Questões de Sociologia - Noção antropológica de cultura para Concurso
Foram encontradas 81 questões
Roque de Barros Laraia (2001) produziu uma obra de referência que buscou introduzir o leitor nos conceitos antropológicos de cultura. Em relação à perspectiva apresentada pelo autor, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O chamado determinismo geográfico é criticado pelo autor, pois está baseado na ideia de que as diferenças climáticas ou de ambiente físico determinam a diversidade cultural.
( ) Para Laraia, os limites do aparato biológico humano são determinantes para a compreensão das diferenças culturais entre os povos.
( ) As culturas têm lógicas próprias que somente são compreensíveis em seus códigos simbólicos específicos.
( ) A compreensão da dinâmica cultural favorece uma melhor convivência entre gerações e pode reduzir comportamentos discriminatórios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Ainda acerca do conceito e papel da cultura, assinale a opção correta.
Em sua abordagem sociológica, J. Charon analisou a relação entre cultura e relações simbólicas. Acerca dessa análise, assinale a opção correta.
A partir das teorias sociológicas que enfocam o tema cultura e diversidade, analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) As populações indígenas brasileiras foram corretamente classificadas de naturalmente primitivas pelos colonizadores devido ao seu atraso cultural.
( ) A religião não pode ser analisada sociologicamente por não ser uma relação social, e sim uma ação de fé.
( ) O simbolismo e a linguagem são as mais importantes ferramentas de ressignificação do mundo e produção de subjetividades.
( ) As culturas são códigos e convenções que medeiam as formas de viver, produzir e se relacionar, regulando e conduzindo as expectativas com base nos limites estabelecidos pela vida cotidiana.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é
. Richard Sennett, em A Cultura do Novo Capitalismo (2006), enfatiza que atualmente são três as forças que configuram a moderna ameaça do fantasma da inutilidade: a oferta global de mão-de-obra, a automação e a gestão do envelhecimento.
Sobre essas forças, assinale a alternativa incorreta.