Questões de Concurso
Sobre editorial na comunicação social em comunicação social
Foram encontradas 99 questões
Segundo Néstor Canclini, “o vínculo entre cultura e desenvolvimento é válido por seu modo de construir cidadania. Juntamente com os direitos econômicos das empresas é preciso considerar os direitos culturais dos cidadãos” (In: REIS, Ana C. F. Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri: Manole, 2007. p.167). Nesta perspectiva, a economia da cultura busca analisar a articulação entre a oferta, demanda e distribuição dos bens culturais e seus impactos no desenvolvimento socioeconômico. É CORRETO afirmar que:
É CORRETO afirmar que o Sistema Nacional de Cultura:
Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) O mercado artístico em 1964 não abriu perspectivas e espaços para os artistas.
( ) A partir do golpe de 1964, o Estado não era mais confiável, pois tinha sido ocupado pelos tecnocratas.
( ) Durante a ditadura militar, grande parte da produção musical foi marcada pelos famosos festivais de música popular.
( ) No 1º Festival, realizado pela TV Tupi em 1965, foi vencedora a música Arrastão, de Edu Lobo, interpretada por Elis Regina.
( ) O ambiente cultural que antecedeu o Golpe Militar de 1964 era de grande efervescência, sobretudo no campo musical e teatral.
De acordo com entrevista concedida ao autor Romulo Avelar, em O Avesso da Cena (2008. p. 105 e 106), Tania Farias, integrante da Tribo de Atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz”, de Porto Alegre, tece críticas ao modelo brasileiro de financiamento à cultura. Analise as afirmativas a seguir, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) Tania Farias fala da inadequação do modelo brasileiro de financiamento à cultura para o fomento aos grupos de trabalho continuado.
( ) As necessidades de uma empresa sempre se adequam às especificidades de uma criação artística.
( ) Leis de Incentivo e estratégias de Marketing Cultural instituídas pelas empresas devem contribuir positivamente na produção continuada de uma companhia teatral.
( ) É importante investir em projetos continuados, que podem levar tempo para serem desenvolvidos.
( ) A relevância de um produto artístico está diretamente relacionada com o número de espectadores impactados pelo produto cultural.
Segundo CALABRE (2009), a primeira gestão pública no âmbito da cultura ocorreu, em 1935, no Departamento de Cultura e Recreação da Cidade de São Paulo, sob a gestão de Mário de Andrade. É CORRETO dizer que nessa gestão:
Em pesquisa publicada no ano de 2001, pela Fundação João Pinheiro, dando continuidade a uma linha de estudos sobre a economia da cultura, analisou-se o mercado de trabalho do setor cultural no período de 1996 a 2000, em Belo Horizonte. O estudo revelou a dimensão econômica da produção cultural, seus traços constitutivos, suas especificidades e potencialidades, cujo conhecimento é fundamental para o delineamento de políticas econômicas e culturais. Considerando a referida pesquisa, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I. Um dado que se destaca na pesquisa é o número ínfimo de pessoas que tinham as atividades culturais como sua principal ocupação.
II. A partir dos anos 90, multiplicaram-se os equipamentos culturais como casas de espetáculos, salas de cinema, estúdios de gravação e galerias de exposição.
III. Na década de 90, os grandes eventos realizados eram viabilizados com verba direta do Ministério da Cultura e das Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura.
IV. O período citado na pesquisa foi marcado pela abertura a grandes eventos de porte internacional, entre eles: Festival Internacional de Teatro, o Fórum Internacional de Dança, O Festival Internacional de Teatro de Bonecos e O Festival Mundial de Circo.
V. Nessa época, a expansão também se fez presente no número expressivo de grupos de teatro e dança que firmaram sua carreira e ganharam projeção nacional ou mesmo internacional.
Com base no texto abaixo, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
“No inicio dos anos 1960 tivemos uma grande confluência de temas e questões políticas e culturais para a defesa da mudança social, da revolução. O “novo”, uma nova cultura popular autêntica, muitas vezes foi buscado no passado, ainda que mítico”. OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.164
( ) Uma cultura popular transformadora e revolucionária era a utopia dos intelectuais e artistas que se envolveram no movimento do Centro Popular de Cultura da UNE.
( ) O Governo militar passou a se guiar pela ideologia da segurança militar e fomentou ainda mais o projeto que buscava uma cultura autêntica.
( ) Havia, por assim dizer, um romantismo revolucionário, tanto no Brasil quanto no mundo.
