Questões de Concurso Sobre semiótica em jornalismo

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Q3137774 Jornalismo
No campo da Comunicação, o uso das cores é uma ferramenta poderosa que influencia a percepção, o humor e o comportamento do público. As teorias de cores aplicadas à comunicação levam em conta aspectos psicológicos, culturais e de visibilidade para criar impacto visual e transmitir mensagens com clareza. Escolher a combinação adequada de cores pode afetar significativamente a interpretação e a efetividade de uma peça comunicacional, seja no jornalismo impresso, no design editorial ou nas mídias digitais. Complete as lacunas abaixo com as opções mais adequadas para descrever corretamente aspectos fundamentais da teoria e do uso das cores em Comunicação.

Em teoria das cores, a combinação entre ________(1) e ________(2) cria um contraste visual que facilita a leitura e a clareza das informações em meios impressos e digitais.
Alternativas
Q2483842 Jornalismo
Sobre a leitura semiótica de uma imagem, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2353996 Jornalismo
Em cada período histórico, a cultura fica sob o domínio da técnica ou da tecnologia de comunicação mais recente. Contudo, esse domínio é insuficiente para asfixiar os princípios semióticos que definem as formações culturais preexistentes. Afinal, a cultura comporta-se sempre como um organismo vivo e, sobretudo, inteligente, com poderes de adaptação imprevisíveis e surpreendentes. Nessa perspectiva a utilização da semiótica nas produções da cibercultura 
Alternativas
Q2158792 Jornalismo

Observe as imagens:

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão


Após a sua observação, identifique a opção correta:  

Alternativas
Q2158791 Jornalismo
Leia o texto.
“Os elementos da percepção: o que se percebe Assim a percepção visual é o processamento, em etapas sucessivas, de uma informação que nos chega por intermédio da luz que entra em nossos olhos. Como toda informação, está codificada — em um sentido que não é o da semiologia: os códigos são, aqui, regras de transformação naturais (nem arbitrárias, nem convencionais) que determinam a atividade nervosa em função da informação contida na luz. Falar de codificação da informação visual significa, pois, que nosso sistema visual é capaz de localizar e de interpretar certas regularidades nos fenômenos luminosos que atingem nossos olhos. Em essência, essas regularidades referem-se a três características da luz: sua intensidade, seu comprimento de onda e sua distribuição no espaço.” 
Fonte: AUMONT, Jacques – A imagem, 2ª. Ed., Campinas/SP: Papirus, 1995, p. 22
Sobre a percepção visual de uma fotografia, considere as afirmações:
I o registro da imagem pela câmera acontece porque ela capta a luz refletida pelos elementos. Esse processo imita o que ocorre no olho humano. Por isso, fotografia, uma palavra de origem grega, significa a arte de escrever com a luz.
II as células responsáveis por captar a luz que chega até a retina são chamadas de fotorreceptoras. Depois de captada, as células enviam um impulso nervoso para o cérebro com informações que permitem o reconhecimento de imagens.
III a percepção visual resulta da captação da luz que se reflete nos objetos e que é convertida em impulsos enviados ao córtex visual que se encarrega de processar e interpretar as informações recebidas. (...). De acordo com a neurociência, porém, o processo de formação da imagem mental não ocorre apenas através da visão. O neurologista e neurocientista António Damásio define como imagem “a estrutura mental construída a partir de sinais provenientes de cada uma das modalidades sensoriais – visuais, auditivas, olfativas, gustativas e somatossensoriais”.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:

Alternativas
Q1943721 Jornalismo

A respeito de jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item.


O modelo semiótico-informativo é muito relevante, pois indica à pesquisa em mídia que é indispensável englobar, na estratégia para medicação dos mecanismos de comunicação, a determinação dos efeitos macrossociais. 

Alternativas
Q1868018 Jornalismo

O Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas trata da responsabilidade profissional. O jornalista deve “___________ alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ___________ o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras ____________”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Jornalista |
Q1638468 Jornalismo
Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível
Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Jornalista |
Q1638466 Jornalismo
A primeira grande divisão que os teóricos fazem sobre a imagem é que ela pode ser natural, isto é, existe sem a intervenção humana e artificial ou fabricada, que só existe por obra do homem. As imagens fabricadas têm, pelo menos, cinco pontos de vista para serem classificadas.
(Portal da Linguagem. Disponível em https://bit.ly/36dDt9n. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)
A classificação em relação à temporalidade das imagens fabricadas faz a distinção entre imagens
Alternativas
Q1630799 Jornalismo
Logo que são criadas no Brasil, as emissoras de TV incluem telejornais em sua programação. Desde a década de 1950 até os dias atuais foram muitas as mudanças nos planos e enquadramentos dos pontos de vista técnico e estético. As assertivas abaixo tratam dessas transformações, com exceção de uma alternativa:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Jornalista |
Q1258576 Jornalismo
Qual é o conteúdo da mensagem fotográfica? Que é que a fotografia transmite? Por definição, a própria cena, o real literal. Do objeto à sua imagem, há decerto uma redução: de proporção, de perspectiva e de cor. Mas essa redução não é em nenhum momento uma transformação (no sentido matemático do termo); para passar do real à sua fotografia, não é de nenhum modo necessário fragmentar o real em unidades e constituir essas unidades em signos substancialmente diferentes do objeto que oferecem à leitura; entre esse objeto e sua imagem não é de modo algum necessário interpor um relê, isto é, um código; decerto, a imagem não é o real; mas ela é pelo menos seu perfeito analogon, e é precisamente essa perfeição analógica que, para o senso comum, define a fotografia. Surge assim o estatuto particular da imagem fotográfica: é uma mensagem sem código, proposição de que é necessário extrair imediatamente um corolário importante: a mensagem fotográfica é uma mensagem contínua”. (Trecho de “A mensagem fotográfica”, de Roland Barthes)
Nesse excerto de texto, Barthes define a fotografia como uma “imagem sem código”. Com isso, ele quer dizer que a fotografia:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2019 - UFPR - Jornalista |
Q1258569 Jornalismo
“O texto constitui uma mensagem parasita, destinada a conotar a imagem, isto é, a lhe ‘insuflar’ um ou vários significados segundos. Dizendo de outra forma, e isso é uma inversão histórica importante, a imagem já não ilustra a palavra; é a palavra que, estruturalmente, é parasita da imagem; essa inversão tem o seu preço: nos modos tradicionais de ‘ilustração’, a imagem funcionava como um retorno episódico à denotação, a partir de uma mensagem principal (texto) que era sentida como conotada, pois que ele tinha precisamente necessidade de uma ilustração; na relação atual, a imagem não vem ‘iluminar’ ou ‘realizar’ a palavra; é a palavra que vem sublimar, patetizar ou racionalizar a imagem”. (Trecho de “A mensagem fotográfica”, de Roland Barthes).
Ao longo da pesquisa em Comunicação, muitos estudiosos refletiram sobre o discurso das imagens e as formas pelas quais elas foram utilizadas pelas mídias para provocar certos sentidos no receptor. No clássico texto “A mensagem fotográfica”, no qual discorre sobre a fotografia de imprensa, o pensador francês Roland Barthes sustenta que “a imagem não ilustra a palavra; é a palavra que, estruturalmente, é parasita da imagem”. A partir dessa discussão, assinale a alternativa que explica essa ideia.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IMA Órgão: Prefeitura de Caxias - MA
Q1239389 Jornalismo
Assinale a alternativa abaixo que corresponde aos paradigmas da comunicação descritos abaixo: 
I. Esse paradigma tem relação direta com as reflexões culturais promovidas pela filosofia clássica alemã, além disso, aproxima as pesquisas sociológicas às reflexões sobre temas como a cultura, a ética, a psicologia e a psicanálise de Freud.  II. Esse paradigma, tendo como base teórica o positivismo, tem foco nas pesquisas administrativas e empíricas, sendo o seu espaço de influência, os Estados Unidos. A sua proposta é tentar compreender a sociedade segundo as suas trocas e relações sociais entre os indivíduos e os grupos. 
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBC
Q1230440 Jornalismo
A respeito da arte fotográfica e de suas características, julgue o item que se seguem.
Com o surgimento de novas tecnologias, rádios, TVs e revistas, não se busca mais, no fotojornalismo, a chamada imagem  síntese — aquela que resume, em um único fragmento, a narrativa em questão.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBC
Q1197517 Jornalismo
A cor, elemento presente no nosso dia a dia, é central na criação da estética visual de uma página web. No que se refere às funções e variáveis da cor na Web, julgue o item a seguir.
A cor é percebida pelos olhos como reflexão de dado comprimento de onda de luz que reflete dos objetos, sendo ela comumente denominada pelo nome, pelo nível de refração e pelo brilho.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBC
Q1197437 Jornalismo
A cor, elemento presente no nosso dia a dia, é central na criação da estética visual de uma página web. No que se refere às funções e variáveis da cor na Web, julgue o item a seguir.
Quando se altera o brilho de uma cor, sua aparência torna-se mais escura ou mais clara. Essa característica da cor é denominada matiz.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBC
Q1197220 Jornalismo
A cor, elemento presente no nosso dia a dia, é central na criação da estética visual de uma página web. No que se refere às funções e variáveis da cor na Web, julgue o item a seguir.
Usualmente, supõe-se que a cor é uma qualidade do material de determinado objeto. No entanto, essa suposição é uma ilusão, pois a cor é uma impressão sensorial do contemplador.
Alternativas
Q1169821 Jornalismo

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

(Foto: Mathew Brady)


Mathew Brady é conhecido como um dos primeiros fotojornalistas da história, e também como o pai do fotojornalismo moderno. Foi pioneiro em registrar, de perto, os campos de batalha. Suas imagens impactantes de corpos de soldados expuseram de maneira inédita o horror da guerra e a hediondez humana. Quanto ao conflito bélico fotografado por Mathew Brady, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1169818 Jornalismo

As técnicas de manipulação de imagens nascem junto com a fotografia. Nos últimos 190 anos, a manipulação fotográfica foi usada para diversos tipos de interesses visando alterar a veracidade dos acontecimentos. Com o advento da fotografia digital, a manipulação virou uma rotina quase obrigatória no fotojornalismo. A distorção das informações de uma imagem pode levar as pessoas a acreditar em uma falsa realidade. Apesar de não existir um regulamento específico que proteja as imagens jornalísticas da manipulação digital, o Código de Ética dos Jornalistas e a Lei de Direitos Autorais são utilizados como referência.


Com base nestas premissas e nos procedimentos de edição de imagem digital aceitos no fotojornalismo, considere as afirmativas a seguir.

I. Mudar a expressão facial de uma pessoa, gestos, roupa, partes do corpo ou acessórios pessoais é permitido pelo Código de Ética.

II. Encobrir a identidade de alguém, por exigência ou recomendação legal, feito de forma óbvia (venda, pixelização) é permitido pelo Código de Ética.

III. Cortes (crop), escurecimento ou suavização de foco para reduzir/eliminar material supérfluo, preservando o contexto do evento é permitido pelo Código de Ética.

IV. Realçar uma imagem, ou parte de uma imagem, é permitido pelo Código de Ética, quando atende um propósito investigativo. O uso de técnicas de realce deve ser descrito na legenda.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1169805 Jornalismo

A fotografia, antes de tudo, é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história. Cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las. A frase do grande fotógrafo norte-americano Ansel Adams (1902–1984) nos dá pistas sobre a importância da Linguagem Fotográfica. A compreensão e o domínio de todos os seus elementos é o que pode transformar uma imagem em uma obra de arte.


Com relação aos elementos que fazem parte da Linguagem Fotográfica, considere os itens a seguir.

I. Alternação.

II. Linhas e Formas.

III. Texturas.

IV. Luz e tons.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: A
6: C
7: D
8: C
9: E
10: D
11: E
12: D
13: B
14: E
15: E
16: E
17: C
18: A
19: E
20: E