Questões de Concurso
Comentadas sobre socialização primária: família em sociologia
Foram encontradas 23 questões
“[...] tradução em atos do princípio de solidariedade que se expressa pela referência a um bem comum, valorizando pertenças herdadas, no caso da solidariedade tradicional, ou pertenças construídas, no caso da solidariedade moderna filantrópica ou democrática. [...] é impulsionada pelo sentimento de que a defesa de um bem comum supõe a ação coletiva. Em sentido genérico, incluindo tanto as formas jurídicas [...], como as cooperativas e mutualistas, pode ser abordada sociologicamente como um espaço que opera a passagem, graças a um encontro interpessoal, entre redes de socialidades primária e secundária, entre esferas privada e pública” (CHANIAL, P.; LAVILLE, J., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.
As características apresentadas no trecho acima definem a:
A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras transformações ao longo dos anos, especialmente no âmbito da ciência e tecnologia. Tais mudanças também refletem nas relações familiares da sociedade a que se está inserida. Análise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F), para as novas modalidades de família.
( ) O que antes era considerado como estrutura de família tradicional, composta pelas figuras paterna, materna e os filhos da relação, acabou tornando-se apenas mais uma modalidade de entidade familiar.
( ) Os novos grupos atualmente tutelados sempre existiram, apenas passaram a ser reconhecidos e aceitos pela atual sociedade.
( ) Os novos modelos de famílias contemporâneas, surge uma diversidade de composições fundamentadas na afetividade, solidariedade e livre escolha dos indivíduos, onde na atualidade, o primeiro modelo de família, qual seja, a família patriarcal e matrimonializada, acabou ficando na história do tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A Sociologia se ocupa dos fatos relacionados à vida em sociedade, a fim de ______ a estrutura básica da sociedade humana, identificando as principais forças que mantêm os grupos unidos ou que os ______ e verificando quais condições transformam a vida social, a Sociologia da Educação, como um dos ramos dessa ciência, se ocupa dos fatos relacionados ao fenômeno educacional, atentando, sobretudo, para o sistema educacional em sociedades complexas, tendo a escola como um de seus principais objetos. Ademais, trata das funções sociais da escola, das relações educacionais em diferentes contextos sociais, da relação entre professores e alunos; da ______ da igualdade de oportunidades, da constituição de identidades, das transmissões de saber e de tudo o que envolve o processo de socialização e de reprodução social e cultural.
Analise o trecho acima e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
O modelo patriarcal de família é uma instituição, embora satisfaça apenas as necessidades do pai.
(BOURDIEU, Pierre. O espírito de familia. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 126. Adaptado.)
Ao longo do tempo e da história, o conceito de família sofreu algumas transformações significativas, mas ainda mantém algumas características comuns. O conceito de família assume sua complexidade por relacionar a natureza humana, com a cultura, através da organização de grupos sociais. Para Durkheim, a família:
(BERGER, P. L; LUCKAMANN, 2006.)
Para a sociedade moderna entender o processo de socialização é importante para construir sociedades em vários contextos sociais. De acordo com as ideias do sociólogo francês Émily Durkheim:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. A socialização é o principal canal para a transmissão da cultura através dos tempos e das gerações, sendo por meio dela que acontece a conexão entre as diferentes gerações. II. A socialização primária ocorre na primeira infância e é o mais intenso período de aprendizado cultural. É tempo em que as crianças aprendem a língua e os padrões básicos de comportamento que formam a base para o aprendizado posterior. III. A sociedade, entendida de forma dialética, é composta de três momentos: exteriorização, objetivação e interiorização. Somente depois de ter realizado a interiorização é que o indivíduo torna-se membro da sociedade. Isso acontece pelo processo ontogenético da socialização primária e secundária. IV. A socialização secundária tem lugar mais tarde, na infância e na maturidade. Nesta fase, outros agentes de socialização. As interações sociais nos contextos diversos do contexto da família, como a escola, o trabalho, as organizações, por exemplo, ajudam as pessoas a aprenderem valores, normas e crenças que constituem os padrões de sua cultura.
Assinale a alternativa correta.
Estão de acordo com o texto as afirmativas:
O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária.
(BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204).
O conceito de “socialização”, definido acima, atribui um papel destacado ao
Conforme Cláudia Fonseca e Andreia Cardarello (2010), assistimos na segunda metade do século XX profundas mudanças nas práticas e percepções da família. Para as autoras, boa parte das dinâmicas familiares que povoam a “história brasileira” não se enquadra no modelo patriarcal tradicional, não convergindo para um único modelo moderno.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde, conforme as citadas autoras, às mudanças que influenciaram o modelo de família no Brasil deste período.
Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue o item que se segue.
A família patriarcal é uma das instituições sociais mais
importantes do período colonial.