Questões de Comunicação Social - Sigilo da Fonte para Concurso
Foram encontradas 21 questões
I. O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse. II. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e a aplicação de censura ou autocensura são um delito contra a sociedade. III.O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social e de finalidade pessoal e opinativa, não devendo ficar subordinado a nenhuma instituição pública ou privada. IV.A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pelo interesse das empresas de mídia, já que elas são responsáveis pela publicação e venda do espaço publicitário. V. Sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e a identidade de suas fontes de informação.
Estão corretas apenas as afirmativas
Sabe-se que, para apurar informações úteis à elaboração de textos jornalísticos, o jornalista é dependente do contato e do relacionamento com as fontes.
Quanto a essa situação, é CORRETO afirmar que:
De acordo com o site do Governo Federal, “com a Lei de Acesso, a publicidade passou a ser ________________, e o sigilo, __________________. Dessa forma, as pessoas podem ter acesso a qualquer informação pública produzida ou custodiada pelos órgãos e entidades da Administração Pública.”
Os termos que completam, correta e respectivamente, a frase são:
A respeito das fontes na comunicação jornalística, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. É a nascente de mensagens e iniciadora do ciclo de comunicação.
II. Elemento que em uma cadeia comunicativa seleciona um conjunto de mensagens possíveis e a mensagem a ser emitida.
III. Procedência da notícia.
IV. Nome, tamanho e formato de uma família de tipos.
Quando necessário ao exercício profissional, resguardar o sigilo da fonte é um direito do jornalista.
Com relação à conformidade do conteúdo do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros ao conteúdo da CF acerca de temas relevantes para a comunicação social, julgue o item a seguir.
Tanto a CF quanto o Código de Ética dos Jornalistas
Brasileiros preservam e protegem as garantias individuais
e coletivas de crianças e adolescentes, sendo de longa tradição
jornalística a preservação da identidade e a proteção
de vulneráveis, para assegurar-lhes, quando necessário,
a identidade.
O direito do jornalista de guardar o sigilo de suas fontes deixa de vigorar caso a informação prejudique a reputação de terceiros.
Com base no Código de Ética dos jornalistas brasileiros e na legislação sobre comunicação social presente na Constituição Federal (CF), julgue o item subsecutivo.
Segundo o Código de Ética dos jornalistas, essa categoria profissional tem o direito de resguardar a origem e identidade de suas fontes de informação, ainda que seja esse um assunto polêmico.
Informações adquiridas em off não são adequadas para o material informativo de uma instituição pública, embora o sigilo da fonte seja uma prerrogativa profissional do jornalista.
prática do jornalismo, julgue os próximos itens.
Essa prerrogativa jornalística é assegurada
1. Off total: informação que tem somente a função de nortear o trabalho jornalístico.
2. On-the-record: fonte que não aparece identificada em uma matéria jornalística, a partir de sua própria solicitação.
3. Off simples: é obtido pelo jornalista e não cruzado com outras fontes independentes. Pode eventualmente ser publicado em coluna, ressalvando que se trata de informação ainda não confirmada.
4. Vários manuais de redação recomendam que, sempre que solicitados, os repórteres comuniquem a origem de informações off-the-record aos seus superiores hierárquicos.
Assinale a alternativa correta.
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.