Questões de Legislação de Seguros - Resseguros para Concurso

Foram encontradas 17 questões

Q2094280 Legislação de Seguros

À luz da Previdência Complementar, julgue o item.


O resseguro é uma das mais importantes ferramentas de gerenciamento de risco disponível para todos os tipos de seguros. São algumas das vantagens que o resseguro pode oferecer para uma seguradora: (I) estabilização das perdas e (II) aumento da capacidade de operação.

Alternativas
Q1987871 Legislação de Seguros
A Lei Complementar nº 126/2007 dispõe sobre a política de resseguro, a retrocessão e sua intermediação, as operações de cosseguro, as contratações de seguro no exterior e as operações em moeda estrangeira do setor securitário. Em relação ao resseguro, a operação pode ser realizada pelos resseguradores local, admitido e eventual.
Assinale a opção que apresenta um dos requisitos para o ressegurador admitido.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2014 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1302998 Legislação de Seguros
A regulação das operações de cosseguro, resseguro, retrocessão e intermediação é exercida pelo órgão regulador de seguros, conforme definido em lei e observadas as disposições da Lei Complementar nº 126/2007. Em relação às operações de cosseguro, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2012 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1301315 Legislação de Seguros
Indique a opção que NÃO SE APLICA em caso de liquidação de sociedade cedente.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2012 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1301287 Legislação de Seguros
Correlacione as condições descritas na segunda coluna com as categorias de resseguradores apresentadas na primeira coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA
A. Ressegurador local B. Ressegurador admitido C. Ressegurador eventual 
(I) empresa resseguradora estrangeira sediada no exterior sem escritório de representação no País que tenha sido cadastrada no órgão fiscalizador de seguros para realizar operações de resseguro e retrocessão. (II) ressegurador sediado no exterior, com escritório de representação no País, que, tenha sido cadastrado no órgão fiscalizador de seguros para realizar operações de resseguro e retrocessão.  (III) sediado no País constituído sob a forma de sociedade anônima, tendo por objeto exclusivo a realização de operações de resseguro e retrocessão. (IV) deve manter conta em moeda estrangeira vinculada ao órgão fiscalizador de seguros brasileiro, na forma e montante definido pelo órgão regulador de seguros brasileiro para garantia de suas operações no País. (V) deve ser portador de avaliação de solvência por agência classificadora reconhecida pelo órgão fiscalizador de seguros brasileiro, com classificação igual ou superior ao mínimo estabelecido pelo órgão regulador de seguros brasileiro. (VI) detém exclusividade nas operações de resseguro relativas a seguro de vida por sobrevivência e previdência complementar. 
Alternativas
Q1203614 Legislação de Seguros
Analise as afirmações abaixo sobre resseguro:
I. um contrato de resseguro é um documento legal que contém as condições acordadas entre as partes e visa reduzir o risco acumulado da seguradora; II. no Brasil, o Instituto de Resseguros é a única instituição credenciada a funcionar como entidade de resseguro; III. o resseguro é o seguro do seguro, uma ferramenta internacional que protege contra a acumulação de risco da seguradora.
Está (ão) correta(s) somente:
Alternativas
Q891690 Legislação de Seguros

Um segurado que pretende contratar um seguro para uma embarcação de valor bastante elevado, decidiu realizar tal seguro com a participação de três seguradoras, que distribuiriam entre si, percentualmente, os riscos de perdas ou danos de sua embarcação, sem solidariedade entre elas.


Essa operação no mercado de seguros é conhecida como:

Alternativas
Q891680 Legislação de Seguros

Sobre resseguro, analise as informações a seguir.


I. Ressegurador local é aquele que está sediado no país, constituído sob a forma de sociedade anônima, tendo por objeto exclusivo a realização de operações de resseguro e retrocessão.

II. Na operação de resseguro várias seguradoras assumem o risco de um segurado simultaneamente e figuram registradas nas apólices de seguro com as suas respectivas responsabilidades em caso de sinistro, com a aprovação do segurado.

III. Ressegurador eventual é o ressegurador estrangeiro com mais de cinco anos de operação no mercado internacional e que, além de estar registrado na SUSEP, mantém escritório de representação no Brasil, dentre outros pré-requisitos.


De acordo com as normas de resseguro vigentes:

Alternativas
Q891672 Legislação de Seguros

A Lei Complementar nº 126/07 abriu o mercado de resseguro, acabando com o monopólio até então existente.


A respeito da qualificação das resseguradoras, é correto afirmar que:

Alternativas
Q891671 Legislação de Seguros

Os mecanismos de pulverização de risco são instrumentos que auxiliam todo o mercado segurador a absorver grandes riscos, especialmente os eventos catastróficos, garantindo a higidez financeira das companhias seguradoras e os pagamentos das indenizações aos segurados.


Em relação a tais mecanismos, é correto afirmar que:

Alternativas
Q393905 Legislação de Seguros
O valor do risco assumido pela resseguradora é o valor:
Alternativas
Q393897 Legislação de Seguros
A realização de sorteios e concorrências públicas para a colocação dos seguros dos bens, direitos, créditos e serviços dos órgãos públicos é de competência do/a:
Alternativas
Ano: 2006 Banca: ESAF Órgão: SUSEP Prova: ESAF - 2006 - SUSEP - Agente Executivo |
Q362213 Legislação de Seguros
São cláusulas identi?cadas em contratos de resseguro automático as:
Alternativas
Q332639 Legislação de Seguros
De acordo com o Decreto-Lei nº 73/66, a infração às normas referentes às atividades de seguro, cosseguro, resseguro, retrocessão e capitalização NÃO sujeita, na forma definida pelo órgão regulador de seguros, a pessoa natural ou jurídica responsável à seguinte penalidade administrativa, aplicada pelo órgão fiscalizador de seguros.
Alternativas
Q41222 Legislação de Seguros
No resseguro de catástrofe, à seguradora cedente é exigida a retenção de um percentual do excesso de danos, no intuito de pulverizar o risco de sua carteira, possibilitando a liquidação de todos os sinistros adequadamente. Para isso ela deve:
Alternativas
Q41217 Legislação de Seguros
O ressegurador Montante S.A. aceitou cobrir o total de pagamentos de sinistros de uma carteira de seguros do segurador, quando este superar a R$ 70.000.000,00. Essa modalidade de resseguro é denominada resseguro:
Alternativas
Q1626356 Legislação de Seguros

Acerca das entidades operadoras do SFN, julgue o item.


Resseguradoras são entidades que têm por objetivo a realização, entre outras, de operações de retrocessão. Em dezembro de 2012, a maior resseguradora do Brasil, o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), possuía resultado líquido superior a vinte vezes o resultado líquido da segunda maior.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: A
6: E
7: A
8: A
9: A
10: C
11: E
12: C
13: D
14: B
15: A
16: C
17: X