( ) O Estado era visto até então como parceiro intelectual, herança do modernismo.
( ) Um exemplo significativo dessa postura é o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.
No que tange à elaboração do plano de comunicação, previsto em um projeto cultural, deve-se pautar em algumas ações, tais como:
Uma das principais ações implementadas pela gestão do Ministro da Cultura Gilberto Gil (gestão 2003/2010) foi a criação do Programa Cultura Viva. Assinale a opção em que aparecem 3 (três) ações que fizeram parte desse Programa:
Os Pontos de Cultura são locais reconhecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) como articuladores de atividades culturais em determinados territórios. Assinale a alternativa que NÃO consta do projeto Pontos de Cultura:
De acordo com AVELAR, Romulo (2008), em Avesso da Cena: notas sobre produção e gestão cultural, a pré-produção é o momento de definir estratégias para a transformação da ideia em algo exequível. Podem ser elencados como parte desta etapa de produção os seguintes itens:
I. Verificação dos direitos autorais e montagem de equipe.
II. Elaboração de contratos, pagamento de serviços e de produtos.
III. Elaboração do projeto, divulgação e captação de recursos.
IV. Planejamento de custos e prestação de contas.
V. Montagem e controle do cronograma e gestão orçamentária.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) apresenta(m) as etapas CORRETAS:
Na etapa de planejamento de um projeto cultural, é de suma importância que o orçamento pensado esteja bem elaborado. Pode-se afirmar que as partes que compõem o orçamento são:
“Pode ser transformado em Outdoor. Sua desvantagem é uma mídia de apoio e por isso não pode ser usada isoladamente. Tem características como: a programação editorial e a programação visual.” Esse tipo de instrumento de comunicação é o(a):
Após a finalização de um projeto cultural, o produtor cultural deve apresentar à empresa patrocinadora desse projeto:
São equipamentos culturais pertencentes à Universidade Federal do Espírito Santo:
De acordo com a declaração de 2001 do ICOM – International Council of Museums, museu é uma entidade permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, pesquisa, comunica e expõe, para fins de estudo, educação e lazer, evidências materiais de povos e seu ambiente. Reis (2006) complementa esta definição dizendo que não basta dispor de uma coleção arqueológica ou de artes, é preciso apresentá-la tendo em vista o público que se pretende atingir, de modo vivencial e contextualizado
(REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Editora Manole, 2006. Adaptado.)
Com base no texto acima, NÃO são equiparáveis a museus
“Se a política e a gestão culturais se pautam pelo desenho e pela execução de planos, programas, projetos e ações culturais, pelas ações para a organização das instituições culturais e das práticas culturais, pela elaboração de projetos culturais e de seu desenvolvimento – em geral ainda centradas na ideia de uma autoridade de fala, de definição de valores e de cânones, de formação de públicos (sempre indefinidos e imprecisos, mas que sempre se perseguiu definir e precisar), tal perspectiva está sendo implodida pela proatividade dos novos atores, pelos diferentes espaços de fala, pelos que se pautam pela autoridade da própria fala, dos próprios valores, pela ousadia da experimentação, pela destilação de múltiplos sentidos das experiências que se efetuam nas ruas e nas redes, intervindo no que se produz, no processo de produção, de circulação e de uso da cultura” (OLIVEIRA, 2017). Com base nesse excerto, é correto afirmar:
“Proporcionar uma série de atividades artísticas e culturais, um lazer criativo, através das cinco oficinas formativas de iniciação musical como estratégia do processo de construção dos indivíduos participantes”, refere-se:
A respeito de relatório como instrumento de informação e controle de uma gestão projetual, considere as seguintes características:
1. Deve conter todas as informações que o produtor considerar importantes ao longo da execução do projeto, inclusive ações que não foram bem sucedidas.
2. Deve ser elaborado pela assessoria contábil do projeto, não envolvendo o produtor cultural.
3. Deve conter todas as etapas de produção, orçamento, conclusão e referências bibliográficas utilizadas na pesquisa artística.
4. Deve ser mantido em sigilo e encaminhado para a instituição patrocinadora ou incentivadora em até 30 dias após o término do projeto.
É/são característica(s) de um relatório:
Um projeto cultural se estrutura basicamente em três etapas principais: planejamento/pré-produção, produção e pós-produção. Considerando um espetáculo teatral, correspondem às etapas de pré-produção, produção e pós-produção, respectivamente: