políticas de habitação nacional.
II. A tomada de consciência dos/as trabalhadores/as em relação aos problemas urbanos é um elemento importante para impulsionar lutas pelo direito à cidade e para a materialização de ações dos movimentos sociais que poderão se chocar com as estruturas para a sua transformação.
III. Em um contexto de democracia burguesa, em que o Estado representa os interesses capitalistas e viola os direitos da maioria da população para garantir a dominação do capital, pode-se afirmar que não há Constituição Federal, Estatuto da Cidade e programas sociais que consigam empalmar um processo de acesso universal ao direito de moradia.
IV. A intensificação da situação de desemprego desencadeada por essa crise coloca muitos trabalhadores endividados a interromper o pagamento dos imóveis, passando então da condição da chamada “insegurança da posse” para a condição de “sem teto”.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que não corresponda corretamente aos princípios e as atividades associativas ligadas ao turismo rural.
“Antropoceno”, a que o pensador indígena Aílton Krenak faz referência, é um conceito muito estudado e discutido atualmente no campo das ciências sociais por muitos sociólogos e antropólogos, a exemplo de Bruno Latour. Esse termo:
JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189- 205, 2003.
Considerando as reflexões de Pedro Jacobi sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, avalie as seguintes afirmações:
I. A educação ambiental deve considerar um conceito de desenvolvimento sustentável que seja interdisciplinar e articule ecologia, economia e política nas discussões sobre o meio ambiente.
II. O conceito de desenvolvimento sustentável não é apenas uma maneira de ver o mundo e lutar pelo meio ambiente, mas uma forma de construir a sociedade considerando vários aspectos de sua organização.
III. As estratégias de educação ambiental precisam se pautar por um conceito de desenvolvimento sustentável capaz de demonstrar como as dinâmicas ambientais são fatores preponderantes para as políticas econômicas e sociais.
É correto o que se afirma em