Questões de Concurso
Comentadas sobre política, poder e estado em sociologia
Foram encontradas 426 questões
Julgue o item que se segue.
Os Estados são as instituições de mais alto poder na sociedade e suas decisões afetam profundamente a vida dos cidadãos. É por isso que, para os Estados, convergem forças que representam interesses diversos e conflitantes da comunidade.
Julgue o item que se segue.
A democracia é um sistema político que se fundamenta no princípio da soberania popular, onde o poder político emana do povo sendo exercido por meio de representantes eleitos, visando proteger os direitos individuais e promover a participação cidadã nas decisões públicas.
A democracia, na sua essência, pressupõe que o poder político seja exercido por uma elite intelectual ou econômica, cujo papel é representar os interesses da maioria da população de maneira equitativa e justa, consolidando assim um governo de elite em prol do bem comum.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as definições conceituais sintéticas de Estado aos seus respectivos autores.
Coluna 1
1. Émile Durkheim.
2. Karl Marx.
3. Max Weber.
4. Pierre Bourdieu.
Coluna 2
( ) Espaço de relações de força e de sentido, do monopólio da violência simbólica, produtor de princípios de classificação suscetíveis de serem aplicados ao mundo social.
( ) Instituição que pertence à dimensão da superestrutura social, tendo como finalidade primordial a defesa da propriedade privada e a reprodução da dominação de classe social.
( ) Comunidade humana que reivindica o monopólio legítimo do uso da violência física dentro de determinado território.
( ) Conjunto de corpos sociais que têm por qualidade falar e agir em nome da sociedade, órgão de reflexão e justiça que organiza a vida moral de um país.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Evidências históricas indicam que a cultura humana esteve, desde seus primórdios, intimamente ligada à noção da distinção e da discriminação entre grupos sociais. Mais recentemente, pode-se observar que o processo histórico vem revelando uma marcante tendência à diferenciação e uma crescente complexidade das sociedades. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.
Acerca da relação entre a pobreza e a administração do Estado, assinale a opção correta.
Com relação ao desenvolvimento da sociologia no Brasil, assinale a opção correta.
Um projeto social deve ser entendido como o nível mais específico de ações articuladas dirigidas ao campo social. Representa a unidade básica de intervenção e tem sempre por objetivo produzir alterações nas condições de vida de indivíduos, grupos, famílias e regiões.
Dentre os elementos abaixo, utilizados para o desenho e a avaliação de projetos sociais, NÃO é correto o ittem:
Indicador é uma medida quantitativa ou qualitativa utilizada para verificar o alcance dos insumos na implantação dos processos, bem como para aferir mudanças e objetivos de um programa ou projeto social em termos de quantidade, qualidade e tempo. Os indicadores podem ser classificados como indicadores de insumo, processo, produtos, efeitos e impacto.
Em relação a essas categorias de indicadores, é CORRETO afirmar:
Em relação à pesquisa quantitativa em ciências sociais, é CORRETO afirmar:
Em relação à pesquisa qualitativa em ciências sociais, é CORRETO afirmar:
Em relação à estatística aplicada às ciências sociais, é CORRETO afirmar:
São consideradas como características essenciais da pesquisa qualitativa em ciências sociais, EXCETO:
O contraste entre a sociologia positivista, na França, e o idealismo, na Alemanha, se expressa nas diferentes maneiras como cada uma dessas correntes da sociologia clássica percebe a história da humanidade.
Em relação ao idealismo, representado por Max Weber, é CORRETO afirmar:
É correto afirmar que, em uma perspectiva marxista,
Texto VIII, para responder às questões 38 e 39.
No que se refere às escolas públicas, a cultura institucional reproduz o atendimento das repartições públicas, com o distanciamento da população desde a presença no espaço físico até a tomada de decisões acerca das questões administrativas, financeiras e pedagógicas. A organização dos movimentos populares do século XX impulsionou a mudança dos marcos legislativos, para garantir o direito à participação efetiva da comunidade nos espaços de decisão das políticas públicas; no entanto, a apropriação desses espaços ainda carece da participação ativa das comunidades. Pelo aprendizado político no cotidiano das instituições escolares, percebe-se que a escola tem resistido a transformar suas práticas autoritárias de séculos de história de exclusão em um espaço democrático de garantia de direitos.
Se entendermos a escola pública, exclusivamente, como aparelho ideológico do Estado, o seu papel seria reforçar o modelo neoliberal, colocando para o sujeito a responsabilidade pelo seu sucesso ou fracasso escolar. Para nós, que entendemos a escola pública como uma instituição partícipe do sistema capitalista, mas potencialmente carregada de elementos de transformação, haja vista a diversidade de ideias, pessoas, crenças, ideologias e projetos políticos que compõe a 'massa' dos intelectuais das escolas, há vários tipos de resistências no interior da escola, como, por exemplo, a resistência à hegemonia neoliberal.
Isis S. Longo. O desafio das escolas públicas e dos Conselhos Tutelares na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente. In: II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2., 2008, São Paulo. Proceedings online... Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Internet: . Acesso em 7/8/2010.
No segundo parágrafo do texto VIII, Isis Longo menciona a escola pública como um aparelho ideológico do Estado. Essa ideia tem como origem