Questões de Concurso
Sobre noção antropológica de cultura em sociologia
Foram encontradas 81 questões
Roque de Barros Laraia (2001) produziu uma obra de referência que buscou introduzir o leitor nos conceitos antropológicos de cultura. Em relação à perspectiva apresentada pelo autor, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O chamado determinismo geográfico é criticado pelo autor, pois está baseado na ideia de que as diferenças climáticas ou de ambiente físico determinam a diversidade cultural.
( ) Para Laraia, os limites do aparato biológico humano são determinantes para a compreensão das diferenças culturais entre os povos.
( ) As culturas têm lógicas próprias que somente são compreensíveis em seus códigos simbólicos específicos.
( ) A compreensão da dinâmica cultural favorece uma melhor convivência entre gerações e pode reduzir comportamentos discriminatórios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Ainda acerca do conceito e papel da cultura, assinale a opção correta.
Em sua abordagem sociológica, J. Charon analisou a relação entre cultura e relações simbólicas. Acerca dessa análise, assinale a opção correta.
A partir das teorias sociológicas que enfocam o tema cultura e diversidade, analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) As populações indígenas brasileiras foram corretamente classificadas de naturalmente primitivas pelos colonizadores devido ao seu atraso cultural.
( ) A religião não pode ser analisada sociologicamente por não ser uma relação social, e sim uma ação de fé.
( ) O simbolismo e a linguagem são as mais importantes ferramentas de ressignificação do mundo e produção de subjetividades.
( ) As culturas são códigos e convenções que medeiam as formas de viver, produzir e se relacionar, regulando e conduzindo as expectativas com base nos limites estabelecidos pela vida cotidiana.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é
. Richard Sennett, em A Cultura do Novo Capitalismo (2006), enfatiza que atualmente são três as forças que configuram a moderna ameaça do fantasma da inutilidade: a oferta global de mão-de-obra, a automação e a gestão do envelhecimento.
Sobre essas forças, assinale a alternativa incorreta.
Considerando o desenvolvimento do conceito de cultura, conforme apresentado no livro “Cultura: um conceito antropológico”, de Roque de Barros Laraia, analise as afirmações abaixo e identifique “V” como “VERDADEIRA” e “F” como “FALSA”, assinalando a seguir a alternativa CORRETA na sequência de cima para baixo:
( ) O conceito de cultura, como utilizado atualmente, foi definido pela primeira vez por Franz Boas, o qual sintetizou o termo germânico Kultur e a palavra francesa Civilization no vocabulário inglês Culture.
( ) Pode-se dizer que o etnocentrismo é um fenômeno universal, sendo comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo sua única expressão.
( ) Nas sociedades complexas, a participação do indivíduo em sua cultura é limitada, já que ele não pode participar de todos os elementos de sua cultura. Isso não ocorre nas sociedades mais simples, onde a especialização refere-se apenas a diferenças de sexo e geração.
( ) Alfred Kroeber, no livro “O superorgânico”, demostra que graças à cultura a humanidade distanciou-se do mundo animal, o que permitiu ir além de suas limitações orgânicas.
( ) A tese do “ponto crítico”, segundo a qual a cultura surgiu em determinado momento do desenvolvimento biológico da espécie e não de modo contínuo, é atualmente considerada uma impossibilidade científica.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
Sobre os conceitos de etnocentrismo e relativismo, assinale a alternativa que NÃO corresponde às ideias que aparecem na obra “O que é etnocentrismo?”, de Everardo Rocha:
Assinale a alternativa correta sobre o conceito de indústria cultural criado por Theodor Adorno.
Sobre o significado de alteridade, é correto afirmar:
Os conceitos de sociedade e cultura
Assinale a opção que apresenta o conceito de padrão cultural elaborado no âmbito da sociologia da cultura.
Assinale a opção correta com relação à questão da identidade.
A palavra nação quer dizer muitas vezes valores e hábitos comuns, ou seja, pressupõe certa identidade cultural entre os membros da comunidade. Nesse sentido, é correto dizer que:
Nos estudos sobre o processo de construção das identidades em contextos coloniais, os teóricos pós-coloniais baseiam- se no conceito de
Leia o texto da canção a seguir:
BABY (Caetano Veloso, 1968)
Você precisa saber da piscina
Da margarina, da Carolina, da gasolina
Você precisa saber de mim
Baby, baby, eu sei que é assim
Você precisa tomar um sorvete
Na lanchonete, andar com a gente
Me ver de perto
Ouvir aquela canção do Roberto
Baby, baby, há quanto tempo
Baby, baby, há quanto tempo
Você precisa aprender inglês
precisa aprender o que eu sei
E o que não sei mais
E o que não sei mais
Não sei comigo vai tudo azul
Contigo vai tudo em paz
Vivemos na melhor cidade
Da América do Sul, da América do Sul
Você precisa, você precisa...
Não sei... leia na minha camisa
Baby, baby, I love you.
No Brasil, a canção Baby, de Caetano Veloso, tornou-se um sucesso na voz de Gal Gosta e um marco do movimento cultural da Tropicália. Considerando as relações entre a Tropicália, o contexto social e político do final dos anos 1960, depreendese que o enunciado dessa canção
Qual a melhor definição de cultura para as ciências sociais?
Sobre o etnocentrismo, é correto afirmar que:
Segundo o entendimento de Pedro Antônio dos Santos, Fundamentos de Sociologia Geral e Sebastião Vila Nova, Introdução à Sociologia, a cultura brasileira é fruto da síntese de várias culturas, notadamente da europeia, oriunda de Portugal, das diferentes culturas indígenas autóctones, das variadas culturas trazidas à força da África. A Nova cultura, resultante desse processo, é um produto cultural novo, bem diverso dos processos culturais que lhe deram origem. Como esse processo é conhecido?