Questões de Concurso Sobre revisão de textos em jornalismo

Foram encontradas 91 questões

Q3104653 Jornalismo

Julgue o item subsequente, relativos à produção jornalística.



Durante o processo de revisão no âmbito da produção jornalística, deve-se eliminar trechos considerados redundantes ou irrelevantes, a exemplo das declarações de fontes externas, desde que a coesão do texto seja mantida e a narrativa final não comprometa o fluxo informativo nem a diversidade de perspectivas.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Jornalista |
Q2892461 Jornalismo

Sobre o uso de verbos na produção de manchetes veiculadas em jornais impressos, de circulação diária, deve-se:

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Jornalista |
Q2892453 Jornalismo

O editor de um jornal impresso pede que o repórter “enxugue” o texto de uma reportagem.

Assinale a alternativa que pode ser relacionada à expressão “enxugar um texto”.

Alternativas
Q2527308 Jornalismo
Além de primar pela correção gramatical e ortográfica, o texto jornalístico possui linguagem e estilo próprios, com o objetivo de facilitar a compreensão das informações. São características de um bom texto jornalístico noticioso
Alternativas
Q2380408 Jornalismo
Após o arquivo da obra ser diagramado, é comum o editor passar esse arquivo por mais uma etapa de revisão, que pode ser feita por um profissional de revisão ou mesmo pelo autor, com a finalidade de corrigir possíveis erros de impressão, linhas fora do lugar, salto de palavras, ou mesmo erros que tenham escapado de outras revisões de texto.
Esse processo é a revisão de
Alternativas
Q2230725 Jornalismo
No rádio, o ouvinte só tem uma chance para entender o que está sendo dito; em função disso, o texto é diferenciado nesse veículo. Assinalar a alternativa que corresponde a uma característica do texto do rádio:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRM - MG Prova: Quadrix - 2023 - CRM - MG - Jornalista |
Q2199686 Jornalismo
As técnicas utilizadas nas publicações jornalísticas empresariais são semelhantes às do jornalismo tradicional, o que inclui o(a)
Alternativas
Q2171566 Jornalismo
Assim como outros meios de comunicação, o rádio possui uma linguagem própria para que possa ter sua própria maneira de informar. Algumas normas técnicas são utilizadas nas redações como forma de evitar ruídos na comunicação. Dentro de um modelo geral, cada jornalista desenvolve sua própria forma de se comunicar, e cada emissora possui seu editorial específico. Sobre algumas convenções adotadas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Deve-se evitar o uso de verbos no gerúndio. ( ) O nome do sujeito deve vir sempre antes do cargo a que se refere. ( ) Números de um a dez devem ser redigidos por extenso. Acima disso, em algarismos. ( ) Percentagem não deve ser escrita por extenso. ( ) Uso de pontos de interrogação entre a frase.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2077846 Jornalismo

Quanto a jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item. 

Os ruídos semânticos estão relacionados à linguagem utilizada para transmitir uma informação, como, por exemplo, o uso de palavras de cunho técnico ou que sejam consideradas rebuscadas para o nível de entendimento do receptor. 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Jornalista |
Q1998199 Jornalismo
Analise as afirmativas abaixo sobre o processo de construção da notícia no telejornalismo.
1. A seleção de notícias em televisão deve satisfazer também as necessidades audiovisuais na informação, além dos critérios de noticiabilidade que norteiam o trabalho jornalístico em outros veículos. E essa é uma importante diferença entre a televisão e os demais veículos de comunicação.
2. O poder da imagem na televisão é tão grande e abrangente que, na maior parte das vezes, dispensa os critérios de noticiabilidade, mais importantes, portanto, no impresso.
3. O processo de filtrar notícias (valor-notícia) na televisão é muito diferente do que aqueles que são empregados em outros veículos. Um exemplo disso foi o 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, quando cada veículo fez a cobertura com critérios de noticiabilidade distintos. Jornalismo televisivo não se importa pelo fato.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1943727 Jornalismo

Em relação a técnicas de redação jornalística e webjornalismo, julgue o item.


A arquitetura textual é um dos elementos fundamentais no campo dos blocos informativos; um texto muito curto pode decepcionar o leitor por conter poucas informações, ao passo que um texto longo demais pode causar desconforto, principalmente se a leitura for feita por meio de um monitor, o que pode fazer a pessoa abandonar a leitura. 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: CASAN-SC Prova: FEPESE - 2022 - CASAN - Jornalista |
Q1931070 Jornalismo
O editor de um veículo de comunicação informa ao repórter que precisará “enxugar” o texto dele.
Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao verbo “enxugar” no trabalho de edição dos textos jornalísticos.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Jornalista |
Q1806929 Jornalismo
A coluna da esquerda apresenta expressões comuns do jargão jornalístico e a da direita, o significado de cada expressão. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 



1- Deadline

( ) Montagem das páginas de um projeto de revista



 2- Chapéu

( ) Espaço onde são publicados dados gerais da publicação, como os nomes dos editores.



3- Expediente

( ) Prazo final para fechamento de uma edição ou finalização de uma matéria



4- Nariz de cera

                                               

( ) Tratamento dado ao texto pelo redator quando entregue pelo repórter a sua editoria.

 

 

 5- Copidescagem

 

( ) Assinatura usada para identificar matéria de agência ou fotografia

 

6- Boneco

                                               ( ) Expressão incluída acima do título de uma reportagem

 

7- Crédito

                                               ( ) Parágrafo que retarda o foco principal do texto. Oposto ao lide.

 

Marque a sequência correta.
Alternativas
Q1787617 Jornalismo
A partir do nascimento da imprensa, os jornais e os jornalistas passaram a participar ativamente da esfera pública, tornando-se mediadores entre os cidadãos e o Estado e, também, atores políticos. Considerando essa informação, julgue o item a respeito das práticas jornalísticas que envolvem temáticas diversas e contextuais.
Os gêneros jornalísticos assumem papel importante para a compreensão dos diferentes discursos produzidos pelos meios de comunicação de massa. O processo de edição textual pode alterar um gênero. Por exemplo, a notícia pode se transformar em uma crônica ou coluna se escrita em primeira pessoa.
Alternativas
Q1741912 Jornalismo
Notas, notícias, reportagens, editoriais, artigos, críticas e crônicas representam a variedade discursiva presente nas páginas de jornais e revistas.

Com 48 novos óbitos, taxa de letalidade se mantém em 2,2% no MS.

O boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 23, trouxe 1.006 casos novos, totalizando 241.673 casos confirmados desde o início da pandemia. Média móvel de 951 casos diários. Dos casos ativos, 10.412 estão hoje em isolamento domiciliar, e outros 1.113 precisaram de internação.
Também foram notificados mais 48 novos óbitos. 5.422 no total. Média móvel de 46,3 óbitos ao dia. E a taxa de letalidade se mantém em 2,2%.
A secretária adjunta de saúde do estado destacou na live desta sexta-feira, o envolvimento de todos para que o Mato Grosso do Sul possa alcançar os mais altos índices de imunização do país.

Fonte: FERNANDES, K. Portal do Governo do Estado do MS, 23/04/2021. Disponível em:
<http://www.ms.gov.br/com-48-novos-obitos-taxa-deletalidade-se-mantem-em-22-no-ms/>.Acesso em: 23 abr. 2021 (adaptado)
Em relação à notícia apresentada, quais características textuais podem ser identificadas?
Alternativas
Q1658824 Jornalismo

Texto I

        A denúncia publicada ontem pela Gazeta da Cidade Urbana,de que parte dos equipamentos comprados para a reforma do ambulatório Santa Alice com a verba destinada pela prefeitura municipal não são novos, mas vieram de um velho hospital da capital, repercutiu amplamente na sessão da câmara dos vereadores. O vereador Júlio César (PMY) chegou a propor o bloqueio dos bens e a prisão administrativa dos responsáveis pela compra dos equipamentos.


Texto II

        O vereador Júlio César (PMY) propôs ontem o bloqueio dos bens e a prisão administrativa dos responsáveis pela compra dos equipamentos do ambulatório Santa Alice. O vereador tomou a decisão como consequência das denúncias da Gazeta da Cidade Urbana, publicadas ontem, de que parte dos equipamentos comprados com a verba destinada às reformas não eram novos e tinham vindo de um velho hospital da capital.

Tendo como base os textos acima, julgue o item seguinte.


A partir da leitura comparativa dos textos hipotéticos I e II acima, é correto afirmar que o texto I é aquele que apresenta o lide de repercussão adequado.

Alternativas
Q1658820 Jornalismo
      Há um ano o mundo concordou: era preciso adiar para Copenhague a chance de um acordo climático. O novo presidente norte-americano, Barack Obama, estava assumindo e, com ele, tudo mudaria. Agora, Barack Obama quer mais um ano. A China concorda. Um perigoso retrocesso acaba de acontecer nas negociações do clima. Os maiores emissores conspiram contra o acordo. O Brasil se moveu. O debate interno do país, o jogo de forças dentro do governo, a pressão de pioneiros desse debate, a carta das grandes empresas, tudo junto fez o país sair da cômoda negação para o compromisso voluntário com corte das emissões. Pode-se discutir se os compromissos deveriam ser em relação às emissões atuais, ou futuras. Pode-se dizer que os números não parecem palpáveis porque falta o principal, que é o inventário atualizado das emissões brasileiras.
      Há vários pontos em discussão. O que é indiscutível é que o Brasil atravessou uma ponte e foi para o lado onde, há muito tempo, deveria estar.

Míriam Leitão e Alvaro Gribel. O clima não espera.
Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações)

Com referência ao texto acima, julgue o item seguinte.


O texto em questão é um exemplo de post, uma nova forma de notícia que surgiu com o jornalismo online e, como gênero jornalístico, pode ser considerado reportagem, na medida em que expande informações noticiadas anteriormente.

Alternativas
Q1658819 Jornalismo
      Há um ano o mundo concordou: era preciso adiar para Copenhague a chance de um acordo climático. O novo presidente norte-americano, Barack Obama, estava assumindo e, com ele, tudo mudaria. Agora, Barack Obama quer mais um ano. A China concorda. Um perigoso retrocesso acaba de acontecer nas negociações do clima. Os maiores emissores conspiram contra o acordo. O Brasil se moveu. O debate interno do país, o jogo de forças dentro do governo, a pressão de pioneiros desse debate, a carta das grandes empresas, tudo junto fez o país sair da cômoda negação para o compromisso voluntário com corte das emissões. Pode-se discutir se os compromissos deveriam ser em relação às emissões atuais, ou futuras. Pode-se dizer que os números não parecem palpáveis porque falta o principal, que é o inventário atualizado das emissões brasileiras.
      Há vários pontos em discussão. O que é indiscutível é que o Brasil atravessou uma ponte e foi para o lado onde, há muito tempo, deveria estar.

Míriam Leitão e Alvaro Gribel. O clima não espera.
Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações)

Com referência ao texto acima, julgue o item seguinte.


A redação do texto em apreço obedece à estrutura clássica de redação de uma notícia, observando-se a objetividade jornalística e a formação do lide.

Alternativas
Q1658818 Jornalismo
       A linguagem da publicidade moderna torna-se a estética maior, o código que cola e dá sentido à realidade e às ações humanas e por onde se transmitem e se constituem os conceitos e sentidos. (...) A nova estética universaliza e radicaliza a prática de mercado e atinge a essência da imprensa, das notícias, do noticiário, da informação e dos próprios jornalistas.
       As páginas dos jornais, telejornais, radiojornais e jornais eletrônicos incorporam as novas premissas e passam a relativizar os conceitos de verdade, de realidade, de conhecimento, de informação e de saber. Os discursos da publicidade e da estética, e junto com eles do sensacionalismo, da espetacularização, da carnavalização, da mais-valia, dos fait divers, inoculam o ethos do jornalismo.

Leandro Marshall. O Jornalismo na era da publicidade (com adaptações).

Considerando as ideias expostas no texto acima, julgue o item subsequente.


A expressão “ethos do jornalismo” diz respeito à imagem que o jornalismo faz de si próprio ao expor o seu discurso visando exercer influência sobre seu público.

Alternativas
Q1633491 Jornalismo
Leia com atenção:
(__) Tempos verbais mais utilizados no jornalismo: pretérito imperfeito do subjuntivo e do infinitivo; (__) O texto jornalístico utiliza um léxico simplificado porém não vulgar; (__) A informação e a notícia são axiomáticas; (__) Os textos jornalísticos não devem ser expositivos ou narrativos.
Levando-se em consideração que V significa Verdadeiro e F significa Falso a sequência das proposições acima é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: C
5: B
6: B
7: E
8: A
9: C
10: A
11: C
12: E
13: D
14: C
15: D
16: E
17: E
18: E
19: C
20: C