Questões de Concurso
Sobre sistema monetário em economia
Foram encontradas 799 questões
I. A política monetária é uma ferramenta macroeconômica utilizada para controlar a inflação.
II. A elasticidade-preço da demanda é um conceito de microeconomia que mede a sensibilidade da quantidade demandada ao preço.
III. A microeconomia estuda o comportamento agregado da economia, enquanto a macroeconomia foca no comportamento individual.
Está correto o que se afirma apenas em

Com base nos dados fornecidos, assinale, a seguir, o valor exato existente a título de M3.
A moeda escritural, também chamada de papel-moeda, tem seu curso forçado por lei e não possui lastro em ouro ou em qualquer outro ativo.
Em uma economia na qual o público mantenha 75% dos meios de pagamento em depósitos bancários a vista e os bancos mantenham 20% dos depósitos como encaixes totais, o multiplicador monetário será de 2,5.
O Banco Central do Brasil pode atuar na oferta monetária por meio, entre outras, das operações de mercado aberto, nas quais a autoridade monetária altera a taxa de redesconto dos seus empréstimos aos bancos comerciais, aumentando ou retirando estímulos à concessão de empréstimos pelos bancos à população.
I. A política monetária, conduzida pelo Banco Central, visa controlar a inflação e estabilizar a moeda, ajustando a oferta de crédito por meio da taxa Selic.
II. A política fiscal, gerida pelo Tesouro Nacional, inclui a arrecadação de impostos e os gastos públicos, com impacto direto no crescimento econômico e na distribuição de renda.
III. A elevação da taxa de juros é uma medida que reduz o consumo e o investimento, mas tende a aumentar a dívida pública devido à elevação do custo do serviço da dívida.
IV. O alinhamento entre as políticas monetária e fiscal é essencial para evitar desequilíbrios econômicos, como a estagflação ou o aumento do déficit público.
V. A política fiscal é ineficaz em períodos de crise econômica, pois os estímulos governamentais não conseguem compensar a contração da demanda privada.
Assinale a alternativa correta:
O tipo de efeito esperado da política descrita sobre a renda agregada é o mesmo tipo que se esperaria de um aumento de impostos.
O corte de gastos descrito no texto é um exemplo de política monetária contracionista.
O corte nos gastos descrito no texto deve resultar em um aumento da demanda agregada.
TEXTO PARA A QUESTÃO
Ao alterar a taxa de juros, a ação do banco central pode mudar as expectativas quanto à evolução da economia. Por exemplo, ao elevar a Selic para conter pressões inflacionárias, o banco central sinaliza um nível de atividade mais contido não apenas no presente, mas também para o futuro. Com isso, famílias e empresas passam a acreditar que a inflação, no futuro, estará mais baixa. Como resultado, os preços definidos hoje já tendem a aumentar menos pois os agentes sabem que as condições econômicas futuras não mais darão suporte a aumentos maiores de preços. Assim, choques de custos na economia tendem a se propagar de forma mais limitada na economia, reduzindo seus efeitos inflacionários. Essa propagação é chamada, na literatura econômica, de efeitos secundários ou de segunda ordem. É fundamental um elevado nível de credibilidade do banco central para que esse canal opere de forma adequada. No caso de baixa credibilidade, ocorre o oposto: choques tendem a se amplificar, gerando uma inflação maior.
1. ( ) A elevação da taxa de juros pode levar as famílias e empresas a esperar uma inflação mais alta no futuro, o que resulta em preços mais elevados no presente.
2. ( ) Choques de custos na economia podem ter efeitos amplificados quando o Banco Central possui baixa credibilidade.
3. ( ) O canal de credibilidade do Banco Central funciona de maneira eficaz quando as expectativas de inflação dos agentes são mantidas controladas e consistentes com a meta de inflação.
4. ( ) O Banco Central pode usar a elevação da Selic para conter choques de oferta, reduzindo a propagação de efeitos inflacionários.
Assinale: