Questões de Concurso
Sobre segmentação de públicos em relações públicas
Foram encontradas 248 questões
(__)O mapeamento de influenciadores e veículos deve considerar tanto o alcance quanto o engajamento com o público-alvo, mesmo que sejam portais ou influenciadores de nicho.
(__)A segmentação por área de cobertura dispensa a necessidade de análise de métricas de interação ou escuta social em plataformas digitais.
(__)O alinhamento do conteúdo à cultura e à linha editorial dos canais ajuda a preservar a coesão da mensagem e evita dissonâncias que possam prejudicar a reputação da organização.
(__)Relacionamentos contínuos e transparentes com jornalistas e influenciadores, incluindo informações exclusivas e experiências práticas, favorecem a construção de narrativas positivas.
A sequência está correta em:
Segundo Fábio França, os públicos são a razão de ser da relação; determinam os diferentes modos da interação empresapúblicos. A maior dificuldade em relações públicas é encontrar um conceito de público ao qual se possa aplicar, de maneira lógica, portanto geral, as normas do relacionamento. Para o autor, qual é a conceituação lógica de públicos?
Entre os segmentos de público, há o que está em uma categoria afetada pelas decisões da empresa ou porque suas decisões afetam a empresa, cuja presença tem interação bidirecional ou troca de influências. Este segmento é conhecido como:
Sobre a classificação moderna de públicos, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta sobre a classificação tradicional de públicos (interno, externo e misto).
De acordo com a tipologia dos públicos, pode-se afirmar que os:
As classificações dos meios e instrumentos de relações públicas são diversas. Uma das principais baseia-se no fluxo de informação e na sua função para a organização, considerando três categorias: instrumentos mistos, instrumentos de entrada e instrumentos de saída. Entre os instrumentos de entrada, ou seja, aqueles que trazem a informação para dentro da organização, encontra-se a pesquisa. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um objetivo da pesquisa.
O mailing list é uma ferramenta importante para a comunicação institucional porque:
Stakeholder, termo criado por Freeman (1984) ao referir-se a grupos ou indivíduos que podem afetar ou serem afetados pelo desempenho da organização, na busca dos seus objetivos. A concepção de Freeman foi desenvolvida por Mitchell, Agle e Wood (1997), os quais identificaram três atributos que oferecem aos públicos a capacidade de influenciarem e serem influenciados pelas decisões de uma organização: O (a) _____ dos mesmos. A (o) _____ das suas reivindicações. A (o) _____ da organização em atendê-los.
(DORNELLES, S. 2015)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.
Um público pode deixar o estado passivo e tornar-se ativo no momento em que se sentir ameaçado.
Um público que nunca foi pensado como prioritário e não tem vínculos com a organização não tem o poder de tornar-se estratégico.
Tradicionalmente, os públicos são divididos em interno, misto e externo, mas existem outras classificações possíveis que devem ser consideradas de acordo com cada situação específica.
I. Públicos essenciais: estão profundamente ligados à organização e são fundamentais para que ela possa se manter e realizar as suas atividades-fim.
II. Públicos não essenciais: não estão ligados diretamente aos fatores produtivos da organização, mas podem estar ligados à prestação de algum serviço.
III. Públicos de redes de interferência: são públicos externos à organização e que podem ser capazes de exercer grandes influências, sejam elas positivas ou negativas.
IV. Público essencial: se encontram inseridos os sindicatos; as agências de publicidade; as associações; os conselhos profissionais; as escolas; e, as universidades.
V. Os concorrentes e a mídia podem ser classificados como públicos não essenciais.
Está correto o que se afirma apenas em
1 Dirigida às pessoas como indivíduos anônimos. Constrói-se sobre códigos-padrão, perceptíveis e decodificáveis por amplos segmentos da população.
2 Dirigida a pessoas com determinado papel, trabalho ou ocupação na sociedade. Constrói-se sobre códigos próprios de uma profissão ou ocupação.
3 Destinada a grupos ou pessoas que contem com determinada especialidade ou diferença. Não se constrói sobre códigos-padrão, mas sobre características de cada receptor.
( ) Comunicação Dirigida
( ) Comunicação de Massa
( ) Comunicação Segmentada
A ordem numérica CORRETA, de cima para baixo, é:
Com base nesse texto, analise as afimativas a seguir.
I. As mídias sociais não foram concebidas como espaços para que as organizações, de forma unilateral, divulguem seus atos, realizações, produtos ou serviços, mas para estabelecer conversas, promover debates, de maneira natural, se firmando como um elemento a mais em um grupo ou roda de amigos. II. Ao decidirem atuar nas redes sociais, as organizações precisam, efetivamente, se adaptar à etiqueta, ao código de conduta e às normas que governam o relacionamento dos que frequentam esses ambientes. III. Muitas empresas se postam nas mídias sociais como protagonistas, com um discurso unilateral, relutando em ouvir e se irritando quando o tom da conversa não lhes favorece. Assim, deixam de aproveitar a oportunidade de trocar informações e experiências com esse público. IV. Nas mídias sociais, as estruturas de poder são verticalizadas; existem hierarquias rígidas e a autoridade tem maior relação com a titulação, o currículo e o cargo ocupado pelos seus interlocutores do que com a capacidade de aglutinar amigos, produzir conteúdo relevante e promover diálogo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Assinale a alternativa que apresenta as três atividades principais que envolvem a execução dos eventos, segundo essa autora.
(1) Determinação de objetivos e metas (2) Levantamento de informações (3) Identificação dos públicos envolvidos (4) Análise dos dados e construção de um diagnóstico (5) Fixação de técnicas de controle (6) Estabelecimento de ações necessárias (7) Definição de recursos a serem alocados (8) Adoção de estratégias (9) Previsão de formas alternativas de ação
O ordenamento CORRETO das etapas de planejamento de relações públicas é: