Questões de Concurso Comentadas sobre engenharia de tráfego em legislação de trânsito

Foram encontradas 66 questões

Q2671353 Legislação de Trânsito

O aumento da quantidade de veículos em circulação nas ruas e estradas brasileiras tem se tornado uma preocupação a mais para os gestores dos estados e municípios. Além do volume de veículos, alguns cidadãos ainda insistem em desrespeitar a legislação de trânsito e as normas emanadas pelo Código de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito e suas respectivas regulamentações. O Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito – Volume I foi criado com o propósito de uniformizar e padronizar os procedimentos de fiscalização em todo território nacional. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. É competência exclusiva dos policiais militares lavrar o Autor de Infração de Trânsito (AIT) nos municípios com menos de duzentos mil habitantes.

II. Para exercer suas atribuições como agente da autoridade de trânsito, o servidor ou policial militar não precisa necessariamente estar credenciado e uniformizado, uma vez que este padrão alerta antecipadamente o infrator, dificultando a abordagem.

III. Cabe ao agente de trânsito, quando presenciar o cometimento da infração, lavrar o respectivo auto e aplicar as medidas administrativas cabíveis, sendo vedada a lavratura do AIT por solicitação de terceiros.

IV. As ações de fiscalização influenciam diretamente na segurança e fluidez do trânsito, contribuindo para a efetiva mudança de comportamento dos usuários da via e, de forma específica, do condutor infrator, uma vez que ele sofrerá as sanções impostas pela legislação.

V. Não é papel do agente de trânsito coibir a prática das infrações de trânsito, seu único dever legal é observar e levantar testemunhas para proceder a autuação.

Alternativas
Q2559687 Legislação de Trânsito
O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: 
Alternativas
Q2552155 Legislação de Trânsito
Julgue o item subsequente. 


Ana viu um sinal de trânsito danificado e informou ao órgão competente. No entanto, os órgãos de trânsito não têm a obrigação de consertar sinais de trânsito danificados imediatamente, independentemente da potencial ameaça à segurança viária que isso possa representar. A legislação não exige que tais reparos sejam priorizados ou realizados em tempo hábil.
Alternativas
Q2472623 Legislação de Trânsito

Em relação às normas do Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503/1997) aplicáveis à engenharia de tráfego, julgue o item que se segue. 


A receita decorrente das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em educação de trânsito, configurando desvio de finalidade a sua destinação para projetos de engenharia de tráfego. 

Alternativas
Q2472622 Legislação de Trânsito

Em relação às normas do Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503/1997) aplicáveis à engenharia de tráfego, julgue o item que se segue.


O projeto de edificação que possa se transformar em polo atrativo de trânsito somente será aprovado se possuir a anuência prévia do órgão ou da entidade competente, se dele constar a área para estacionamento e se houver indicação das vias de acesso adequadas.  

Alternativas
Q2472598 Legislação de Trânsito

Com referência a estudos de segurança viária, julgue o próximo item.


Na concepção e na implantação da sinalização de trânsito, deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a real eficácia dos sinais. Um dos princípios da sinalização é o princípio da padronização, segundo o qual a sinalização deve seguir um padrão legalmente estabelecido e situações iguais devem ser sinalizadas com o mesmo critério. 

Alternativas
Q2472597 Legislação de Trânsito

Com referência a estudos de segurança viária, julgue o próximo item.


Dentro do escopo da segurança viária, a sinalização vertical de advertência tem como finalidade ser utilizada para alertar os condutores sobre as condições potencialmente perigosas e as situações de obstáculos ou restrições existentes em uma via, ou em áreas adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.

Alternativas
Q2472593 Legislação de Trânsito

Tendo em vista que, de acordo com o CTB, a sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária, compondo-se de indicações luminosas acionadas de forma alternada ou intermitente por meio de sistema elétrico/eletrônico, julgue o próximo item, relativo a essa sinalização.


A avaliação da necessidade da permanência de uma sinalização semafórica é tão importante quanto a decisão de se implantar uma nova. Nesse sentido, há de ser levada em conta a variação que ocorre, ao longo do tempo, da dinâmica do trânsito em um local, por motivos diversos, tais como: variação do número de usuários do local; alteração no uso e ocupação do solo; modificação nas condições de circulação no entorno. 

Alternativas
Q2472590 Legislação de Trânsito

Quanto à sinalização de trânsito e a aspectos inerentes à moderação de tráfego, julgue o item seguinte.


Se determinado cruzamento no centro de uma cidade estiver completamente congestionado e, buscando resolver essa situação, um agente de trânsito tomar a iniciativa e ordenar a passagem de veículos de modo a desobstruir a interseção, ignorando as indicações luminosas de semáforo instalado no local, tal atitude do agente de trânsito, mesmo que resolva o problema do congestionamento, será considerada uma violação, por desrespeitar a prevalência da sinalização, prevista no CTB.

Alternativas
Q2472586 Legislação de Trânsito

Tendo em vista que, em determinado município, um engenheiro de trânsito e tráfego seja incumbido de realizar um estudo de tráfego para esse município, julgue os itens que se seguem, relativos a essa situação hipotética e a conceitos pertinentes a controle e limite de velocidade em vias urbanas e rurais. Nesse sentido, considere que a sigla CTB, sempre que empregada, se refere ao Código de Trânsito Brasileiro. 


Recomenda-se que o estudo de tráfego em questão relacione a redução de velocidade quando a situação operacional da via assim exigir, seja ela uma curva, uma travessia de pedestres, um perímetro urbano, uma escola, uma ondulação transversal, uma interseção ou outra situação de restrição/proibição operacional.

Alternativas
Q2440206 Legislação de Trânsito
A respeito da engenharia de tráfego, da operação, da fiscalização e do policiamento ostensivo de trânsito, é correto afirmar que:  
Alternativas
Q2422267 Legislação de Trânsito

Qual o significado de Interseção, conforme o Anexo I, dos conceitos e definições do CTB?

Alternativas
Q2422263 Legislação de Trânsito

As vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em vias urbanas e vias rurais. Conforme art. 60, do CTB, são classificadas como vias rurais:

Alternativas
Q2374609 Legislação de Trânsito
Acerca dos conceitos e definições adotados pelo CTB e suas alterações, julgue o item. 


Uma via arterial é caracterizada por possuir acessos especiais com trânsito livre, ausência de interseções em nível, sem conectividade direta aos lotes adjacentes e sem travessias de pedestres ao nível da via. 
Alternativas
Q2374571 Legislação de Trânsito
Com relação às normas gerais de circulação e conduta estabelecidas pelo CTB, julgue o item.

Quando dois veículos, trafegando por fluxos que se cruzem e se aproximando de uma rotatória não sinalizada, o veículo que já estiver circulando na rotatória terá preferência.
Alternativas
Q2343663 Legislação de Trânsito
Tendo em vista que as vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em urbanas e rurais, podemos afirmar que as urbanas são divididas em, EXCETO: 
Alternativas
Q2327542 Legislação de Trânsito

Julgue o item subsequente. 


Nas vias ou trechos de vias em obras, deverá ser afixada sinalização específica e adequada. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: as ordens do agente de trânsito prevalecem sobre as normas de circulação e outros sinais. 

Alternativas
Q2327539 Legislação de Trânsito

Julgue o item subsequente. 


Nas vias públicas e nos imóveis, é permitido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito.

Alternativas
Q2327522 Legislação de Trânsito

Julgue o item subsequente. 


Suponha que Ana Paula deseje ultrapassar um veículo na BR-101, num trecho considerado área urbana, e para isso buzina para alertar o motorista da frente. Diante da afirmação, presume-se que ela agiu de maneira correta, pois é imprescindível alertar com buzinas quando se for fazer uma ultrapassagem.

Alternativas
Q2303447 Legislação de Trânsito
Cada vez mais as cidades estão perdendo a capacidade de permitir que as pessoas se movam com qualidade. Por este motivo, o tema mobilidade urbana passou a ser repensado. Há interesse em trazer de volta o seu sentido primário e original, para melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma sustentável. Isso inclui aspectos econômicos, sociais e políticos. Para atender esses objetivos,

I. o poder público precisa se comprometer, oferecendo à população um plano de mobilidade urbana.

II. o plano de mobilidade urbana contém as previdências a serem traçadas, que miram em um espaço público com maior qualidade de vida. Isso sim é a chamada mobilidade urbana sustentável.

III. compreender que mobilidade urbana é um conjunto de diretrizes pensadas para melhorar o deslocamento sustentável das pessoas em uma cidade, sempre de olho resultados positivos na qualidade de vida.

IV. ter como base usar os meios de transporte para trazer rapidez no ir e vir das pessoas, sem agredir o meio ambiente.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: E
5: C
6: C
7: C
8: C
9: E
10: C
11: A
12: B
13: C
14: E
15: C
16: A
17: C
18: E
19: E
20: A