Questões de Concurso
Sobre principais teorias e autores em comunicação social
Foram encontradas 585 questões
Manter um bom relacionamento com a mídia é fundamental para a assessoria de imprensa de qualquer entidade. Minimizar os efeitos negativos de uma pauta ou mesmo dissociar a imagem da entidade com uma pauta negativa está entre as atribuições de um assessor de comunicação. Notas, comunicados e press releases são enviados ao mailing de jornalistas, objetivando informar as redações sobre assuntos de interesse da instituição. A descrição da estrutura do release é pertinente aos propósitos de quem o escreve, pois, dependendo dos objetivos a que se propõe e da clientela a que se destina, pode apresentar características particulares. No entanto, Gilberto Lorenzon e Alberto Mawakdiye (2002) apontam alguns requisitos para a elaboração do release, dentre os quais podemos citar:
I. As informações mais importantes devem estar na abertura do texto e as subsidiárias distribuídas pelo corpo da matéria.
II. O título deve ser chamativo como uma manchete do jornal, estruturado com substantivos e verbos, de preferência de ação, e no presente, quando possível, sem adjetivos; deve ocupar duas linhas com 30 a 40 toques, cada.
III. Cada parágrafo deve conter, pelo menos, dois pontos finais.
IV. Os parágrafos intermediários devem enfatizar os motivos que justificam o evento ou o fato.
V. Dados históricos e estatísticos devem estar no final do texto.
Pode-se afirmar que:
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do seguinte texto.
Teoria da comunicação são estudos acadêmicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e cognitivos. Englobam psicologia, filosofia e sociologia, dependendo do tipo de abordagem e dos objetivos da pesquisa. Os estudos em Comunicação Social começaram com a crescente popularização das tecnologias midiáticas e seu uso durante as experiências totalitárias da Europa. Em sua primeira fase, concentraram suas atenções sobre as mensagens da mídia e seu efeito sobre os indivíduos; na segunda, enfatizaram o processo de seleção, produção e divulgação das informações por meio da mídia. Na segunda fase, aperfeiçoando as investigações do Gatekeeper, o(a) _________ investiga com mais detalhe a cultura de trabalho dos profissionais de mídia. Estuda, assim, o processo de industrialização das informações fornecidas pela realidade, processo este utilizado pelos profissionais da mídia para avaliar o valor de uma informação como notícia.
Estudos de mídia e jornalismo mais recentes mostram ser impossível que os jornalistas consigam, de fato, reproduzir a verdade como um todo. Isso porque a ''verdade'' pode variar de acordo com o conjunto de crenças culturais e valores , sociais em que se encontra. E difícil o jornalista evitar que sua formação cultural, sua forma de ver o mundo e seus conceitos e valores interfiram na comunicação na hora de produzir uma reportagem, por exemplo. Em qual das teorias apresentadas a seguir o princípio da imparcialidade sempre foi visto como fundamental para a circulação da informação na sociedade?
Segundo Andrew Lippman, para que os sistemas sejam considerados interativos é necessário que eles apresentem cinco elementos fundamentais. São eles:
Erik Neveu, em Sociologia do Jornalismo, identifica três “marcadores discursivos” que comprovam a existência da objetividade nas matérias jornalísticas. Esses “marcadores” são os seguintes:
Segundo Habermas, a opinião pública significa julgamento, questionamento e é importante fator para controlar o exercício do poder político. Para o autor, essa faculdade é importante porque se baseia
Para Octavio Ianni, o príncipe eletrônico
Um relatório sobre a importância dos meios de comunicação social, para a sociedade e para a democracia da Europa, foi organizado tendo como centro uma premissa considerada incontestável pelos autores da obra: a de que uma sociedade moderna e democrática não pode existir sem meios de comunicação comprometidos com determinados valores. Entre os valores elencados, os pesquisadores não citam a necessidade de os meios de comunicação
O autor de Understanding Media escreveu, no início da década de 60: “Uma rede mundial de ordenadores tornará acessível, em alguns minutos, todo o tipo de informação aos estudantes do mundo inteiro”. O nome desse autor, tido como visionário por alguns e teórico ingênuo por outros, é
Sobre os princípios que norteiam a organização perceptiva na Gestalt, numere corretamente a coluna da direita de acordo a da esquerda.
(1) Há anúncios que se utilizam do avô-pai-filho, conectandoos à marca de pasta de dente.
(2) A mídia seleciona as experiências significativas para a grande maioria dos indivíduos.
(3) Os elementos semelhantes tendem a ser vistos como pertencentes à mesma estrutura.
(4) A mídia, por meio da frequência e repetição da propaganda, associa a marca à pessoa.
(5) Os elementos próximos no tempo e no espaço tendem a ser percebidos juntos.
( ) Proximidade
( ) Similaridade
( ) Experiência passada
( ) Direção
( ) Disposição objetiva
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Nas Ciências da Linguagem, a definição: “Enunciado que, aparentemente não traz qualquer informação na medida em que seu desenvolvimento ou predicado já se encontram claramente contidos em seu ponto de partida. Ex. ‘a França será sempre a França’ (Charles de Gaulle)” se refere, corretamente, a:
O tipo de signo que “se caracteriza pela arbitrariedade e rompe com a continuidade (semelhança) e com a contiguidade (metonímia)” se denomina, corretamente:
A teoria da comunicação que afirma que a mídia, pela seleção, disposição e incidência de suas notícias, vem determinar os temas sobre os quais o público falará e discutirá se denomina, corretamente:
A teoria da comunicação que afirma que os elementos da massa são diretamente ‘atingidos’ pela mensagem, que produz em cada um deles o mesmo efeito, se denomina, corretamente:
O filósofo francês Pierre Lévy define a Internet como um "dispositivo de comunicação TODOS-TODOS". Isto porque, segundo esse autor, a Internet é o único meio que:
Em meados dos anos 40, Theodor Adorno e Max Horkheimer cunharam o conceito de Indústria Cultural, segundo o qual, a produção industrial de bens culturais visava, sobretudo, à:
Entre os quatro componentes sociológicos que identificam a massa, defendidos por Herbert Blumer, tem-se que: (1) os membros podem vir de qualquer profissão ou camada social; (2) a massa é um grupo anônimo, composto de indivíduos anônimos; (3) a massa é frouxamente organizada; (4) e os membros da massa __________ .
O 4º componente se completa corretamente com:
A partir do século XX, foram ampliados os estudos científicos das Teorias da Comunicação, com escolas e vertentes nem sempre convergentes. Escola de Chicago, Teoria Hipodérmica, Interacionismo Simbólico, Sociedade de Massa e Funcionalismo são algumas escolas de pensamento que abriram a possibilidade de a Comunicação ser entendida como uma ciência social com bases empíricas.
Sobre essas teorias, assinale a alternativa correta.