Questões de Economia - Sustentabilidade para Concurso
Foram encontradas 93 questões
De acordo com o conteúdo principal presente no IFRS S1, para atingir os objetivos dos requisitos de divulgação relacionados à gestão de riscos, a entidade deverá divulgar:
Nesse sentido, o aspecto mais enfatizado no Relato Integrado (elementos de conteúdo) como forma de fornecer uma compreensão mais ampla do valor corporativo é:
I. A transição para a economia circular na indústria de mineração é uma alternativa para potencializar o uso de recursos na economia e se constitui em contraposição à tradicional economia linear, baseada no modelo extrair > produzir > usar > descartar, que está atingindo seus limites físicos.
II. Na abordagem tradicional e linear, o crescimento econômico com o indicador baseado no aumento do produto interno bruto é interpretado como sinal de bem-estar e qualidade de vida da população em geral pela correlação estabelecida com o acesso a bens de consumo. Mas o modelo não leva em conta os custos e impactos ao meio ambiente e à saúde coletiva devido a sua forma de encarar os bens e recursos como dados e inesgotáveis.
III. Na mineração, a economia circular vem sendo amplamente utilizada e, mais do que garantir a reciclagem de todos os materiais ao fim de sua vida útil, envolve repensar a forma como os produtos são projetados, manufaturados e comercializados, a fim de gerar menos resíduos ao longo do ciclo de vida, ter maior durabilidade e poder ser reutilizado para outros propósitos. Esse conceito se tornou chave para a solução de problemas como o aquecimento global, a escassez de materiais e o correto endereçamento de rejeitos.
Está correto o que se afirma em
Em referência ao contexto interno e externo da realidade política, econômica e ambiental do Brasil, julgue o item subsequente.
A sustentabilidade ambiental no contexto da emergência
climática global foi uma das premissas defendidas pelo
Brasil em visita à Organização das Nações Unidas (ONU),
mas essa pauta recebeu críticas de ambientalistas pela
ausência de menção às altas taxas de emissões de gases que
contribuem para as mudanças climáticas.
Em referência ao contexto interno e externo da realidade política, econômica e ambiental do Brasil, julgue o item subsequente.
No contexto atual de preocupação com as mudanças
climáticas, a transição energética de fontes mais poluentes
para fontes mais limpas e renováveis é um desafio imenso
para o Brasil, cuja pauta energética é quase totalmente
alicerçada no uso de combustíveis fósseis.
Acerca da estrutura fundiária e da organização produtiva no campo brasileiro, julgue o seguinte item.
Nos últimos cinco anos, houve queda acentuada na
desigualdade na estrutura fundiária brasileira e nos conflitos
no campo, principalmente nos estados incluídos na
Amazônia Legal, criada com o propósito de assegurar o uso
econômico sustentável dos recursos naturais e promover a
conservação da biodiversidade amazônica.
Exemplifica-se como aplicação do conceito de bioeconomia a(o)
Na Economia Circular,
A Economia Ecológica difere da abordagem da Economia Ambiental, visto que a Economia Ecológica
As diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade propostas pela GRI são formadas por duas categorias de princípios, que são:
Esse modelo é formado por três grupos-chave de indicadores, denominados indicadores de
Leia o texto a seguir.
A agenda ESG já chegou ao ecossistema de inovação, mas não está presente na maioria das startups. De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), 15,7% possuem projetos focados em ações sociais, 11,3% focam em projetos de impacto do negócio no meio ambiente, gestão de resíduos, poluição e reciclagem, 7,4% relatam iniciativas em todas as frentes do ESG e apenas 5,3% têm iniciativas de governança como ética e transparência, código de ética e cultura, compliance, entre outros.
EXAME. Conheça estas 7 startups. Disponível em:<https://encurtador.com.br/pOQW3 >. Acesso em: 04 out. 2023. [Adaptado].
Os dados apresentados indicam qual obstáculo para a relação entre o meio ambiente e o mercado no Brasil?
“Ao situar os agroecossistemas como unidades de gestão econômica-ecológica contextualizadas em territórios, o método LUME – análise econômico-ecológica de agrossistemas – procura lançar luzes sobre relações sociais e de poder que condicionam os processos de trabalho na apropriação, transformação, circulação e distribuição das riquezas socialmente produzidas na agricultura familiar. Para tanto, ele dialoga com teorias críticas elaboradas exatamente para revelar dimensões da vida social e do trabalho ocultadas pela teoria econômica hegemônica. São elas:
A Economia Ecológica, como o estudo dos processos cíclicos entre os bens ecológicos e os bens econômicos e como fundamento da análise da sustentabilidade desde a escala local até a escala global.
A Economia Política, como o estudo das relações de poder implicadas nas esferas de produção, transformação e circulação de valores bem como a distribuição social da riqueza gerada pelo trabalho.
A Economia Feminista que, a partir da crítica aos fundamentos da economia convencional, propõe novos conceitos e instrumentos analíticos para reconhecer e dar visibilidade ao trabalho das mulheres, bem como a sua participação na geração e na apropriação da riqueza social. Para tanto, expressa um ponto de vista crítico à divisão sexual do trabalho e ao patriarcalismo, elementos culturais e ideológicos que estruturam as relações econômicas dominantes nas esferas doméstica e pública.”
Disponível em: http://aspta.org.br/2015/05/25/metodo/.
Em relação aos resultados da análise econômica de agroecossistemas na agricultura, assinale a alternativa correta.
Cesar Tarabay Sanches, superintendente de Sustentabilidade da B3, a bolsa do Brasil, considera que o ESG tem um papel fundamental em apoiar mercados de capitais mais eficientes, pois níveis elevados de transparência e acesso a dados podem mitigar riscos importantes relacionados a mudanças climáticas, desflorestamento, gestão da água, diversidade, inclusão, capital humano e social, governança, modelos de negócio, inovação, tecnologia, entre outros.
É importante destacar que a B3 está atenta a esse movimento, e a estratégia ESG da bolsa conta com três pilares: adoção das práticas ESG, promoção de desenvolvimento de produtos e serviços ESG. A B3 conta atualmente com 70 índices de mercado, sendo que oito deles estão relacionados ao ESG: ISE B3; ICO2 B3; Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT); Índice de Ações com TagAlong Diferenciado (Itag); Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX); Índice de Governança Corporativa Novo Mercado (IGNM); S&P/B3 Brasil ESG; e GPTW/B3.
Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/adocao-de-agenda-esg-agrega-valor-as-empresas-e-ajuda-nacaptacao-de-recursos-na-bolsa/. Acesso em: 23 jan. 2023.
Dada a crescente preocupação com a sustentabilidade empresarial, as empresas buscam melhores práticas de Governança Corporativa, que está diretamente relacionada à Teoria da Agência.
Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar que
( ) Tem o objetivo de verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do determinado setor, devendo servir de parâmetro para avaliar eficiência e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de infraestrutura de transportes.
( ) A apuração do índice ocorre anualmente, sob responsabilidade de cada agência reguladora e de forma diferenciada para cada modo de transporte, considerando as suas particularidades.
( ) O IDA pode ser classificado em 4 categorias: econômicooperacional, sociocultural, físico-químico e biológicoecológico.
As afirmativas são, respectivamente,