Questões de Concurso
Sobre movimentos sociais no brasil em sociologia
Foram encontradas 135 questões
As mobilizações, quase sempre iniciadas por entidades ambientalistas, de todo e qualquer tipo e tamanho, institucionalizadas ou não, são de modo geral unificadas com outros movimentos que buscam a solução de um problema comum. Esse tipo de ação conjunta é importante porque abre perspectivas maiores para os agentes ambientais no enfrentamento de problemas específicos, pois qualquer tentativa de solução exigirá provavelmente o apoio de outros movimentos.
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p. 31.
O conceito sociológico que deve ser enfatizado no debate apresentado no texto é o(a)
Observe a imagem a seguir:
Segundo a abordagem da Sociologia da ação, do sociólogo francês Alain Touraine, o grupo da imagem apresenta uma estrutura organizativa pautada nos princípios de
Observe a charge a seguir:
Na perspectiva sociológica, a imagem se refere ao movimento
Observe a imagem a seguir:
O grupo social apresentado pode ser caracterizado por
I. Os movimentos sociais são essenciais para promover mudanças nas políticas fundiárias, pois mobilizam a sociedade em torno de questões de acesso à terra e justiça agrária.
II. As políticas fundiárias no Brasil sempre foram justas, oscilando entre justiça social e concentração, promovendo uma distribuição da terra entre a população rural.
III. Os movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), são reações às desigualdades geradas pelas políticas fundiárias que historicamente favoreceram a concentração de terras nas mãos de poucos.
IV. As políticas fundiárias devem considerar não apenas a distribuição de terras, mas também as questões ambientais e de sustentabilidade para garantir um desenvolvimento rural equilibrado.
V. Os movimentos sociais urbanos que lutam por moradia são totalmente independentes das políticas fundiárias e não são afetados por elas.
Está correto o que se afirma apenas em
"Extinction" significa extinção e, "rebellion", rebelião. Membros do grupo, que se identificam como "rebels" (rebeldes) dizem querer promover uma rebelião contra a extinção das espécies, inclusive a humana, algo que, afirmam, vai acontecer se nada for feito agora por nossos representantes políticos para impedir a mudança climática.
GRAGNANI, Julia. Extinction Rebellion, o movimento que quer parar Londres em mega protesto ambiental e já está presente no Brasil. Publicado em 7 de outubro de 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional49717270>. Acesso em: jun. 2024.
O XR, Extinction Rebellion, é um grupo de ativistas de ações pacíficas, sem afiliação político-partidária, descentralizado e global. Grupos como o XR enquadram-se na definição dos Novíssimos Movimentos Sociais, porque
“A juventude não se apresenta progressista nem conservadora por natureza, mas é uma potencialidade que está pronta para qualquer nova orientação da sociedade.”
MANNHEIM, Karl. Funções das gerações novas. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (orgs.). Educação e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1976, p. 95.
Segundo este autor, isso é explicado pela
A falta de terras foi historicamente um desafio para Conceição das Crioulas, com muitos moradores precisando recorrer ao arrendamento ou ao trabalho como diaristas para os fazendeiros locais. No entanto, parte das fazendas foi desapropriada e está agora sob o domínio da associação quilombola, proporcionando mais autonomia para a comunidade.
Para estabelecer a correlação entre determinantes sociais, Weber utiliza a noção de afinidades eletivas, transposta da química inorgânica, a fim de relacionar elementos sociais tidos, a princípio, como não correlacionados, mas que, estando juntos em um mesmo contexto social, permitiram o desenvolvimento do capitalismo moderno.
Esta última diz respeito ao direito de
SIMOES, J. Homossexualidade e movimento LGBT: estigma, diversidade e cidadania. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. Cidadania, um projeto em construção. São Paulo: Claro Enigma, 2012 (Adaptação).
O movimento social abordado justifica-se pela defesa do direito de:
Em 1919, Bertha Lutz representou o Brasil, em parceria com Olga de Paiva Meira, na reunião do Conselho Feminino da Organização Internacional do Trabalho, na qual foi aprovado o princípio de salário igual para trabalho igual. Em 1922, Bertha Lutz participou da primeira Conferência Panamericana de Mulheres, ocorrida em Baltimore, nos Estados Unidos da América. Ao fim dessa Conferência, as representantes latino-americanas formaram a Associação Panamericana de Mulheres e definiram que, em cada país da América Latina, haveria uma Associação Nacional e associações estaduais, conforme aplicável.