Questões de Concurso
Comentadas sobre assessoria de comunicação no jornalismo em jornalismo
Foram encontradas 1.631 questões
Acerca de jornalismo institucional e das técnicas de redação jornalística, julgue o item a seguir.
Quando um assessor realiza um follow up, ele está acompanhando um contato que já foi feito para obter uma resposta.
Acerca de jornalismo institucional e das técnicas de redação jornalística, julgue o item a seguir.
Algumas das ferramentas mais utilizadas pelas assessorias de comunicação são: press kit; follow up; mailing list; press release; clipping; acompanhamento online; media training; workshops; e websites.
Acerca de jornalismo institucional e das técnicas de redação jornalística, julgue o item a seguir.
Defender o assessorado de acusações infundadas ou de problemas que, de fato, existem, que chegaram ao conhecimento público e que precisam ser esclarecidos não é um papel do assessor de imprensa.
Acerca de jornalismo institucional e das técnicas de redação jornalística, julgue o item a seguir.
A clipagem ainda não se tornou um instrumento estratégico para as organizações e personalidades que necessitam tomar decisões rápidas.
Acerca de jornalismo institucional e das técnicas de redação jornalística, julgue o item a seguir.
O processo de produção do clipping consiste nos trabalhos de pesquisa, seleção e coleta de matérias veiculadas. Ele atende a determinados critérios, previamente estabelecidos. Geralmente, é realizado por uma empresa especializada e, cada vez menos, pela própria assessoria de imprensa.
Toda a estratégia de comunicação foi montada na premissa de que nenhum jornalista, não importa onde estivesse, deixaria de ser atendido. Recorreu-se ao uso de expedientes como press releases ou outros tipos de comunicados oficiais que impõem a informação pronta, protegida de questionamentos.
(O GLOBO. Economia. PRADO, Maria Clara, Comunicação ajudou a consolidar o Real, p.14, 02 JUN 2024, adaptado).
A estratégia de comunicação, em suas dimensões, utiliza recursos comunicacionais para elaborar ações de interfaces entre o público em geral, imprensa e os órgãos de governo. Dentre elas, a ferramenta press release é usada para:
I. O primeiro passo deve ser a preparação de um press release detalhado, explicando tecnicamente como ocorreu o vazamento, sem mencionar medidas corretivas.
II. É fundamental realizar um media training emergencial com os principais executivos, focando em mensagens-chave sobre transparência e medidas de segurança adotadas.
III. A empresa deve priorizar entrevistas exclusivas com veículos de nicho tecnológico, evitando a mídia de massa para minimizar a exposição negativa.
IV. Um plano de comunicação interna deve ser implementado simultaneamente, mantendo os colaboradores informados e alinhados com o discurso oficial da empresa.
V. A criação de um hotsite com informações atualizadas sobre o incidente e canais de atendimento ao cliente é uma medida dispensável neste cenário.
Estão corretas apenas as afirmações:
( ) O estilo jornalístico deve seguir critérios rigorosos de seleção e tratamento da informação. É caracterizado por frases breves, palavras curtas, vocabulário usual, ordem direta, uso de adjetivos somente quando necessário e verbos vigorosos preferencialmente na voz ativa. O uso de frases longas é aceitável, desde que seja possível empregar uma linguagem mais elaborada, o que confere maior sofisticação ao texto.
( ) A maioria dos releases deve seguir a técnica da pirâmide invertida, apresentando as informações em ordem decrescente de importância. Apenas categorias não jornalísticas, como convocações, notas oficiais e comunicados, podem fugir a essa regra.
( ) Na assessoria de imprensa, a instituição geralmente é mais forte que os seus representantes. Em alguns casos, como na divulgação de pesquisas e levantamentos, pode-se afirmar que a fonte da informação é a entidade representada pela pessoa que passa os dados aos jornalistas, enquanto o indivíduo assessorado atua como analista das informações.
( ) Frequentemente, o assessor lida com terminologia especializada, que deve ser mantida para preservar a autenticidade e o rigor técnico da mensagem.
( ) Os releases são vistos com desconfiança por muitos jornalistas, por isso devem ser redigidos com cuidado, incluindo a fonte nas ocasiões em que, de outra forma, a passagem da informação possa parecer baseada em interesses não jornalísticos.
A sequência está correta em
I.Em princípio, funciona como um complemento de informações, uma espécie de roteiro, distribuído antes de entrevistas coletivas, solenidades, etc., para fornecer aos repórteres os dados essenciais.
II.Atividade que visa ao fortalecimento da imagem de uma organização, personalidade, marca, produto ou serviço.
III.A preparação de porta-vozes para se tornarem fontes na imprensa em entrevistas, coletivas ou administração de crises.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os termos a seus significados:
(__)Nas redações de veículos de imprensa, onde a priori o trabalho do jornalista é movido pelo interesse público, o release é interpretado como uma sugestão de pauta, de onde deve ser extraída sua essência e separados os interesses dissimulados e excessos.
(__)A maior parte dos manuais de assessoria de imprensa recomenda que o release não seja extenso, não ultrapassando uma lauda.
(__)Em caso de envio de conteúdos complementares, como fotografias ou outros recursos multimídia, é importante que os mesmos sejam acompanhados de sugestões de legenda, identificação de autoria e data.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna: