Questões de Concurso Sobre bens públicos no setor público em economia

Foram encontradas 154 questões

Q3146070 Economia
Julgue o item subsecutivo no que se refere aos tributos no Brasil. 

Impostos sobre consumo de bens e serviços são tipicamente regressivos. 
Alternativas
Q3061010 Economia
Devido à existência de falhas de mercado, tendo em vista a necessidade de aumentar o bem-estar da sociedade, o setor público intervém na economia desempenhando três funções clássicas: alocativa, estabilizadora e distributiva. Considere as afirmativas a seguir, as quais versam sobre a economia do setor público, o Estado e as funções econômicas governamentais, as necessidades públicas e as formas de atuação dos governos e assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3055129 Economia

Considerando os princípios gerais de economia do setor público, julgue o item a seguir. 


Os bens públicos puros caracterizam-se como aqueles que são excludentes e rivais em consumo. 

Alternativas
Q3055058 Economia

Acerca do papel do Estado e da atuação do governo nas finanças públicas, julgue o item a seguir. 


Os bens públicos podem ser fornecidos de forma compatível com as necessidades da sociedade por meio do sistema de mercado, assegurando-se o fornecimento para todos os consumidores. 

Alternativas
Q3052419 Economia
Considere os seguintes modelos teóricos de bens públicos: Lindahl, Tiebout, Samuelson e Musgrave.
Sobre as características e implicações de cada modelo, é correto afirmar que
Alternativas
Q3052418 Economia
Bens meritórios são aqueles que
Alternativas
Q3010377 Economia
      Para proteger sua indústria doméstica contra a concorrência estrangeira, determinado país pretende implementar as seguintes medidas econômicas: tarifas de importação, subsídios às indústrias locais e adoção de cotas de importação.
Considerando os possíveis efeitos das medidas econômicas apresentadas na situação hipotética acima, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3010357 Economia
Na economia, os bens possuem ou não características de rivalidade e de exclusividade, conforme ilustrado na tabela a seguir para os bens A, B, C e D. bens exclusivo rival características sim não sim A B não C D
Imagem associada para resolução da questão

De acordo com as informações acima, os bens A, B, C e D são, respectivamente, 
Alternativas
Q2571165 Economia
A teoria microeconômica neoclássica admite, em casos excepcionais, a adoção de estímulos governamentais em prol do desenvolvimento econômico e social. Tais estímulos, como as subvenções e subsídios fiscais, são admitidos quando a existência de “falhas de mercado” faz com que os fluxos de investimentos privados sejam insuficientes para assegurar taxas de crescimento econômico sustentáveis e compatíveis com o bem-estar social, no longo prazo. Entre as atividades sujeitas a “falhas de mercado”, podem ser enquadradas, por exemplo, as associadas à pesquisa e ao desenvolvimento em ciência e tecnologia básica e outras atividades com características de “bens públicos”.

As atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), em ciência e tecnologia básica (C&T), são caracterizadas como um “bem público”, porque
Alternativas
Q2512355 Economia
Considere as características de bens públicos e semipúblicos. Assinale a opção que, nesse caso, melhor descreve uma diferença chave entre um bem público e um bem semipúblico.
Alternativas
Q2490095 Economia

Acerca das funções econômicas do Estado, das políticas públicas, da receita corrente líquida e do teorema de orçamento equilibrado, julgue o item a seguir. 


Os bens públicos, caracterizados pela não rivalidade e pela não exclusão do consumo, são, necessariamente, fornecidos pelo Estado. 

Alternativas
Q2490079 Economia

A respeito dos diversos arranjos e situações que podem ocorrer em relação ao provimento e ao consumo de rodovias, julgue o item a seguir. 


Uma rodovia sem pedágio, sob a administração federal, é sempre um bem público. 

Alternativas
Q2412455 Economia

Os bens públicos são essenciais para a fundamentação do setor público. Sobre estes, não se pode afirmar:

Alternativas
Q2360356 Economia
As seguintes afirmativas acerca das características dos bens públicos estão corretas, com exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2360322 Economia
Richard Musgrave, um dos pais da Teoria das Finanças Públicas, introduziu, na década de 1950, o conceito importante de bens meritórios, sendo relevante na época para a despesa pública.
Os bens meritórios são caracterizados por 
Alternativas
Q2277008 Economia
Os bens públicos podem ser definidos como bem público puro ou impuro, de acordo com as características rivalidade e exclusividade. Considerando os conceitos dos bens públicos, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2247959 Economia
O Estado desempenha suas funções a partir das competências legalmente definidas e também considerando uma agenda de prioridades construída para um determinado período, fortemente associada ao processo eleitoral. Os bens providos pelo Estado têm diferentes características e a teoria clássica de finanças públicas os classifica como bens públicos, semipúblicos e privados. 

Um tipo de bem que tem as características de exclusividade parcial e rivalidade variável dos bens meritrórios (ou semipúblicos) refere-se a: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2023 - UFSC - Economista |
Q2169897 Economia
Sobre a teoria dos bens públicos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Bens públicos puros, em geral, são ofertados pelo governo, já que mecanismos privados de provimento são ineficientes.
II. Para determinar o nível eficiente da oferta de um bem público, é necessário igualar o somatório dos benefícios marginais dos usuários do bem público ao custo marginal de sua produção.
III. Um bem público puro é não excludente e não rival.
IV. Um carona é um indivíduo que não paga por um bem não disputável ou não rival, na expectativa de que outros o façam.
V. Um bem público impuro é não excludente e não rival. 
Alternativas
Q2161832 Economia
No que se refere à promoção da mudança tecnológica, a pesquisa básica é um bem público. Essa afirmação implica que
Alternativas
Q2125255 Economia
A televisão por assinatura difere da televisão aberta, pois, enquanto essa última é um bem público, a primeira é um bem: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: E
5: D
6: B
7: E
8: C
9: A
10: A
11: E
12: E
13: C
14: A
15: E
16: B
17: B
18: D
19: B
20: A