Questões de Concurso
Sobre editorial na comunicação social em comunicação social
Foram encontradas 101 questões
Acerca dos gêneros jornalísticos, julgue o item a seguir.
O editorial é entendido como um espaço de contradições, sendo o seu discurso uma teia de articulações políticas.
Acerca dos gêneros jornalísticos, julgue o item a seguir.
O editorial é o gênero jornalístico que expressa a opinião oficial da empresa diante dos fatos de maior repercussão no momento.
A intertextualidade e a polifonia são recursos estilísticos empregados em diversos gêneros textuais jornalísticos. Com base na compreensão desses conceitos e considerando a estrutura e o propósito dos diferentes tipos de textos jornalísticos, analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa que identifica corretamente a aplicação de tais recursos.
I. Em uma reportagem, a polifonia manifesta-se pela inclusão de diferentes vozes, como entrevistas com especialistas, testemunhas e partes interessadas no tema, proporcionando uma visão ampla e diversificada do assunto.
II. A intertextualidade em artigos de opinião é frequentemente utilizada para fundamentar a argumentação do autor, por meio da referência a outros textos, estudos e obras relevantes, reforçando a credibilidade e a profundidade da análise.
III. Em um editorial, a intertextualidade e a polifonia são limitadas, prevalecendo a voz única da linha editorial do veículo de comunicação, que expressa uma posição institucional sem a inclusão de outras perspectivas.
IV. Crônicas, apesar de sua estrutura mais livre e subjetiva, raramente recorrem à intertextualidade, elas se atêm à narrativa direta e pessoal do autor evitando alusões a outros textos e contextos.
Assinale a alternativa correta.
Essas características identificam
No que diz respeito à autopublicação, verifica-se que é o
A avaliação de projetos culturais pode ser feita nas três dimensões de cultura. São elas
Para uma boa gestão de projetos culturais, são ideais os elementos listados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Um marco fundamental para a sistematização da cultura nas Universidades se deu com a criação
Nas alternativas a seguir estão boas práticas para o sucesso na captação de recursos para projetos culturais, à exceção de uma. Assinale-a.
Aplicando-se a metodologia de gestão de projetos à gestão de eventos, é correto dividi-los em três fases, que são
Um projeto cultural é composto por fases. Elas estão listadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
São considerados projetos culturais e artísticos, para fins de aplicação de recursos do Ficart, além de outros que venham a ser declarados pelo Ministério da Cultura, os listados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
As alternativas a seguir apresentam exemplos de políticas culturais no Brasil, à exceção de uma. Assinale-a.
Em relação ao histórico das políticas culturais no Brasil, Mário de Andrade representou um dos grandes expoentes na primeira metade do século XX.
As alternativas a seguir apontam realizações desse escritor, à exceção de uma. Assinale-a
Em um de seus conceitos, a cultura se refere às práticas, crenças e valores compartilhados por um grupo de pessoas. É um campo de estudo que abrange as formas como as pessoas se relacionam com o meio ambiente e com outras pessoas, bem como a forma como expressam sua identidade e cultura. Tal perspectiva se alia ao propósito da cultura
O conceito de cultura que a entende como um “padrão de significados transmitidos historicamente, incorporado de símbolos, por meio das quais as pessoas comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relação à vida” foi elaborado por
1. Os artigos e crônicas são textos opinativos, revelam a posição do autor. A diferença entre eles é o fato de que as crônicas não têm compromisso com o factual.
2. A resenha é um gênero bastante encontrável no jornalismo, que tem como finalidade central fazer análise crítica de obra de arte, seja um livro, seja uma peça teatral.
3. Os editoriais e os artigos são textos opinativos, dissertativos. O que os distingue é o fato de que os primeiros expressam a posição da instituição, do veículo; por sua vez os artigos revelam a posição do autor, que pode ser um colaborador eventual ou sistemático sempre identificado no texto.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.