Questões de Concurso Sobre produção audiovisual em jornalismo

Foram encontradas 146 questões

Q3137772 Jornalismo
O processo de difusão de notícias em vídeo na rede caracteriza-se como Webjornalismo Audiovisual, por se tratar de uma prática que utiliza formatos de notícias com imagens em movimento e som como elementos constitutivos do produto disponibilizado em bancos de dados da web. Assim sendo, no campo audiovisual, o aspecto digital consiste num conjunto de técnicas, à EXCEÇÃO de: 
Alternativas
Q3137771 Jornalismo
Em relação ao uso de técnicas audiovisuais em jornalismo, qual das práticas abaixo é recomendada para garantir a autenticidade e a confiabilidade das reportagens?
Alternativas
Q3137747 Jornalismo
Em meio à cultura audiovisual que vivenciamos, o Youtube se constitui em um espaço onde novas formas de comunicação podem ser experimentadas. Uma delas são as webTVs, que têm sido um meio para que a informação audiovisual seja produzida e veiculada de forma descentralizada dos veículos de comunicação tradicionais (Junior e Valle, 2020, p. 89).
A esse respeito é correto afirmar que:

I.A internet e o processo de convergência digital decorrente de seu desenvolvimento vêm facilitando e ampliando a difusão e o armazenamento de conteúdos em rede.

II.Empresas de comunicação passaram a produzir e veicular seus conteúdos em cada vez mais plataformas, no intuito de disponibilizar sua produção jornalística ou de entretenimento a um público cada vez maior.

III.A convergência altera a lógica pela qual a indústria midiática opera e pela qual os consumidores processam a notícia e o entretenimento, mas não altera a relação entre tecnologias existentes, indústrias, mercados, gêneros e público.


Está INCORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3137745 Jornalismo
No jornalismo digital e audiovisual, o planejamento e a edição são processos fundamentais que envolvem técnicas específicas para garantir clareza, engajamento e precisão das informações. Cada decisão no processo de edição, desde a escolha da narrativa visual até a adequação ao formato digital, deve levar em conta as características do público e as limitações de cada plataforma. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.

I.O planejamento de produtos digitais inclui a definição de personas, que representam o perfil médio do público-alvo e ajudam a personalizar o conteúdo conforme interesses e necessidades específicas.

II.A edição de produtos audiovisuais deve evitar a utilização de planos curtos e rápidos, pois estes podem comprometer a clareza da informação em vídeos jornalísticos de curta duração.

III.A escolha da paleta de cores em produtos digitais influencia diretamente a experiência do usuário, impactando fatores como a legibilidade e a atração visual do conteúdo.

IV.Em produtos digitais, é recomendável priorizar o formato responsivo, que se adapta automaticamente a diferentes dispositivos, como smartphones e tablets, para ampliar o alcance e facilitar o acesso.

V.Na edição de conteúdo digital, o uso de metadados e palavras-chave não é fundamental, uma vez que o conteúdo será acessado majoritariamente pelos usuários habituais e não por novos leitores.


Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3136658 Jornalismo
Sobre o conteúdo para redes sociais, o qual exige uma abordagem estratégica que leve em consideração as características de cada plataforma e as expectativas do público, no qual, para engajar a audiência e alcançar os objetivos de comunicação, é fundamental criar conteúdo relevante, interessante e adaptado ao formato e linguagem de cada rede social, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A linguagem utilizada nas redes sociais deve ser sempre informal e coloquial, independentemente do público-alvo e da plataforma.

(__)O uso de recursos visuais, como imagens, vídeos e GIFs, é fundamental para atrair a atenção e aumentar o engajamento nas redes sociais.

(__)A frequência de publicação não é um fator relevante para o sucesso nas redes sociais, pois o mais importante é a qualidade do conteúdo.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: 
Alternativas
Q3136640 Jornalismo
Na era da comunicação multimídia, a produção de roteiros para vídeo e áudio exige a compreensão das particularidades de cada formato e a adaptação da linguagem aos diferentes meios de comunicação. Um roteiro eficaz deve ser capaz de traduzir a mensagem em uma narrativa envolvente, explorando os recursos audiovisuais para criar uma experiência completa e imersiva para o público. Ao elaborar um roteiro para um podcast narrativo, sem a transmissão de imagens, indique o elemento a ser priorizado.
Alternativas
Q3082154 Jornalismo
No jornalismo audiovisual, o movimento de câmera e a escolha adequada de microfones são essenciais para capturar e transmitir a informação da melhor forma. Tais artifícios dependem do ambiente e da situação de gravação, uma vez que sua utilização cria dinâmicas visuais que complementam a narrativa. Em uma reportagem sobre um evento esportivo, o repórter está em constante movimento enquanto entrevista participantes.

Qual é a combinação mais adequada de movimento de câmera e tipo de microfone para garantir boa captação de áudio e imagem?
Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRT-MG Prova: Quadrix - 2022 - CRT-MG - Videomaker |
Q3055689 Jornalismo

A respeito da edição de vídeos e do jornalismo, julgue o item.


A  edição  de  vídeo  e  o  registro  magnético  de  vídeo  surgiram ao mesmo tempo.  

Alternativas
Q2501590 Jornalismo
Qual aspecto da gravação de áudio é crucial para garantir a qualidade e clareza do som capturado, especialmente em ambientes ruidosos ou externos?
Alternativas
Q2499185 Jornalismo
Em um evento organizacional, será realizada uma sessão com três convidados. A sessão será transmitida em tempo real pelo canal da empresa organizadora via plataforma de rede social. Os convidados estarão sentados em sofás alinhados horizontalmente, a três metros de distância cada um. Objetiva-se uma captação com qualidade, ou seja, que as vozes dos três fiquem em primeiro plano, niveladas, com mínimo ruído de fundo e perfeitamente audíveis.

Nesse caso, para atender ao objetivo traçado, a organização do evento deverá providenciar, de mesma marca e modelo, microfone:
Alternativas
Q2457634 Jornalismo
As opções a seguir apresentam edições de áudio que podem ser feitas por meio de soluções pagas ou gratuitas, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q2421191 Jornalismo

No que se refere às técnicas e às práticas da produção jornalística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2383514 Jornalismo
As publicações empresariais têm o objetivo de atender a determinada comunidade produtiva, que tem exigências e interesses comuns. Nelas, as informações devem atender aos interesses da empresa, com a divulgação da sua imagem e de seus conteúdos, tanto para a própria empresa quanto para a comunidade. A esse respeito, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2373398 Jornalismo
Em produtos audiovisuais, as imagens são uma parte fundamental, e a forma como essas imagens são apresentadas ajuda a levar ao telespectador uma melhor dimensão dos acontecimentos. Para isso, é importante que os planos de captação de imagens sejam variados e mostrem tanto detalhes quanto a amplitude dos acontecimentos. As orientações sobre os planos de imagens, geralmente, integram as pautas jornalísticas de produtos audiovisuais. Sobre os planos de enquadramento e angulação da câmera para a captação das imagens,
Alternativas
Q2295378 Jornalismo
Em relação às etapas de produção de uma reportagem no jornalismo audiovisual é correto afirmar que
Alternativas
Q2295377 Jornalismo
O som ambiente, no jornalismo audiovisual, enriquece a informação e ajuda a dar autenticidade à cena gravada. Nas reportagens, o som ambiente normalmente está em segundo plano, subordinado ao som principal, que é o texto gravado pelo repórter ou locutor. Identifique, nas opções abaixo, a denominação que se dá quando o som ambiente passa, em determinado momento da edição, a principal.
Alternativas
Q2295371 Jornalismo
Os planos de imagem, no jornalismo audiovisual, servem para obter ritmo dramático, aproximando ou afastando o telespectador do ponto central da cena; e para fazer fluir o discurso visual. Aponte, entre os planos citados abaixo, qual está corretamente definido.
Alternativas
Q2250332 Jornalismo
Ao avaliar a relação do homem com a leitura, seja ela verbal ou de imagens, Lúcia Santaella nos propõe quatro tipos de leitor — contemplativo, movente, imersivo e ubíquo — que não são excludentes, tampouco substituem uns aos outros, mas cada um deles desenvolve perfil cognitivo distinto.
Nesse aspecto, são características do leitor contemplativo: 
Alternativas
Q2213291 Jornalismo
“A introdução de novos elementos não textuais permite ao leitor explorar a notícia de uma forma pessoal, mas obriga o jornalista a produzi-la segundo um guião de navegação análogo ao que é preparado para outro documento multimédia. O jornalista passa a ser um produtor de conteúdos multimédia de cariz jornalístico - webjornalista. Por sua vez, o utilizador do serviço não pode ser identificado apenas como leitor, telespectador ou ouvinte já que a webnotícia integra elementos multimédia, exigindo uma ‘leitura’ multilinear” (CANAVILHAS, sid, pp. 5-6).
A partir do trecho acima, é possível concluir, sobre o texto informativo para internet, que
Alternativas
Q2201158 Jornalismo
Analise os itens, abaixo, sobre a estrutura do trabalho jornalístico:
I. O planejamento gráfico de um produto é o primeiro fator de atração, pela variedade, e de reconhecimento, pela uniformidade. Combinar. a uniformidade do estilo e o nível de variedade compatível com o fluxo dos eventos é a essência de um bom projeto gráfico em jornalismo.
II. A vinheta, o cenário e a entonação nos telejornais permitem o reconhecimento - o reencontro visual ou auditivo com o já visto ou o similar que facilita concentrar a atenção no conteúdo noticioso, desde a escalada, até o final do programa.
III. A percepção de fotografias, cenários ou imagens em vídeo precede, em condições de igualdade, a percepção de qualquer forma de enunciado oral e mais ainda do texto escrito, porque o processo de compreensão deste é mais lento. Fotos, ambientes e imagens são "lidos" primeiro.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: A
6: E
7: B
8: E
9: B
10: A
11: B
12: A
13: E
14: C
15: D
16: D
17: B
18: E
19: B
20: D